07/08/2013

Votação por correspondência será refeita

Interpretação dúbia de prazos para postagem do voto por correspondência motiva novo pleito. Voto presencial na Capital está legitimado

Em decorrência de dubiedade na interpretação dos prazos para devolução das cédulas, será refeita no Paraná a votação pelo meio postal. A Justiça Federal estabeleceu prazo de até 45 dias para conclusão do novo pleito, incluindo a confecção e encaminhamento do kit de votação, a devolução das cédulas e o escrutínio. Todos os votos coletados presencialmente na Sede do Conselho Regional de Medicina do Paraná, em Curitiba, nos dias 5, 6 e 7, estão legitimados.

Assim, a nova votação pelos médicos do interior e região metropolitana será realizada até 4 de setembro. Já a apuração será iniciada em 12 de setembro, às 8h, com prazo para ser concluída até o dia 16. São duas as chapas que se habilitaram para preencher os cargos de conselheiros efetivos e suplentes, sendo que a vencedora vai cumprir mandato de outubro de 2013 a setembro de 2018.

AÇÃO JUDICIAL

A juíza federal substituta Tani Maria Wurster deferiu medida liminar (confira aqui) para refazer a eleição realizada por correspondência, com envio de novo kit de votação. Acolhendo medida cautelar inominada impetrada por representantes da Chapa 2 – Dignidade Médica, a magistrada entendeu que médicos poderiam interpretar que não haveria tempo hábil para devolução do voto, ante informação contida na carta explicativa da Comissão Eleitoral, que sugeria que as cédulas de votação fossem encaminhadas até o dia 31 de julho, para suprir a carência do prazo necessário para chegarem ao destino, estabelecido em 7 de agosto, também último dia de votação presencial. A Comissão Eleitoral optou em não recorrer da decisão da judicial, para evitar “postergações desnecessárias, mantendo a ordem, segurança e regularidade do certame”, conforme comunicado oficial.

VOTOS ANULADOS

Até o começo da tarde desta quarta-feira, mais de 50% (5.431) dos votos de médicos que votavam pelo meio postal já haviam chegado à responsabilidade da Comissão Eleitoral. Os votos estão anulados, a exemplo de todos os demais que chegarão até o dia 13 de agosto, com a chancela dos Correios datada até 7 de agosto. A apuração começaria nesta quinta, 8. Ao todo, 20.506 médicos estavam habilitados para votar, sendo 9.667 de Curitiba.

ESCLARECIMENTOS

Confira neste Portal a manifestação oficial da Comissão Eleitoral da Eleição 2013, firmada sob aval dos representantes das duas chapas. Em caso de dúvida:

Informações: (41) 3240-4000 / 8405-8370
comissaoeleitoral@crmpr.org.br
www.crmpr.org.br/eleicao2013

 

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios