20/05/2009

Votação no Paraná será mista

Comissão Eleitoral Estadual estimula médicos de Curitiba a votarem por correspondência.


No Paraná, a votação para Eleição de Conselheiros Efetivo e Suplente ao Conselho Federal de Medicina - Gestão 2009/2014 será na forma mista, que compreende a adoção simultânea do processo por correspondência e presencial. A sugestão da Comissão Eleitoral Estadual foi homologada pelos conselheiros do CRMPR em Reunião Plenária realizada em 12 de maio, atendendo ao disposto no artigo 10 da Resolução CFM n.º 1.896/2009, que regulamenta o pleito. A modalidade de voto presencial será apenas na sede de Curitiba, onde deverão ser instaladas as urnas. Entretanto, para que não haja formação de filas e impaciência de profissionais com viagem programada ou outros compromissos, o presidente da Comissão Eleitoral Estadual, Ali Zraik, sugere que todos os médicos votem por correspondência, inclusive os que residem em Curitiba e Região Metropolitana. "Nossa intenção é estimular o voto pelo meio postal para facilitar a vida dos mais de 8 mil médicos da Capital. Desta forma, o processo eleitoral não sofrerá em caso de instabilidade climática e possíveis transtornos no tráfego", afirma o ginecologista.

Com intuito de dar agilidade ao processo eleitoral, o presidente da Comissão ressalta que o material relativo ao voto por correspondência será encaminhado aos médicos com prazo suficiente para que possam cumprir sua obrigação em tempo hábil, "ao contrário do ano passado, quando a greve dos Correios acabou refletindo no pleito". Ele afirma ainda que o voto deverá ser postado em agência dos Correios e que o envelope deverá ser registrado para que a correspondência seja rastreada. "Os médicos receberão, junto com os demais documentos, um Instrumento de Habilitação de Postagem, que irá garantir que as despesas da carta registrada sejam custeadas pelo CRMPR", afirma.

A Comissão enviou consultas ao CFM a respeito dos prazos para pleito e apuração e tão logo seja respondida, enviará ofício com orientações aos médicos do Estado a respeito da eleição. Além disso, aguarda os tramites administrativos do Conselho de Medicina para produção de cédula eleitoral oficial, envelopes, papeleta de identificação, Instrumento de Habilitação de Postagem. "Estamos trabalhando para que todas as ações que envolvem o pleito transcorram com normalidade e absoluta isenção", ressalta.


Chapas

O prazo para inscrição de chapas teve início em 13 de maio e termina no dia 1.º de junho deste ano. Por enquanto, a Comissão Estadual recebeu apenas a inscrição da chapa "Intregração", composta pelos médicos Gerson Zafalon Martins e Lisete Rosa e Silva Benzoni. Após a inscrição, um edital foi publicado em jornal de grande circulação do Estado para conhecimento de todos e o mesmo procedimento será adotado quando da inscrição de novas chapas.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios