29/04/2016
Presidente Luiz Ernesto Pujol palestrou sobre atuação do CRM-PR em Londrina
A convite da direção do Hoftalon - Centro de Estudo e Pesquisa da Visão, de Londrina, o conselheiro Luiz Ernesto Pujol proferiu palestra na noite de 20 de abril no auditório da unidade hospitalar, apresentando "O que é o CRM-PR". A atividade foi acompanhada por 18 médicos residentes em oftalmologia do hospital, que desde 2004 é reconhecido pelo Ministério de Educação e Cultura como escola de residência médica. Também estiveram presentes o diretor-fundador do Hoftalon, Nobuaqui Hasegawa, o coordenador de residência médica Rui Barroso Schimiti, da conselheira do CRM Lisete Rosa e Silva Benzoni e ainda o delegado do Conselho em Londrina, Mário Machado Júnior.
A palestra começou às 19h30 e foi bastante produtiva e descontraída, possibilitando não só proporcionar uma visão das atividades desenvolvidas pelo Conselho, como também do esforço empreendido na educação médica continuada e que está à disposição de todos os médicos e também estudantes. O diretor do Hoftalon foi colega de turma, na Faculdade Evangélica do Paraná, do atual presidente do Conselho de Medicina, tendo se radicado em Londrina para, ao lado da esposa, D. Ana Regina Sato, desenvolver um projeto que levou à fundação, em 1992, do hospital de olhos, hoje com importantes ações na formação de novos especialistas e em projetos de atenção à saúde ocular da comunidade carente, sobretudo crianças. Começando com nove funcionários e quatro médicos, hoje já conta com mais de 100 funcionários e corpo clínico com 130 médicos, posicionando-se como uma das unidades que mais reúne profissionais de oftalmologia no Brasil.
O Dr. Nobuaqui Hasegawa é pais das médicas Daniela Sato Hasegawa e Juliana Sato Hasegawa e tio do também médico e integrante do corpo clínico Alexandre Hasegawa. O médico relata com orgulho que o hospital foi construído graças à herança que ele e a esposa receberam de seus pais. "Fizemos o que de melhor se pode fazer com uma herança, pois assim nossos pais ajudaram a realizar um sonho dos filhos, ao mesmo tempo gerando benefícios públicos duradouros.", relata.
História
A residência médica do Hoftalon constitui modalidade de ensino de pós-graduação (Lato Sensu) destinada a médicos, sob a forma de Cursos de Especialização, caracterizada por treinamento em serviços, sob a orientação do Corpo Clínico e organizado de acordo com e regulamento do Corpo Clínico, Comissão Nacional de Residência Médica e pelo Regulamento do Curso. O objetivo fundamental do Programa é o progressivo aperfeiçoamento profissional e científico do médico na área de Oftalmologia, "seguindo os mais altos preceitos de ética, equidade, integridade, transparência, excelência, conhecimento e responsabilidade social", como faz questão de dizer seu diretor.
Mensalmente, o Hoftalon realiza mais de 8 mil exames especializados de diagnóstico como mapeamento de retina, tonometria, ceratoscopia computadorizada, potencial de acuidade visual, biometria, campimetria, biomicroscopia especular, paquimetria, retinografia, angiofluoresceinografia, entre outros, totalizando cerca de 100 mil exames anuais. Foram mais de 225 mil atencimentos e 11 mil cirurgias no úlimo ano.