09/09/2022

Valorização da profissão e qualidade da formação foram temas em destaque no ENCM 2022

Encontro foi realizado nesta quinta e sexta em Porto Velho, sendo o primeiro após a pandemia e com participação de aproximadamente 200 lideranças médicas de todo o País

Aproximadamente 200 dirigentes e lideranças do sistema conselhal participaram, em Porto Velho (RO), do primeiro Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina realizado após a pandemia, o ENCM 2022. O evento foi aberto na manhã de quinta-feira (8) e foi encerrado às 14h desta sexta-feira (9). O Paraná foi representado pelos conselheiros Carlos Roberto Naufel Junior e Donizetti Dimer Giamberardino Filho, este também conselheiro federal.

“Estou muito feliz com a presença de todos que estão aqui para pensar o futuro da medicina brasileira. Em especial, destaco a presença do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que está conosco neste momento tão importante”, afirmou José Hiran Gallo, presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM).

clique para ampliarclique para ampliarConselheiro Donizetti Giamberardino participou do debate sobre avaliação e certificação das escolas médicas. (Foto: CFM)

Além do ministro Marcelo Queiroga, a abertura contou com a participação do secretário de Atenção Básica à Saúde do Ministério da Saúde, Raphael Câmara; do presidente da Associação Médica Brasileira (AMB), César Fernandes; e da presidente do Conselho Regional de Medicina de Rondônia (Cremero), Ellen Santiago. O ENCM 2022 ocorre nesta quinta e sexta-feira (8 e 9) e tem na programação exposições sobre publicidade médica, residência médica, qualidade do ensino médico, entre outros temas.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, agradeceu aos médicos pelo trabalho realizado durante a pandemia de Covid-19 e fez um balanço do trabalho do Ministério da Saúde nos últimos anos. Por sua vez, o presidente da AMB, César Fernandes, elogiou o presidente do CFM, Hiran Gallo, “que tem uma postura acolhedora e, mesmo na divergência, busca o diálogo”. A presidente do Cremero, Ellen Santiago, agradeceu a todos os presentes “que estão aqui para debater temas tão importantes”.

Qualidade da medicina

No seu discurso de abertura, o presidente do CFM, José Hiran Gallo, compartilhou sua emoção pelo fato de a cidade onde construiu sua carreira médica e como conselheiro, Porto Velho, sediar o primeiro ENCM presencial após a superação da pandemia da covid-19.

“O ENCM 2022 será um espaço importante para que lideranças do sistema conselhal debatam temas importantes, como a valorização dos médicos, a qualificação do ensino da medicina e o aperfeiçoamento da infraestrutura. Também vamos debater a importância de nós, médicos, participarmos da vida política do país, votando em pessoas que tenham afinidade com a nossa pauta e com a saúde da população brasileira. Temos que fortalecer a Frente Parlamentar da Medicina”, adiantou.

O presidente do CFM afirmou ainda que trabalhar para que o Brasil tenha condições de oferecer ao seu povo acesso à assistência médica com qualidade e profissionais devidamente reconhecidos é uma causa cidadã, que beneficia a população em sua integralidade. Da pauta defendida pelo CFM, José Hiran Gallo destacou três tópicos: a valorização dos médicos, a qualificação do ensino médico e o aperfeiçoamento da infraestrutura na rede de atendimento, em especial no Sistema Único de Saúde (SUS).

Fortalecimento

No entanto, de acordo com o presidente Gallo, há um outro ponto de pauta que tem exigido atenção do CFM: o fortalecimento do sistema conselhal. Para tanto, ele adiantou que estão sendo desenvolvidos projetos para oferecer aos 27 CRMs ferramentas tecnológicas, administrativas e de comunicação que os tornem ainda mais aptos a responderem aos anseios dos médicos brasileiros.

Dentre essas iniciativas, que estão em fases de desenvolvimento e implementação, ele destacou: o certificado digital gratuito; a prescrição eletrônica CFM; o CRM Virtual – portal de serviços dos conselhos de medicina; o Sistema de Acreditação de Escolas Médicas – o SAEME; o Processo Administrativo Eletrônico – PAE; e o Sistema Eletrônico de Informações – o SEI.

“Todos esses produtos e serviços surgiram com um objetivo: colocar o sistema de conselhos de medicina em sintonia com o que de mais avançado e com condições de trazer ganhos efetivos para todas as entidades, bem como para os médicos brasileiros”, destacou José Hiran Gallo.

O evento teve continuidade nesta sexta-feira, com apresentações sobre temas como residência médica, o novo Código de Processo Ético-profissional (CPEP), cuidados paliativos, qualidade do ensino médico e abertura de novas escolas. Dentre os palestrantes, a Dra. Viviane Cristina Uliana Peterle, Secretária-Executiva da Comissão Nacional de Residência Médica/MEC.

Fonte: CFM

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios