25/09/2015
Estão abertas as inscrições para o evento que, este ano, será no mês de dezembro, em Goiânia
Durante dois dias, serão realizados debates e apresentações de trabalhos que buscam estimular uma visão mais ampla da prática profissional, contribuindo para aperfeiçoar a relação entre médicos e pacientes
Já estão abertas as inscrições para participação no V Congresso de Humanidades Médicas, que acontece de 2 a 4 de dezembro em Goiânia (GO). O encontro, que ocorre desde 2010 sob a organização do Conselho Federal de Medicina (CFM), tem como principal objetivo estimular uma formação médica que valorize a compreensão do ser humano e todo o seu contexto.
Médicos de diversas especialidades, professores, acadêmicos e profissionais de áreas afins interessados no conhecimento humanístico voltado para a prática médica e da saúde são esperados no V Congresso de Humanidades Médicas. As atividades serão realizadas na sede do Conselho Regional de Medicina do Estado (Cremego).
“É importante que a comunidade médica reflita se os médicos e estudantes de medicina têm conseguido fazer o conhecimento científico e tecnológico chegar ao paciente respeitando seus valores pessoais em uma relação médico-paciente caracterizada pela boa prática médica”, diz o secretário-geral do CFM, Henrique Batista e Silva, que também é coordenador da Comissão de Humanidades em Medicina da entidade, encarregada de coordenar os trabalhos.
Uma das novidades do V Congresso é possibilidade de apresentação de trabalhos em sessão chamada Temas Livres. Os interessados em submeter seus resumos devem encaminhar os formulários de inscrição até 15 de outubro. Os arquivos com as orientações sobre como devem ser conduzidas as apresentações e com a ficha de inscrição dos resumos estão disponíveis no seguinte endereço:
Para os membros da Comissão de Humanidades em Medicina, a realização deste evento sinaliza para a comunidade médica e a sociedade a importância de se estimular uma reflexão sobre o exercício da profissão a partir da ótica do humanismo, definido como “conjunto de ideais e princípios que valorizam a ação humana”.
Na avaliação do grupo, trata-se de um conjunto de ideais que devem fazer parte da formação do médico para que ele se estruture como profissional capaz de entender e cuidar de seus pacientes: A Comissão entende que o ensino por meio das artes e humanidades é um recurso que se mostra particularmente útil nesta missão, pois facilita a compreensão do ser humano e todo seu contexto.
A programação – que está sendo preparada com a contribuição da Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina (Denem) – inclui debates sobre o modo humanístico de ensinar a Medicina através da literatura, cinema, poesia, música e teatro. Na versão preliminar, disponível abaixo, estão inseridas as participações de renomados especialistas brasileiros e internacionais.
Entre os que já confirmaram presença, estão Nicole Shirilla, que atua na área de cuidados paliativos da Universidade da Califórnia e na especialidade de Medicina de Família, além de Antonio López Vega, professor de História Contemporânea da Universidad Complutense de Madrid.
A expectativa dos organizadores é de que o V Congresso atraia o interesse da comunidade docente e discente, “pois a juventude tem condições de imprimir uma nova qualidade na relação médico-paciente”, defendeu ex-presidente do CFM, Roberto Luiz d’Avila, que está colaborando com a organização.
* * * Interessados em apresentar trabalhos podem enviar propostas até 15 de outubro. SAIBA MAIS * * *