29/11/2018
Colação de grau de 36 novos médicos ocorreu no dia 24; CRM-PR deu agilidade aos registros
A solenidade de formatura da primeira turma de Medicina da Unioeste, Campus de Francisco Beltrão, foi realizada na noite de 24 de novembro último no auditório Carlos Maes. Do grupo de 36 novos médicos (21 mulheres e 15 homens), 35 deles consolidaram ao longo da semana o registro no Conselho Regional de Medicina do Paraná, com encaminhamento da documentação à Delegacia Regional em Beltrão. Foi dada a devida agilidade para que as inscrições atendessem à necessidade dos médicos.
A colação de grau foi antecipada atendendo ao pedido dos formandos, pois alguns já tinham passado em concursos públicos ou encaminhado a participação em residências médicas, outros pretendiam se inscrever no Programa Mais Médicos. Situação semelhante ocorreu com formandos de outras escolas médicas paranaenses, como UniCesumar e Universidade Estadual de Maringá (UEM), ambas de Maringá, Unioeste e FAG, de Cascavel, e ainda Universidade Positivo, em Curitiba.
Dos formandos de Francisco Beltrão, dentre os que estão com emprego confirmado são Israel Gonçalves de Carvalho Filho (CRM 40.836), nascido em Alto Piquiri e cuja família mora em Umuarama, e Tainá Mara Bolson Lissandretti (CRM 40.849), de Toledo. Ambos vão trabalhar na própria cidade onde se formaram. Ao Jornal de Beltrão disseram que, no começo do curso, não tinham ideia de ficar na região. “Mas a gente acaba gostando, criando vínculos”, conta Israel. Tainá observa que a experiência de fazer estágio em vários municípios do Sudoeste foi gratificante. “São municípios com realidades diferentes”, ressalta.
A cerimônia de diplomação teve as participações do diretor do Campus da Unioeste de Francisco Beltrão, Gilmar Ribeiro de Mello, o reitor Paulo Sérgio Wolff Cascá, a diretora do Centro de Ciências da Saúde, Franciele Ani Caovilla Follador, e o coordenador do Curso de Medicina, Prof. Roberto Shigueyasu Yamada. Lideranças políticas da região, assim como representantes da classe médica, acompanharam a atividade. Como assinalado pelo diretor, as obras no campus da Água Branca (onde também funciona o curso de Nutrição) estão em fase final. A expectativa é que o início das aulas de 2019 aconteça com todo complexo finalizado.
Os 36 médicos formados na Unioeste de Francisco Beltrão