10/03/2020
Estações de trabalho, área de estacionamento e também o auditório foram ampliados; obras começaram em 2018 para oferecer espaço moderno e otimizado
No último dia 6, a Federação das Unimeds do Estado do Paraná inaugurou a ampliação de sua sede no Bairro Tarumã. A casa do cooperativismo unimediano paranaense, revitalizada e ampliada, recebeu cerca de 100 pessoas, entre colaboradores, cooperados, dirigentes e autoridades de entidades de saúde para o evento de inauguração e celebração.
A sede sofreu um aumento significativo de sua metragem original, ampliando o número de estações de trabalho em cerca de 300 e também a capacidade do auditório, que agora conta com 450 lugares, além de cerca de 150 vagas de estacionamento. No total, foram aproximadamente 3.900 m2 de construção. O trabalho foi iniciado no fim de 2018 e finalizado neste início de ano. A obra de expansão da Federação conta com a certificação LEED que garantiu uma ampliação com impactos ambientais e sociais reduzidos.
Para o presidente da Unimed Paraná, Paulo Roberto Fernandes Faria, o novo prédio veio ao encontro das necessidades geradas pelo aumento da demanda. “As melhorias realizadas têm por objetivo entregar às Singulares (Unimeds do estado), aos dirigentes e cooperados, aos colaboradores e clientes, um espaço moderno, adequado e confortável, com uma estrutura apta a atender às necessidades do Sistema Unimed Paranaense”, destaca.
Tal ampliação, de acordo com o vice-presidente da Unimed do Brasil, Alberto Gugelmim, mostra a força e credibilidade da marca perante à sociedade. “Quando entregamos uma estrutura como essa, deixamos claro às pessoas que elas escolheram o que tem de melhor em termos de saúde suplementar neste país. Fica clara a nossa força, a nossa sustentabilidade e o nosso preparo para o futuro”, afirma. A representatividade da marca também foi evidenciada pelo diretor da Central Nacional Unimed (CNU), Marcio Pizzato, que relembrou a importância do cooperativismo para o país. “A inauguração desse belo prédio reafirma a força do cooperativismo no Sul do país e, em especial, a potência e desenvolvimento da marca Unimed no Paraná. Cooperativismo é isso, estar presente, construir juntos, dividir conquistas, desafios e metas”, diz.
Unimed Paraná como referência
Os dirigentesdestacaram, ainda, a importância de uma cooperativa bem gerida que, desta forma, se transformou em referência para as demais Unimeds brasileiras. Para o presidente da Seguros Unimed, Helton Freitas, a Unimed Paraná honra a tradição e cultura cooperativista de forma competente e consistente no estado, sendo uma das “melhores e mais sólidas referências do Sistema”, com destaque para a nova construção. “Vejo a nova sede como um símbolo que comunica a pujança do sistema regional, a qualidade da sua gestão e o papel efetivo que essa Federação tem desempenhado no desenvolvimento de suas Singulares e sua articulação com o estado, em âmbito nacional”, pontua.
A eficiência de trabalho e gestão também foi citada pelo presidente da Unimed Participações e da Federação Rio Grande do Sul, Nilson May, que relembrou a importância da soma do espaço físico ao racional das pessoas que irão ocupar os novos espaços. “Toda estrutura precisa conter o pensamento, o trabalho, as pessoas, colaboradores, a representação dos cooperados, e é nessa construção que se forma, cria e se somam os avanços das nossas Unimeds”.
Entidades de saúde
Assim como os dirigentes, representantes das entidades de saúde convidadas destacaram a grandiosidade da nova construção e a importância das atividades desenvolvidas dentro da Federação. “Essa ampliação fortalece não só a Unimed, mas todo o sistema cooperativismo do país. Sabemos como é difícil incutir nas pessoas valores do cooperativismo, da ética e do associativismo, que são coletivos, em um mundo cada vez mais individualista”, afirma o presidente do Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR), Roberto Yosida.
Já o assessor especial da Secretaria da Saúde do Paraná (SESA), César Neves, exaltou a parceria entre setores público e privado. “Nos sentimos extremamente honrados e envaidecidos pelo sucesso da nossa cooperativa, não só por sermos médicos cooperados, mas apesar de estarmos hoje no outro lado, na gestão pública da saúde do Paraná, acreditamos firmemente que o setor público e o setor da saúde suplementar podem e devem andar juntos”, diz.
O trabalho de união e amizade desempenhado na Federação recebeu o destaque da diretora do SIMEPAR, Cláudia Carrasco Aguilar, que parabenizou os presentes pela beleza da ampliação. “Quando vimos à Unimed nos sentimos entre amigos, o cooperativismo médico é uma das coisas mais importantes e fortes aqui no Paraná. É um trabalho de comunhão, amizade”. Por fim, a importância de sonhar, realizar e assumir riscos foi relembrada pelo presidente da Associação Médica do Paraná (AMP), Nerlan de Carvalho, que enxerga objetivos ainda maiores no projeto. “Entidade ou empresa que estaciona, não acompanha as tendências de mercado, está fadada ao fracasso”, finaliza.