01/04/2022

Um pouco da história de médicos nos 122 anos de Jacarezinho, comemorados neste 2 de abril

Ao congratular-se com a comunidade jacarezinhense, o CRM-PR homenageia os pioneiros da Medicina, que também tiveram importante papel político. Primeiro médico teria chegado à região antes de 1900

Jacarezinho, também chamada de “A Capital Estudantil do Norte Pioneiro”, está comemorando os 122 de emancipação política do município neste 2 de abril. Neste ano, em processo de desaceleração do número de casos de Covid-19, a administração municipal investiu na realização de eventos artísticos, religiosos e esportivos para festejar a passagem da data. A programação tem abertura no sábado, às 8h, com o tradicional hasteamento das Bandeiras na Praça Rui Barbosa, seguida de passeio ciclístico e celebração de missa. À noite haverá show musical e. no domingo, haverá exposição de carros antigos no Centro e show no Centro de Eventos Prefeito José Antonio de Oliveira.

O Conselho Regional de Medicina do Paraná congratula-se com toda a comunidade jacarezinhense, dirigindo especial agradecimento a todos os médicos que fazem parte da história da cidade e da região, contribuindo para melhores indicadores da saúde, sociais e econômicos. Também expressa sua solidariedade e respeito às vítimas da pandemia e suas famílias. De acordo com estatísticas estaduais, Jacarezinho teve mais de 16 mil casos do novo coronavírus, equivalente a 27% do total de seus habitantes (39.322), um dos percentuais mais elevados do Estado. O total de mortes chegou a 127 até o fim de março.

clique para ampliarclique para ampliarDr, Emmanuel em 2016, quando foi homenageado pelo CRM-PR ao completar 55 anos de formado. (Foto: CRM-PR)

O primeiro médico a chegar na região seria João Cândido de Souza Fortes, convidado, ao lado do frei Inácio de Mello e Souza, a se juntar às atividades na Fazenda da Prata, fundada em 1888 pela família Alcântara, procedente de Minas Gerais. Em 4 de julho de 1890 era criado o distrito de Nova Alcântara, a esta altura já recebendo a terceira “leva” de pioneiros. Viraria município em 2 de abril de 1900, pela Lei Estadual n° 352. A denominação de Jacarezinho veio com a Lei n° 471, de 3 de abril de 1903, numa referência ao rio que banha o território municipal.

Nomeamos alguns dos médicos pioneiros, identificados por estarem presentes nos registros do CRM-PR que, contudo, iniciou seu cadastramento somente em meados de 1958. Deste rol fazem parte o pediatra Nicola Martini (CRM-PR 201) e Dr. José Teixeira da Silva (419), ambos registrados no segundo semestre de 1958. Dentre noutros pioneiros aparecem os Drs. Domingos Modena (CRM-PR 785), que hoje nomeia rua e USF na cidade Rubens Sizenando Lisboa (870), Salomão Nassif Sfeir (1.079), Yolando Rocha Batista (1.139), Emmanuel Gonçalves Vieira (1.275), Antonio Garbelini (CRM-PR 2.576), Marco Antonio Soares Pereira (2.740) e Roberto Olavo Setti (4.173). Natural de Paranaguá e integrante do primeiro grupo a receber o título de Pediatra pela Sociedade Paranaense, em 28 de junho de 1967, o Dr. Nicola teve passagem por Jacarezinho, mas concentrou quase toda a sua carreira profissional em Curitiba, tendo inclusive integrado o corpo de conselheiros do CRM-PR na gestão 1973-1978.

clique para ampliarclique para ampliarImagem aérea de Jacarezinho, a Capital do Ensino do Norte Pioneiro. (Foto: Arquivo)

Um dos pioneiros, o Dr. Emmanuel, que também foi prefeito de Jacarezinho em duas gestões, faleceu em novembro do ano passado (2021), merecendo inúmeras homenagens por seu legado, inclusive no campo cultural. Estava com 91 anos de idade e 61 de formação em Medicina. Nascido em 1930 no Rio de Janeiro, formou-se em Medicina na então Capital Federal e se instalou em Jacarezinho logo no início dos anos 1960. Foi fundador da faculdade que deu origem ao atualmente Centro de Ciências da Saúde da UENP, presidente e diretor clínico da Misericórdia de Jacarezinho, integrante do Rotary Club e Lions e fundador do Fejacan (Festival Jacarezinhense da Canção) e da Unimed Norte Pioneiro. Saiba mais sobre a trajetória do Dr. Emmanuel (AQUI) e seu falecimento (AQUI). Maurício Emannuel, foi o único dos cinco filhos a seguir seus passos na Medicina e integra hoje a diretoria da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica e reside no Rio de Janeiro. 

Vários médicos tiveram papel relevante na política local, além do Dr. Emmanuel, integrando funções no executivo e legislativo. O Dr. Yolando, homenageado com nome de via pública e unidade de saúde, compôs a segunda legislatura, de 1950 a 1954, quando a casa tinha 24 vereadores (chegou a ter 26 e hoje tem 9). O ginecologista e obstetra Sérgio Eduardo Emygdio de Faria (CRM-PR 8.625) também foi prefeito na gestão encerrada em 2020, quando foi sucedido por Marcelo José Bernardeli Palhares, o atual chefe do executivo. Formado em 1980 pela Federal de Santa Catarina, o Dr. Sérgio se radicou no município do Norte Pioneiro em 1983, de onde não mais saiu. Em 2019, ele recebeu o título de Cidadão Honorário.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Sérgio, em 2019, ao ser diplomado como Cidadão Honorário. (Foto: Arquivo)

O município conta atualmente com pelo menos 84 médicos residentes, acolhendo ainda a sede da 19ª Regional de Saúde, o Hospital dos olhos do Norte Pioneiro, o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro (Cisnorpi) - Centro Regional de Especialidades e a Santa Casa de Misericórdia de Jacarezinho. Também conta com a Representação Regional do Conselho de Medicina, que é formada pelos Drs. Paulo Takayuki Tamura (CRM-PR 13.173), diretor; Marcos Issao Iamamoto (14.752)0, vice-diretor; Renan Eiji Tokumoto (28.217) e Jessica Sayuri Kumagai (33.106).

Também foi em Jacarezinho que um grupo de médicos se uniu para fortalecer a classe médica local e oferecer atendimento alternativo à população da cidade, criando uma cooperativa em 19 de abril de 1985. A iniciativa de 28 médicos deu tão certo que, em 1991, a cooperativa passou a ter caráter regional, ganhando a denominação de Unimed Norte Pioneiro. Prestes a completar 37 anos e com sede própria, conta com 184 cooperados. O atual diretor presidente é o Dr. Antônio Vendramin Filho.

clique para ampliarclique para ampliarA Catedral Diocesana de Jacarezinho. (Foto: Arquivo)

A Capital Estudantil e o turismo

Cortada pela rodovia Transbrasiliana (BR-153), Jacarezinho faz fronteira com a cidade paulistana de Ourinhos e com os municípios paranaenses de Barra do Jacaré, Ribeirão Claro, Santo Antônio da Platina e Cambará. A economia da cidade é pautada na agropecuária e turismo.

Além da exuberante natureza, a riqueza cultural e histórica do município está retratada nos prédios religiosos, fato que colocou a cidade como ponto de parada na Rota do Rosário, roteiro turístico composto por seis igrejas e mais o Santuário da Mãe Rainha. Música e artes cênicas também marcam presença na cidade, tendo como palco das apresentações o tradicional Conjunto Amadores de Teatro (CAT).

Dentre as atrações turísticas da cidade estão a Catedral Imaculada Conceição, Santuário da Mãe Rainha e Vencedora de Schoenstatt, Fazenda Califórnia, Mosteiro Preciosíssimo Sangue – Fraternidade o Caminho, Museu Dom Ernesto de Paula, Morro do Cruzeiro e o Monjolinho, bairro rural com geografia privilegiada, inclusive para prática de parapente, modalidade que já teve etapa do campeonato brasileiro na região.

A referência de Capital Estudantil do Norte Pioneiro decorre seus colégios e faculdades tradicionais, que atraem estudantes de diversas partes do país. Com a instalação da reitoria da Universidade Estadual do Paraná, a cidade conta com as faculdades de Filosofia, Ciências e Letras; Educação Física e Fisioterapia; Direito e Odontologia, faculdades públicas pertencentes à UENP, e outras privadas.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios