03/03/2017
Vice-presidente do CRM-PR, Roberto Yosida, proferiu palestra sobre "Ética na saúde"
Os novos residentes dos Programas de Residências Médica e Multiprofissional 2017 foram recebidos, nesta quinta-feira (2), no Setor de Ciências da Saúde da UFPR, em Curitiba. Os futuros profissionais se especializarão em diversas áreas de atenção à saúde por aproximadamente dois anos. O evento de boas-vindas teve 157 participantes e ocorreu no auditório do Setor de Saúde. O vice-presidente do Conselho Regional de Medicina do Paraná, Roberto Issamu Yosida, prestigiou a solenidade e proferiu palestra com o tema “Ética na saúde”.
Além da Residência Médica, desde 2010 o curso aborda a Residência Multiprofissional, que envolve nove diferentes áreas da saúde: Odontologia, Enfermagem, Farmácia, Farmácia e Bioquímica, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional. Juntos, esses profissionais formam uma equipe completa e especializada em atenção à saúde, tendo capacidade para atender as mais variadas demandas.
O gerente de Ensino e Pesquisa do Complexo de Hospital de Clínicas, Rosires Pereira de Andrade, lembra a importância desse curso de especialização que completou 50 anos de funcionamento em 2016. “O HC teve seu corpo clínico estabelecido em 1961, o que possibilitou a Residência Médica aqui na UFPR. Já a Residência Multiprofissional, iniciada a partir de 2010, proporciona às nove profissões a especialização nessas áreas de atenção hospitalar”, explica.
O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Francisco de Assis Mendonça – gestor da pasta à qual as Residências Médica e Multiprofissonal estão relacionadas ‑ deu as boas-vindas aos futuros profissionais e salientou a importância desse acolhimento inicial aos estudantes. “Os alunos se sentem bem recebidos, além de serem lembrados de seu compromisso com a universidade pública. A presença deles aqui com certeza ajudará na promoção da qualidade interna da instituição”, comenta.
Fonte: HC/UFPR-CRM-PR.