01/11/2021
O cirurgião geral Pedro Salviano Filho, falecido em junho, foi reverenciado in memoriam. O Diploma de Mérito foi conferido ainda ao oftalmologista Lino Gaspar Proença e ao clínico Ailton José de Oliveira
O Conselho de Medicina do Paraná realizou no dia 17 de outubro a sua tradicional solenidade alusiva ao Dia do Médico, que este ano, em sua 36ª edição, foi pela segunda vez no formato on-line em atenção aos cuidados sanitários em meio à pandemia. Com transmissão pelo canal YouTube, o evento teve na programação a homenagem à memória dos médicos falecidos, a diplomação dos que estão completando 50 anos de formados com histórico ético exemplar e ainda a premiação da Medalha de Lucas – Tributo ao Mérito Médico, conferida a profissional com destaca atuação em prol de causas sociais e humanitárias.
SAIBA MAIS SOBRE A SOLENIDADE DO DIA DO MÉDICO.
Os três médicos pioneiros com atuação em Ivaiporã integram o rol de 121 homenageados pelo Jubileu de Ouro em 2021 e que servem de exemplo aos que ingressam na formação ou se iniciam ou ou já exercem a profissão. Uma das homenagens foi em memória do cirurgião geral Pedro Salviano Filho (CRM-PR 3.891), falecido em 15 de junho deste ano, depois de ter sofrido infarto. Ele tinha 73 anos e deixou viúva a também médica Dra. Leny de Campos Ronchi Salviano (CRM-PR 4.369), especialista em Ginecologia e Obstetrícia, e três filhos: a médica dermatologista Renata Ronchi Salviano (CRM-PR 23.226), o especialista em Medicina Nuclear Pedro Salviano de Albuquerque Neto (CRM-PR 19.466, RJ-804.851 e MS-6339) e Regina, além de quatro netos: Guilherme, Felipe, Helena e Olívia.
A Dra. Leny, em foto sem abrir as comendas, enviou mensagem ao Conselho de Medicina a seguinte mensagem: "É com muita honra que recebemos as comendas ofertadas postumamente ao nosso querido Esposo, Pai e Avô Pedro Salviano Filho (médico cirurgião). Gostaria, em nome da família, registrar aqui os nossos sinceros agradecimentos". Depois, com o diploma e o cristal ao lado de uma foto do Dr. Pedro, traçou um pouco de sua trajetória: "Este é Pedro Salviano Filho. Nasceu em Arcoverde (PE), em 20 de fevereiro de 1948. Cursou Medicina na Faculdade de Ciências Médicas (Recife). Seguindo a sua vocação, foi para o Rio de Janeiro, onde se especializou em cirurgia geral no Hospital dos Servidores do Estado (1972-1974). Juntamente com alguns colegas médicos, veio para o Norte do Paraná, estabelecendo-se na cidade de Ivaiporã, onde exerceu a profissão até seu falecimento (infarte miocardico, 15/06/2021). Ao partir, deixa uma grande saudade do seu otimismo, alegria de viver e do seu humor que contagiava a todos por onde passava".
Formado em dezembro de 1971 pela Universidade Federal do Paraná, o Dr. Lino Gaspar Proença (CRM-PR 4.371) especializou-se em oftalmologia no Rio de Janeiro. Registrou-se inicialmente no Conselho de Medicina daquele estado, em 1972, retornando depois ao Paraná e se estabelecendo na região Norte. É diretor da clínica oftalmológica que leva o seu nome. Ele é natural de Belém (PA). A entrega das comendas ocorreu no ambiente familiar, com a esposa Maria da Graça do Amaral Proença, com quem está casado desde que se iniciou na atividade, e com a filha médica, a Dra. Amanda do Amaral Proença (CRM-SC 28.256), com atuação em Joinville (SC).
Dr. Ailton José de Oliveira (CRM-PR 3.893), graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e especialista em clínica médica. Ele é natural de Janduís (RN). Após se formar, também seguiu para o Rio de Janeiro para fazer sua especialização e, com os amigos de graduação, decidiu também se estabelecer em Ivaiporã. Dr. Ailton recebeu o Diploma de sua esposa, Maria Luiza, muito orgulhosa da carreira dele, construída ao longo de tantos anos. Os netos Pedro Henrique e Alice entregaram o cristal.
A premiação da Medalha de Lucas alcançou este ano a pediatra Luci Yara Batista Pfeiffer, em reconhecimento ao seu trabalho de mais de quatro décadas em defesa da infância saudável e da proteção das crianças em situação de risco. Dentre as suas muitas iniciativas está a fundação do Programa Dedica (Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente), hoje mantido pela Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas (Curitiba) e que presta atenção interdisciplinar às vítimas de violência grave ou gravíssima. Criada em 1996, a comenda tinha sido conferida até hoje a outras 17 personalidades médicas. A medalha foi inspirada no evangelista Lucas, patrono dos médicos e que tem a data comemorada em 18 de outubro.
A solenidade do Dia do Médico foi aberta pelo presidente do CRM-PR, Roberto Issamu Yosida, e teve as mensagens de congratulações do presidente do Conselho Federal de Medicina, Mauro Luiz de Britto Ribeiro; do secretário estadual da Saúde, médico Beto Preto; do presidente da Associação Médica do Paraná, Nerlan de Carvalho; e do vice-presidente da Academia Paranaense de Medicina, Jurandir Marcondes Ribas Filho, que em novembro vai suceder ao presidente Renato Araújo Bonardi. A solenidade teve em destaque ainda o Hino Nacional, o minuto de silêncio aos médicos falecidos e o momento musical, com apresentação na "Sonata ao luar" com o professor e músico Valderílio Feijó Azevedo.
O Paraná tem hoje 31.447 médicos ativos,
sendo que 91 deles são residentes em Ivaiporã.