Transformações do ensino da Medicina foram o tema do I Fórum de Ensino Médico
Evento online realizado no último sábado, 25, teve 842 participantes inscritos e abordou temas como inovações metodológicas
e ensino por meio de tecnologia
As transformações do ensino da Medicina
e seus desdobramentos pós pandemia do novo coronavírus foram debatidos no último sábado, 25, durante
o I Fórum de Ensino Médico
do Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR). Com o tema “Formação Médica em
Tempos de Pandemia”, o evento online, que contou com 842 participantes inscritos - entre os quais 181 médicos
e 559 estudantes -, discutiu temas como inovações metodológicas, ensino por meio de tecnologia e saúde
mental de estudantes e professores.
clique para ampliarFórum debateu as transformações do ensino
médico com médicos, professores e estudantes de Medicina (Foto: CRM-PR)
Com participação de coordenadores, professores
e estudantes de cursos de Medicina de diferentes instituições, além de conselheiros do CRM-PR, o evento
foi marcado pela exposição de diferentes pontos de vista sobre o tema. A palestrante internacional Prof.ª
Dr.ª Madalena Maria Botelho Folque de Mendoça Patrício, membro honorário e consultora científica
do Departamento de Educação Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), e o professor
Dr. Luiz Henrique do Carmo Sá, vice-reitor de graduação da Universidade de Fortaleza, enriqueceram a
manhã de discussões.
Abrindo
o evento, o presidente do CRM-PR, Dr. Roberto Issamu Yosida, agradeceu a presença de todos os convidados, prestando
uma homenagem às vítimas da Covid-19. "Neste momento eu gostaria de fazer uma homenagem às vítimas
da pandemia, tanto os pacientes quanto os colegas médicos. Faleceu esta semana o Dr. João Adirson Ramos, médico
de Andirá, no interior do Estado. Em nome dele, gostaria de homenagear todos aqueles que perderam suas vidas para a
Covid-19", afirmou.
Na sequência, o presidente da autarquia destacou os números de pesquisa recente do Instituto Datafolha, que apontaram a elevada credibilidade
dos profissionais médicos perante a sociedade brasileira, em especial no atual período de pandemia. Segundo
a pesquisa, os médicos detêm o maior porcentual de credibilidade entre as profissões, seguidos por professores
e bombeiros. Nesse sentido, Dr. Roberto Yosida destacou a relevância de se debater o ensino médico, frisando
que o evento se dedica a toda a comunidade acadêmica.
O conselheiro segundo corregedor e coordenador da Comissão de Ensino Médico do CRM-PR, Dr. José
Knofpholz, também destacou a importância do evento no atual momento: "Percebemos a necessidade desse fórum
como um momento de diálogo, de aprendizado, de convivência, de troca de boas práticas para que a gente
consiga sair daqui melhores, no sentido de educar de um modo diferente em tempos tão difíceis."
O fórum também contou com a presença do presidente do Conselho
Regional de Medicina do Tocantins (CRM-TO), Dr. Jorge Pereira Guardiola, que agradeceu a parceria de longa data entre os conselhos
dos dois estados em projetos de Educação Médica.
Desafios do ensino médico
Considerada um dos maiores nomes da educação médica no mundo,
a professora Madalena Patrício destacou a importância do debate do ensino médico em todo o mundo. “Vivemos
grandes desafios a nível mundial e a educação médica está confrontada talvez com o período
mais difícil de toda a sua história, porque este grande desafio tem um enorme impacto no sistema de saúde
e, portanto, obriga grandes mudanças”, afirmou.
Entre os desafios apontados pela educadora, que se somam à pandemia da Covid-19, destacam-se
a globalização, a explosão do conhecimento médico, a explosão das novas tecnologias, os
novos requisitos dos doentes, os diferentes estudantes que chegam às faculdades de Medicina, a responsabilidade social
das escolas médicas, o não alinhamento das prioridades de Saúde e Educação, e a não
colaboração entre as partes interessadas.
O "I Fórum de Ensino Médico do CRM-PR: Formação em Tempos de Pandemia"
está disponível na íntegra na página do CRM-PR no YouTube.