09/11/2021

Toledo teve cinco médicos pioneiros homenageados pelo Jubileu de Ouro

Reverência alcançou os pediatras Mitishiro Kosako, Gelson Leonardi e José Silva Tramujas, o oftalmologista Milton Dresch e o gineco-obstetra Valdir Luiz Manica, diplomados com o Mérito Ético

O Conselho de Medicina do Paraná realizou em 17 de outubro a sua tradicional solenidade alusiva ao Dia do Médico, que em 2021 chegou à sua 36ª edição, a segunda no formato on-line em atenção aos cuidados sanitários em meio à pandemia. Com transmissão pelo canal YouTube, o evento deste ano teve na programação a homenagem à memória das vítimas da Covid-19, a diplomação dos médicos que completam 50 anos de formados com histórico ético exemplar e ainda a premiação da Medalha de Lucas – Tributo ao Mérito Médico, conferida a profissional com destaca atuação em prol de causas sociais e humanitárias.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Mitishiro com a esposa e os três filhos, todos médicos e com atuação em Toledo. (Foto: Álbum da família)

Ao todo, em 2021, foram cinco os médicos com atuação em Toledo a integrar o rol de 121 homenageados pelo Jubileu de Ouro e que servem de exemplos aos que ingressam na formação ou se iniciam na profissão. O grupo de toledanos inclui pioneiros em suas especialidades. São eles os pediatras Gelson Leonardi e Mitishiro Kosako, ambos formados pela UFPR, e José Silva Tramujas, formado pela Católica do Paraná. E ainda os Drs. Milton Dresch, graduado pela Federal de Pelotas e especialista em oftalmologia, e Valdir Luiz Manica, formado pela UFPR e especialista em ginecologia e obstetrícia.

O Dr. Gelson Leonardi (CRM-PR 3.114), natural de Sarandi (RS), é formado pela Universidade Federal do Paraná, constituindo-se em profissional de grande prestígio. Em 2018, ele mereceu homenagem na Câmara Municipal da cidade, em reconhecimento ao seu trabalho nmo campo de sua especialidade. ““Alguns médicos de Toledo merecem especial reverência, pois são profissionais médicos que ajudaram a construir vidas e histórias no município”, diz o documento consignado em ata.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Valdir (dir.), recebendo o diploma pelas mãos do colega Gelson Leonardi. (Foto: Álbum da família)

Nascido em Toledo, o Dr. Valdir Luiz Manica (CRM-PR 3.096) foi colega de turma do Dr. Gelson na UFPR, tendo se formado em 1971. Ao receberem o Diploma de Mérito Ético e o cristal simbolizando a Medicina, homenagearam-se no ambiente do trabalho para o registro de fotos que foram exibidas na solenidade do Dia do Médico. Ambos concentraram toda a carreira profissional em dedicação à comunidade toledense.

Outro pediatra de Toledo homenageado foi o Dr. José Silva Tramujas (CRM-PR 3.154), nascido em Paranaguá (PR) e formado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Está registrado no Conselho do Paraná desde abril de 1972. Ele recebeu as comendas do CRM no ambiente familiar, entregues por um dos netos.

O terceiro pediatra de Toledo homenageado este ano é o Dr. Mitishiro Kosako (CRM-PR 3.079), nascido em Birigui (SP) e também formado pela Universidade Federal do Paraná. Inscrito no Conselho desde fevereiro de 1972 e igualmente concentrando sua carreira médica na cidade do Oeste do Paraná, viu os filhos seguiram seus passos na profissão. A homenagem foi em família, com o Dr. Mitishiro ao lado da esposa Marie e dos filhos médicos Patrick Kosako (CRM-PR 19.070), que é psiquiatra; Patrícia Leel Kosako Cerutti (CRM-PR 17.534), ginecologista e obstetra; e Carolina Kosako Tansawa (CRM-PR 29.758), patologista. Todos atuam em Toledo.

clique para ampliarclique para ampliarDr. José Silva Tramujas, recebendo o Diploma pelas mãos do neto. (Foto: Álbum da família)

O oftalmologista Milton Dresch (CRM-PR 3.837) completa a lista de cinco médicos com atuação em Toledo que receberam a homenagem pelo Jubileu de Ouro. Nascido em Joaçaba (SC), ele se formou pela Universidade Federal de Pelotas (RS) em dezembro de 1971. Registrou-se no Conselho do Paraná em maio de 1974, iniciando suas atividades no interior paranaense. Ele recebeu o Diploma de Mérito e o cristal da Medicina pelas mãos do colega Dr. Joaquim Katsuiyuki Iwasaki (CRM-PR 4.124), especialista em clínica médica e medicina do trabalho.

O Paraná conta hoje com 31.447 médicos ativos, sendo que 356 têm Toledo como seu domicílio. Outros oito médicos de municípios vizinhos ‑ Cascavel, Marechal Cândido Rondon e Assis Chateaubriand também foram homenageados este ano.

A solenidade

A solenidade do Dia do Médico foi aberta pelo presidente do CRM-PR, Roberto Issamu Yosida, e teve as mensagens de congratulações do presidente do Conselho Federal de Medicina, Mauro Luiz de Britto Ribeiro; do secretário estadual da Saúde, médico Beto Preto; do presidente da Associação Médica do Paraná, Nerlan de Carvalho; e do vice-presidente da Academia Paranaense de Medicina, Jurandir Marcondes Ribas Filho, que em novembro vai suceder ao presidente Renato Araújo Bonardi.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Milton Dresch (esq.) e o colega Dr. Joaquim Iwasaki. (Foto: Álbum da família)

Um dos destaques da cerimônia foi a entrega da Medalha de Lucas – Tributo ao Mérito Médico à pediatra Luci Yara Batista Pfeiffer, em reconhecimento ao seu trabalho social e humanitário, já que concentrou praticamente toda a sua carreira profissional em defesa da infância saudável e da proteção a crianças com deficiência e em situação de risco (saiba mais AQUI). A entrega ocorreu no ambiente familiar, com a presença das três filhas e dos netos da homenageada, que se constitui assim na 18ª personalidade a receber a comenda, instituída em 1996 e inspirada no apóstolo Lucas, o padroeiro dos médicos.

A exibição do Hino Nacional foi acompanhada de imagens da época da formação dos médicos e outras associadas a eles, como da posse de Gerson Zafalon Martins como presidente do CRM-PR, ele integrante do grupo que comemora o jubileu de ouro. Ainda durante a solenidade foi prestada reverência a todos os médicos falecidos, muitos deles em consequência da Covid-19. Um mosaico com mais de uma centena de fotos foi exposto enquanto era respeitado o minuto de silencia em memória dos médicos falecidos.

Houve ainda o momento musical, com apresentação ao piano da clássica “Sonata ao Luar”, de Beethoven, pelo médico, professor e músico Valderílio Feijó de Azevedo. Membro da Academia Brasileira de Reumatologia e músico de prestígio internacional, com participação nas bandas Beatles Again e Heyah, o Dr. Valderílio também dirigiu mensagem de congratulações a todos os médicos do Estado, exaltando seu papel em momento tão difícil.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios