22/09/2017
Evento realizado pelas entidades hospitalares e com apoio do CRM-PR começou na quarta e terminou nesta sexta, 22
O 7º Encontro Paranaense da Saúde foi encerrado na tarde desta sexta-feira (22), na Universidade Positivo, em Curitiba, com palestras e debates sobre recursos humanos e temas jurídicos, incluindo a reforma trabalhista. O evento, que este ano reuniu mais de 800 participantes, entre congressistas e expositores da Feira de Negócios, teve sua abertura oficial na quarta (20), com palestra do jornalista e analista político William Waack, apresentador do Jornal da Globo. A próxima edição já está agendada para o período de 19 a 21 de setembro de 2018.
A palestra de William Waack foi precedida de várias atividades pré-congresso, com salas temáticas abordando segurança do paciente, recursos humanos, nutrição hospitalar, DRG e fisioterapia. A abertura oficial teve a saudação dos presidentes da Associação dos Hospitais do Paraná, Benno Kreisel; do vice-presidente da Fehospar, Rodrigo Milano; do presidente da Federação Brasileira de Hospitais, Luiz Aramicy Pinto; e do presidente da Confederação Nacional de Saúde, Tercio Egon Kasten.
O primeiro dia de atividades ainda teve a apresentação do case de sucesso “Robô Laura”, com a palestra “Inteligência artificial, gerenciando risco e salvando vidas”, que foi conduzida por Jacson Fressatto, arquiteto de sistemas e fundador do projeto Lauta NetWorks; e a abertura da Feira de Negócios – Produtos e Serviços. A feira teve todos os seus 34 estandes ocupados, constituindo-se em importante polo de novidades tecnológicas e atualização de serviços e negócios.
Na quinta-feira, 21, o período da manhã teve a mesa-debate sobre “Qualificar para superar desafios”, tema central do Encontro Paranaense. Participaram como debatedores Gustavo de Matos Paiva, superintendente de engenharia de manutenção da Rede Mater Dei (MG), e Claudio Enrique Lubascher, vice-presidente do Sindipar, diretor do Hospital Santa Cruz e presidente do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças, Regional do Paraná. Foi moderador José Pereira, vice-presidente da Fehospar e Femipa e superintendente da Santa Casa de Maringá.
“O reflexo da qualificação no modelo de remuneração” foi o tema da palestra-debate, ainda na manhã de quinta, com Graciema Bertoletti Lemos, diretora de gestão da Rede Amil, e Luiz Felipe Costalmilan, diretor de relações institucionais da ANAHP. Foi moderador Claudio Enrique Lubascher, vice-presidente do Sindipar.
No período da tarde, a mesa-debate “A qualificação como diferencial estratégico” contou com a coordenação e moderação do médico e dirigente hospitalar Claudio José Allgayer, presidente da Fehosul e também vice-presidente da CNS e presidente da ONA. Foram palestrantes Jefferson Klock, diretor executivo da Rede D’Or São Luiz (RJ) e Péricles Góes da Cruz, médico e gerente de relações institucionais da ONA.
Encerrando os trabalhos da quinta-feira, houve o debate sobre “Governança corporativa na área de saúde, com palestras de Emilio Carazzai, presidente do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa), e Fabio Patrus Mundim Pena, diretor de gestão de pessoas e diretor de unidades externas corporativas do Hospital Sírio Libanês (SP). A moderação coube a Carlos Alexandre Peres, coordenador geral do IBGC-PR.
O Encontro de 2017 foi encerrado nesta sexta com apresentação de temas de recursos humanos no período da manhã e jurídicos na parte da tarde. Foram palestrantes Adeildo Nascimento, diretor de projetos e cooperação da ABRH-PR; Marciano Cunha, especialista em treinamento e desenvolvimento profissional; Rogéria Leoni Cruz, gerente jurídica do Hospital Albert Einstein (SP); e o juiz federal Marlos Augusto Melek, membro da comissão que elaborou a redação final da reforma trabalhista.
Na última foto: Benno Kreisel, vice-presidente da Federação Brasileira de Hospitais e presidente da Associação dos Hospitais do Paraná (Ahopar), promotora do 7.º Encontro Paranaense da Saúde; Tercio Egon Kasten; presidente da Confederação Nacional de Saúde; Renato Merolli, presidente da Federação dos Hospitais do Paraná (Fehospar); Marcia Rangel de Abreu, vice-presidente da Ahopar; Claudio José Allgayer, presidente da Organização Nacional de Acreditação (ONA) e da Federação dos Hospitais do Rio Grande do Sul; e Rodrigo Milano, presidente do Sindipar.