05/03/2015
Residência médica, exercício da Medicina e obstetrícia são alguns dos temas que serão debatidos ao longo do evento
Teve início nesta quarta-feira (4), em Belo Horizonte (MG), o I Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina 2015 (I ENCM 2015). Participam lideranças médicas de todo o país, que receberam no início das atividades os cumprimentos do presidente de Conselho Federal de Medicina (CFM), Carlos Vital, e do presidente do Conselho Regional de Medicina (CRM-MG), Itagiba de Castro Filho. O primeiro tema do dia envolve a obstetrícia e discutirá a chamada violência obstétrica na assistência ao parto e a autonomia do obstetra e da paciente na condução do parto. Outros temas da pauta – que se estende até o dia 6 de março – são a integração dos médicos do Mercosul e novos cenários da Residência Médica no Brasil, entre outros. Devem participar do evento, representantes dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal.
A programação prevê ainda debates sobre o exercício da medicina na América do Sul, Central e Caribe, a busca por crianças desaparecidas e o exercício da especialidade de alta complexidade. Durante o I ENCM 2015 também serão apresentadas as contas de 2014 do Conselho Federal de Medicina (CFM) e o relatório da Comissão de Assuntos Político (CAP) da autarquia.
O I ENCM 2015 foi antecedido, no dia 3 de março, por uma reunião entre a diretoria do CFM e os presidentes dos conselhos regionais de medicina (CRMs). Na ocasião, foram debatidos temas de interesse da categoria e das autarquias, com o objetivo de integrar ações e estimular a troca de experiências.
Para o presidente do CFM, Carlos Vital, a realização dos ENCM possibilitam uma ação harmoniosa do sistema conselhal. “Essa sintonia tem feito com que as autarquias estejam mais próximas dos médicos, respondendo aos pleitos de forma efetiva, com ações que buscam a valorização da medicina e uma assistência de qualidade”, disse.
Confirmaram presença no I ENCM o procurador Diaulas da Costa Ribeiro; o presidente da Federação das Associações Brasileiras de Gionecologia e Obstetrícia (Febrasgo), Etelvino Trindade; o desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) Miguel Kfouri; o presidente da Confederação Médica Latino-americana e do Caribe, Carlos Jañez; representantes de entidades da categoria da Venezuela (Douglas Leon Natera), da Costa Rica (Alexis Castillo) e da Bolívia (Aníbal Cruz); e os professores da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo Milton de Arruda Martins e Maria do Patrocínio Tenório Nunes.
Além desse grupo de expositores, também participarão das diferentes mesas os conselheiros federais: José Hiran Gallo, Sidnei Ferreira, Alceu Pimentel, Emmanuel Fortes, Cláudio Franzen, Jeancarlo Fernandes Cavalcante, José Fernando Maia Vinagre, Dalvélio Madruga, Wirlande Santos da Luz, Henrique Batista e Silva, Mauro Ribeiro, Jecé Brandão, Celso Murad e Hermann von Tiesenhausen. Confira a programação abaixo.
Para o presidente do CRM-MG, Itagiba de Castro Filho, a entidade está orgulhosa de sediar o I ENCM 2015. “Trata-se de um momento de extrema importância para o movimento conselhal, pois durante as diferentes atividades teremos a oportunidade de analisar questões de peso para o ético exercício da medicina. Estou certo de que os debates e conclusões ajudarão na tomada de futuras decisões", disse.
Fonte: CFM