12/05/2016

Sociedade de Pediatria e CRM-PR discutem situação das emergências pediátricas

Em reunião no Conselho, as entidades levantaram a problemática da falta de pediatras nas US e UPAs

clique para ampliar>clique para
            ampliarUma campanha pela valorização do médico pediatra será lançada para conscientização da população. (Foto: CRM-PR)

Nesta quarta-feira (11), o presidente do CRM-PR, Luiz Ernesto Pujol, recebeu representantes da Sociedade Paranaense de Pediatria (SPP) para debater a situação das emergências pediátricas no Estado, além da falta de médicos pediatras nas unidades básicas de saúde e UPAs. A reunião contou com a presença da presidente da SPP, Kerstin Taniguchi Abagge, da diretora de Defesa Profissional, Gislayne Souza e Nieto, e do vice-presidente da SPP e vice-diretor clínico do Hospital Pequeno Príncipe, Victor Horácio Costa Junior.

A falta de pediatras na atenção básica faz com que os atendimentos de infanto-adolescentes seja feito por médicos generalistas, além de impactar os serviços de urgência e emergência. De acordo com a Sociedade, os gestores de saúde pública deparam-se com dificuldades econômico-administrativas que desmotivam os pediatras a participarem dos concursos públicos. "A baixa remuneração, excessiva demanda e insegurança física e emocional frente às agressões pela insatisfação dos usuários são alguns dos principais motivos da escassez de pediatras hoje no sistema público de saúde", afirmou o presidente do CRM-PR, Luiz Ernesto Pujol.

Ações de conscientização serão tomadas pela Sociedade para tentar reverter o quadro problemático das emergências pediátricas. Além disso, uma campanha para valorização e reconhecimento do profissional pediatra também será lançada.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios