05/12/2017
Palestra foi realizada na noite desta terça (5) e é parte do projeto de Educação Médica Continuada do CRM-PR
A participação do médico nas redes sociais foi tema de palestra do conselheiro Thadeu Brenny Filho a médicos, residentes e estudantes do Setor de Urologia do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná na noite de ontem, 5 de dezembro.
Reunidos após um dia intenso de atividades o grupo ouviu atentamente às dicas e sugestões do palestrante, que destacou, entre outras coisas, o cuidado que cada um deve ter ao utilizar as redes sociais, seja no âmbito pessoal ou no profissional.
“Quando postamos algo temos que ser capazes de sustentar o que divulgamos ou falamos”, explicou, mostrando alguns exemplos. Com isso aproveitou para orientar os participantes da necessidade de se registrar a conclusão do curso de residência no CRM para obtenção do número de RQE e então poder divulgar a atuação dentro da especialidade, conforme a Resolução CFM nº 1.974/2011.
Sobre a utilização de aplicativos para contato com pacientes, o Dr. Thadeu deixou claro que eles devem ser utilizados com moderação, apenas para orientação ou dúvidas pontuais relacionadas a um tratamento previamente estipulado após consulta presencial com o médico. “As mídias sociais nunca devem ser utilizadas para diagnóstico ou prescrição de medicamentos, nesses casos o paciente deve ser orientado a procurar o consultório ou um serviço de urgência e emergência.” Com relação à discussão de assuntos técnicos em grupos o palestrante destacou os cuidados em se manter o sigilo do paciente e de se ter a certeza que o grupo é formado apenas por profissionais médicos.