07/05/2014
Pedidos de demissão de médicos que atuam no serviço público estão cada vez maiores devido a falta de condições de trabalho
O senador Paulo Davim (PV-RN) defendeu nesta quarta-feira (7) a rápida votação, pelo Senado, de proposta de emenda à Constituição que cria a carreira de médico do Estado, no âmbito do Sistema Único de Saúde.
Ele acredita que a aprovação da proposta pode ajudar a conter um problema sério na saúde brasileira: a saída de profissionais do sistema público.
Segundo Paulo Davim, esse já é um problema sério no Rio Grande do Norte, pois, desde 2011, mais de 300 médicos de hospitais públicos pediram demissão, por falta de condições dignas de trabalho e jornada de trabalho extenuante.
O senador advertiu que a evasão de profissionais prejudica o atendimento à população mais pobre, que precisa da assistência médica pública. Para mudar isso, só o reconhecimento de uma carreira, que motive o profissional a continuar trabalhando no setor público.
- Já que contamos com a aquiescência do Ministério da Saúde para que aprovemos essa matéria, ou pelo menos que a coloquemos em votação, o que não pode é dormitar, como ela está dormitando, nas gavetas do Senado. Todo esse sistema de saúde está sendo prejudicado, e a gente precisa fazer algo, porque, toda cada vez que um profissional pede exoneração do seu cargo do serviço público, em última análise quem está se prejudicando é a população mais carente – disse Davim.
Fonte: Agência Senado