30/07/2008

Semana Mundial do Aleitamento Materno

A Semana Mundial do Aleitamento Materno é comemorada, desde 1992, em cerca de 120 países e foi idealizada por uma organização não governamental denominada WABA (Word Alliance for Breastfeeding Action) com o apoio da UNICEF, comunidades e várias instituições que lutam por essa causa. Este ano em especial, a WABA se inspirou nas Olimpíadas que ocorrerão no mesmo mês da SMAM, convocando todos os componentes da sociedade para aumentar o apoio às mulheres a fim de alcançar o padrão ouro da alimentação infantil: Amamentação exclusiva até os 6 meses e amamentação continuada com o início de alimentação complementar até os dois anos de idade. Entendendo que, as necessidades de apoio de uma mulher mãe são similares a de um atleta que participa dos jogos olímpicos. Desta forma, as mulheres que amamentam têm necessidades de apoio de suas famílias, dos profissionais de saúde, das experiências de outras mães, da comunidade e do governo. O objetivo é sensibilizar a comunidade científica e leiga para aumentar o apoio às mulheres lactantes a fim de que cada vez mais elas se sintam valorizadas e estimuladas à prática do Aleitamento Materno propiciando dessa forma, um início de vida saudável para seu filho com padrão ouro.

A cada ano se escolhe um tema bem atual e de impacto para promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. Esta semana é uma oportunidade para divulgar na mídia, tanto escrita como falada a importância e as vantagens que o leite materno oferece ao bebê, a mulher, a família, ao estado e a nação como um todo, dentro do contexto, do tema proposto.

A SESA todos os anos promove um evento com os técnicos das regionais que desenvolvem atividades de estímulo ao Aleitamento Materno e demais instituições afins, abrindo oficialmente a Semana no Estado, objetivando a atualização dos profissionais da rede, bem como reforçando o apoio desta aos trabalhos desenvolvidos nas regionais.

Acreditamos que, com o estímulo ao apoio à mulher que amamenta, estaremos resgatando a prática do Aleitamento Materno, conseqüentemente diminuindo a mortalidade infantil, conforme estabelecido no "Pacto pela Vida" no Estado do Paraná. Este ano a abertura da Semana Mundial dar-se-á através de uma Web Conferência, visando à participação de maior número de pessoas, onde todos poderão ouvir e participar do debate sobre o apoio à mulher que amamenta, bem como a importância da amamentação, enquanto estratégia, para diminuição da morbi-mortalidade infantil. A mortalidade infantil no Estado do Paraná está diminuindo progressivamente, caindo de 16,46 por mil nascidos vivos em 2003, para 14,07 em 2006 e 14,03 por mil nascidos vivos em 2007, como dado preliminar. Nos últimos 10 anos, o estado do Paraná vem desenvolvendo ações com o objetivo de reduzir em 4% os coeficientes de mortalidade infantil.

Os óbitos que ocorrem após o período neonatal precoce, incluem doenças cujo controle demandam menor complexidade. Entre os óbitos após o período neonatal (28 dias a 01 ano), destacam-se a pneumonia e a diarréia como as causas principais.

Sabemos que o Aleitamento Materno exclusivo confere proteção contra várias doenças entre elas a diarréia e a pneumonia. Reconhecemos a lacuna existente na promoção, proteção e apoio a amamentação na rede básica de saúde e que esta possui papel fundamental e determinante sobre os coeficientes de Aleitamento Materno e conseqüentemente sobre a morbi-mortalidade infantil. Portanto como estratégia para o fortalecimento da rede básica, em 2008 está sendo implantada a Rede Amamenta Brasil visando aumentar a resolutividade de suas ações de forma a consolidar uma rede horizontal, participativa, colaborativa, descentralizada contribuindo para aumentar os índices de Aleitamento Materno no Paraná.

Em 2008 o Ministério da Saúde em parceria com os estados e municípios, realizará a II Pesquisa Nacional de Prevalência de Aleitamento Materno com o objetivo de avaliar os índices do aleitamento materno e alimentação complementar em crianças menores de um ano nas capitais brasileiras e em alguns municípios segundo critérios definidos pelos Estados.


Antes do início: Acesse a página da ESPP e teste seu equipamento antes do início do evento para verificar se seu computador tem as configurações mínimas para acessar (www.escoladesaude.pr.gov.br).


Público Preferencial

Servidores da SESA das 22 regionais de Saúde, Hospitais Maternidades, Bancos de Leite Comitês de AM, Servidores da Secretarias Municipais de Saúde, em especial da atenção básica, Pastoral da Criança, Sociedade Paranaense de Pediatria, Equipes de Consórcios Inter-municipais de Saúde, Ass. Comunitárias, Universidades (Departamento de enfermagem) ONGS e demais instituições que trabalham com AM


COORDENADORA DE MESA:

Dra. Rossana C. X. F. Vianna.

Médica Pediatra, Chefe da Divisão de Informações e Análise da Situação - SESA


DEBATEDORES/TEMAS:

-Papel do Nutricionista no apoio ao Aleitamento Materno.

Andréa Nogueira de Campos Aguirre

Nutricionista com especialização em Nutrição Materno-Infantil e Mestrado em Ciências da Nutrição pela Unifesp
Professora dos Cursos de Nutrição e Enfermagem da UTP
Coordenadora do GIUAMA (Grupo Interuniversitário de Aleitamento Materno)


-A Importância do Aleitamento Materno para o aparelho digestivo da criança

Dr. Aristides Schier da Cruz.

Prof. Adjunto Doutor da Disciplina de Pediatria da Faculdade Evangélica de Curitiba Presidente da Sociedade Paranaense de Pediatria.


-Interação Psicológica entre a mãe e o bebe desde o pré-natal e durante o período de aleitamento materno

Carla P. Cruzatti Diz.

Psicóloga com especialização em Psicologia Clínica

Pós Graduada em Didática do Ensino Superior e com formação em Psicologia e Psicanálise

Coordenadora de grupos multidisciplinares em cursos de gestantes

Coordenadora e monitora do curso de Manejo de Aleitamento Materno.


-Promoção do aleitamento materno durante o pré-natal

Dr. Hamilton Lima Wagner

Mestre em Ginecologia e Obstetrícia.


-Interface da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) com o parto e nascimento

Dra. Kleyde Ventura de Souza.

Enfermeira graduada pela Universidade Gama Filho, Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de Sta. Catarina e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, professor adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).


-Ações da SOGIPA no apoio ao Aleitamento Materno

Dr. Elvio Bertolozzi Soares.

Professor Adjunto da Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Presidente da Sociedade de Obstetrícia e Ginecologia do Paraná


Para acessar a webconferência, digite o endereço: www.escoladesaude.pr.gov.br .

Contato para perguntas ou problemas técnicos: webespp@sesa.pr.gov.br


Mais informações consulte o Guia Prático de webconferências disponível no site da Escola de Saúde (acima) ou através do telefone 3330-4449 (antes do dia da web) ou 8406-4050 (Fernão - durante a web).

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios