10/04/2013

Saúde+10: Passeata em Brasília pede o fortalecimento do SUS e repasse de 10% das receitas da União

O Movimento Saúde+10 realizou uma ato em defesa da saúde pública, na manhã desta quarta-feira, 10/04, em Brasília. Os manifestantes saíram em passeata da Catedral até o Congresso Nacional.

A iniciativa tem como principal objetivo reafirmar a necessidade de fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) como sistema universal e integral. Para isso, vem promovendo a coleta de 1,5 milhões de assinaturas em defesa de um Projeto de Lei de Iniciativa Popular para alteração da Lei Complementar nº 141, de 2012, garantindo o repasse de 10% das receitas correntes brutas da União à saúde pública. O movimento, que já soma mais de um milhão de assinaturas, vem promovendo mobilizações em prol de novas adesões ao PL. Em São Paulo será feito um mutirão para coleta de assinaturas, no dia 12 de abril, das 10h às 18h, na Praça da Sé, com a participação de conselheiros do Cremesp. Durante o evento, as entidades médicas divulgarão uma Carta Aberta pedindo a adesão da população. A mobilização estava marcada para o dia 5 de abril, mas foi adiada em razão das chuvas na capital paulista. Criada há pouco mais de um ano, a iniciativa tem apoio de conselhos profissionais - entre eles o Cremesp -, entidades ligadas à área da saúde, parlamentares e diversas instituições.

Ainda no dia 10/04, foi realizada uma manifestação, na cidade de São Paulo, para chamar atenção às dificuldades que o setor de saúde vem passando. Cerca de 300 pessoas fizeram um ato de protesto no Vale do Anhangabaú, na Capital paulista, de onde saíram em direção à Prefeitura Municipal. A mobilização foi organizada pelos sindicatos da área da saúde.

Fonte: Cremesp

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios