10/06/2020
Obra traz informações sobre sinais de alerta, cuidados psicológicos, prevenção nos ambientes e no processo de trabalho, além de orientações para o autocuidado.
Os trabalhadores da saúde são os recursos mais preciosos a serem preservados e a receber suporte durante e após uma pandemia. E, de acordo com a Organização das Nações Unidas, é fundamental que a saúde mental desses trabalhadores dos serviços de saúde seja garantida.
Pensando nisso, a Fiocruz Brasília lançou, na última sexta-feira (5/6), nova cartilha da série Saúde Mental e Atenção Psicossocial na Pandemia Covid-19. A obra apresenta a importância de se cuidar da saúde mental dos trabalhadores da saúde, e traz informações sobre sinais de alerta, cuidados psicológicos, prevenção nos ambientes e no processo de trabalho, além de orientações para o autocuidado.
O material faz parte de uma série de cartilhas elaboradas sob a coordenação da diretora da Fiocruz Brasília, Fabiana Damásio e a pesquisadora Débora Noal, com participação dos pesquisadores do Centro de Estudos e Pesquisas em Emergências e Desastres em Saúde (Cepedes/Fiocruz).