08/02/2022
Foram realizados 7.214 atendimentos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Somente em Paranaguá foram 2.703, em Matinhos, 1.470 e em Pontal do Paraná, 1.083
Um balanço dos 50 primeiros dias da operação Verão Paraná – Viva a Vida, no Litoral, foi apresentado nesta terça-feira (8) por diversas secretarias do Governo do Estado que trabalham nas ações desenvolvidas no programa. No encontro, realizado em Caiobá, com representantes dos serviços estaduais da segurança pública, saúde, esporte, turismo e meio ambiente, foram mostrados resultados dos trabalhos realizados desde o início da força-tarefa.
“Um trabalho de sinergia com a Secretaria da Saúde e as demais secretarias. Esse trabalho conjunto conferiu o êxito dessa operação. Nós, da Saúde aportamos quase o dobro de recursos das outras operações de anos anteriores. Somando os recursos de via direta, os valores aportados ao Cislipa (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Litoral do Paraná), mais as ambulâncias, permitiram com que os paranaenses se sentissem mais seguros nos atendimentos”, afirmou o chefe de gabinete da Secretaria de Estado da Saúde, César Neves.
As unidades hospitalares dos municípios do Litoral receberam apoio da Sesa com insumos, equipes assistenciais e ambulâncias para reforçar o atendimento à população e aos veranistas. O valor previsto inicialmente às ações e serviços na operação era de aproximadamente R$ 8,6 milhões. O novo balanço apontou que o repasse feito até agora chega a R$ 10.227.220,30.
Os valores repassados aos sete municípios da abrangência da 1ª Regional de Saúde de Paranaguá (Antonina, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá e Pontal do Paraná) foram destinados para internamentos hospitalares, atendimentos ambulatoriais e insumos. O aumento dos casos de Covid-19, o surto de gripe H3N2 e as chuvas intensas na região contribuíram para uma demanda maior no aporte financeiro aos municípios.
Desde início da operação, em 18 de dezembro de 2021, foram realizados 7.214 atendimentos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Somente em Paranaguá foram 2.703, em Matinhos, 1.470 e em Pontal do Paraná, 1.083.
O secretário estadual da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares, coordenador do Verão Paraná, intermediando e coordenando as ações do governo com todas as secretarias e instituições vinculadas, falou sobre a importância da integração com a Secretaria da Saúde, e que foi essencial para o sucesso da operação no Litoral.
“A Sesa trouxe mais estrutura, mais remédios, colocou ambulâncias e as pessoas se sentiram acolhidas pelo Governo do Estado. Agradeço imensamente o Dr. César que desde o início nos apoiou, principalmente quando precisávamos fechar o aporte financeiro para o Verão Paraná e, graças a essa integração, conseguimos garantir os recursos necessários para fortalecer o Litoral durante a temporada”, disse.
Para o reforço da Operação Verão, duas Unidades de Suporte Avançado de Vida, um helicóptero, um avião e um transporte sanitário 24 horas com ambulância e motorista foram mobilizados para atuarem no litoral.
Sobre as ações durante o Carnaval, que acontece no final deste mês e início março, César Neves falou que a situação está sendo monitorada dia a dia pelo secretário Beto Preto e por toda a equipe da Sesa.
“Continuaremos alinhados. Nós avaliamos dia a dia a situação e temos a esperança que na primeira quinzena haja uma diminuição no número de casos. Nós enfrentamos este ano o dobro de número de casos de Covid que o ano passado, nessa mesma época e tivemos nove vezes menos óbitos. A vacinação é nossa grande aliada nesse combate e que vamos continuar”, completou.
Fonte: SESA/PR