27/09/2017
Iniciativa busca divulgar conhecimento científico, além de estimular a produção de trabalhos pelos especialistas
A Sociedade Paranaense de Reumatologia (SPR) está com inscrições abertas, até o dia 10 de novembro, para o Prêmio Dr. Acir Rachid – que tem o intuito de revelar e divulgar conhecimento científico, além de estimular a produção de trabalhos dos membros da Sociedade Paranaense de Reumatologia.
A iniciativa da SPR, que homenageia seu fundador e reumatologista que dá nome ao concurso desde 2007, visa estimular a produção científica dos médicos especialistas. Para participar, os candidatos devem inscrever um trabalho inédito e de tema livre que será avaliado por uma comissão técnica a ser definida pela coordenação do prêmio.
O trabalho precisa ser inédito (ou seja, não pode ter sido publicado) e haverá duas categorias distintas: “Relato de Caso” (que deverá conter um resumo, introdução, relato de caso, discussão e bibliografia); e “Trabalho Científico”, como pesquisas clínicas.
Deverão ser entregues um original do trabalho com o nome do(s) autor(es) e cópia do título de especialista em envelope lacrado. Deverá estar escrito no envelope apenas um Pseudônimo e o termo ORIGINAL. (Este será somente aberto no dia da premiação).
Três cópias do trabalho com pseudônimo sem nenhuma menção do(s) autor(es) em envelopes separados e lacrados. Na parte externa de cada envelope deverá constar o Pseudônimo e o termo CÓPIA (estas serão entregues aos três julgadores designados pelo Presidente da Comissão Científica da SPR).
A revelação dos trabalhos premiados ocorrerá durante o jantar de confraternização, no dia 25 de novembro de 2017, no Restaurante Alexandre e Frederico - Shopping Pátio Batel. Serão premiados três trabalhos em cada categoria.
Serviço:
Prêmio Acir Rachid 2017
Envio pelo correio até o dia 10 de novembro, impreterivelmente, para: Sociedade Paranaense de Reumatologia, Rua Padre Anchieta, 1846 sala 104 - Bigorrilho - 80.730-000 - Curitiba - Paraná.
* * *
SPR atua na divulgação da reumatologia
A Sociedade Paranaense de Reumatologia (SPR) desenvolve muitas atividades, todas visando valorizar e divulgar a reumatologia, uma especialidade médica que precisa ser mais conhecida, ao lado da valorização do reumatologista. “Estamos fazendo um trabalho para os profissionais, levando em conta que além do foco científico é necessária a aproximação com pessoas que precisam de informações e orientações sobre as doenças reumatológicas, os estudos e avanços na sua prevenção, diagnóstico e tratamento”, explica o presidente Marco Rocha Loures.
Com esta proposta, em maio a SPR realizou uma ação de conscientização sobre doenças reumáticas, no centro de Curitiba, onde mais de 300 pessoas foram atendidas gratuitamente por reumatologistas associados à SPR e equipes dos hospitais Evangélico e das Clínicas. Sob a coordenação do presidente Marco Rocha Loures, os médicos orientaram a população sobre as mais de 120 doenças da área reumatológica.
Em julho a SPR realizou, em Curitiba, a 8ª Jornada Paranaense de Reumatologia, com uma programação científica atualizada, com temas que foram apresentados e debatidos pensando na clínica, no diagnóstico e no tratamento, bem como no dia a dia do consultório, conforme explicou o presidente, Marco Rocha Loures. “Organizamos a jornada para que fosse um evento motivador, visando contribuir significativamente para o crescimento, para o desenvolvimento, para o aperfeiçoamento dos colegas reumatologistas”, frisou Loures. A 8ª Jornada Paranaense de Reumatologia teve recorde de público, com a participação de médicos do Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Rio Grande do Sul, além da reumatologista da Argentina, Drª Maria Celina de La Veja.
Em agosto o reumatologista espanhol Martin Mola esteve em Maringá visitando o Hospital Universitário (HU), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), junto com o presidente da SPR. A visita foi promovida pela Pfizer em parceria com a SPR. No HU, Mola conheceu o trabalho que é referência nacional no tratamento de doenças reumáticas. Durante a visita, teve contato com alguns pacientes e residentes e quis saber como era feito o tratamento. Ainda em Maringá, Dr. Martin Mola deu uma aula com o tema “Sharing the European experience on biosimilars and tapering biologics”, falando sobre a experiência europeia na utilização de medicamentos biossimilares, da qual ele faz parte.
No dia 1º e setembro, cerca de 400 pessoas foram atendidas pelas sociedades Paranaense (SPR) e a Brasileira (SBR) de Reumatologia, durante a “Ação Global”, realizada em Londrina, pela Rede Globo. Durante o evento, além de atendimentos na área de saúde e shows com diversos artistas, o programa Bem Estar foi transmitido ao vivo, para todo o Brasil.
No total, 12 médicos filiados às entidades que reúnem os reumatologistas atenderam, das 8h às 14 horas, às pessoas que passaram pelo local relatando algum problema que pudesse ser uma doença reumática. Pelo menos 30% dos atendidos foram orientados a procurarem um reumatologista para que aprofundassem o atendimento, já que podem ser portadores de uma das mais de 120 doenças reumáticas conhecidas.
Serviço:
Próximos eventos da SPR
29 e 30 de setembro 30 - Doenças mistas
29 e 30 de setembro - Artrite Reumatoide
29 e 30 de setembro - Janssen
27 e 28 de outubro - 5ª Simpósio do interior do Paraná em Cascavel – Lúpus
Mais informações no site.