23/05/2022

SESA traz orientações sobre diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil

Nota técnica nº 02/2022 apresenta recomendações às equipes da Atenção Primária à Saúde (APS) na condução de casos suspeitos em crianças e adolescentes (entre 0 e 19 anos)

A Secretaria da Saúde do Paraná (SESA) divulgou nota técnica com orientações sobre o diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil. A Nota técnica nº 02/2022 apresenta recomendações às equipes da Atenção Primária à Saúde (APS) na condução de casos suspeitos da doença em crianças e adolescentes (entre 0 e 19 anos).

De acordo com a nota, "os sinais e sintomas inespecíficos e que são comuns a outras doenças benignas da infância podem dificultar a suspeita e o diagnóstico do câncer nas crianças, como por exemplo, febre prolongada, emagrecimento, sangramentos, vômitos, dor óssea, cefaleia, dores. Tais situações levam as pessoas a procurarem assistência médica por várias vezes com a mesma queixa. Deste modo, torna-se essencial que os profissionais sejam capacitados para contextualizar os achados clínicos e levantar a suspeita de pontos da Rede de Atenção à Saúde."

LEIA A NOTA TÉCNICA Nº 02/2022 DA SESA AQUI.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios