28/07/2015
Primeiro registro da doença no Paraná ocorreu em julho
A Superintendência de Vigilância em Saúde do Paraná alerta acerca do início da circulação do Zika vírus no estado. No mês de julho de 2015 foi confirmado o primeiro caso da doença no município de São Miguel do Iguaçu. O caso foi identificado durante investigação de um surto de doença exantemática de etiologia desconhecida no qual foram realizados testes para Dengue, sarampo, rubéola e parvovírus, de acordo com o quadro clinico apresentado. Trata-se de RNA vírus, do gênero Flavivírus, família Flaviviridae do qual até o momento, são conhecidas e descritas duas linhagens: uma Africana e outra Asiática.
O principal modo de transmissão do vírus é por vetores, especialmente a fêmea do mosquito Aedes aegypti. No entanto, está descrito na literatura científica a ocorrência de transmissão ocupacional em laboratório de pesquisa, perinatal e sexual, além da possibilidade de transmissão transfusional.
A febre Zika vírus (ZIKAV) até o momento é considerada uma doença autolimitada, com duração de 3-7 dias, geralmente sem complicações graves ou registro de mortes. Mas ainda não se conhece a fundo o potencial de morbidade e letalidade da doença e no momento encontra-se em estudos uma possível correlação entre a infecção ZIKAV e a ocorrência de síndrome de Guillain-Barré (SGB) em locais com circulação simultânea do vírus da dengue.
Leia a íntegra da Nota Técnica 06 / DVDTV / 2015, da Secretaria de Estado da Saúde no Paraná.