28/05/2021

SBCCP publica comunicado sobre câncer da tireoide e vacinação contra a Covid-19

Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço destaca que pacientes portadores da doença não estão inseridos, no momento, no grupo prioritário para a imunização

A Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP) emitiu comunicado nesta quinta-feira, 27, em que esclarece informações publicadas recentemente em redes sociais, as quais afirmam ser possível receber a vacina contra a Covid-19 utilizando para tanto um atestado médico mencionando o câncer de tireoide no paciente.

Conforme esclarece a SBCCP, “pacientes portadores de câncer de tireoide e/ou submetidos a tireoidectomia (cirurgia da tireoide) e/ou radioiodoterapia (iodo radioativo) para tratamento de câncer NÃO ESTÃO inseridos no grupo definido como prioritário, no momento, para vacinação contra Covid-19, excetuando-se uma minoria de pacientes em uso de quimioterápicos que provocam imunossupressão, específicos para os raros casos de doença avançada”.

ACESSE O COMUNICADO NA ÍNTEGRA AQUI

A entidade explica, ainda, que “o câncer da tireoide, a tireoidectomia e o protocolo de iodo radioativo NÃO ESTÃO relacionados a um risco aumentado de complicações da Covid-19 em nenhuma publicação cientificamente reconhecida até o momento”. Lembra também que pacientes com câncer citados no grupo prioritário do Plano Nacional de Imunização contra a Covid-19 “são os que possuem alguma imunossupressão pelo tumor ou pelo tratamento (quimioterapia ou radioterapia)”.

Por fim, a SBCCP destaca que fornecer atestado médico falso é crime, passível de punição pelo Conselho profissional e também pela justiça comum. No caso do paciente, o uso de documentos fraudados também configura ato ilícito, podendo inclusive ser acusado de crime de falsidade ideológica. “Isso posto, alertamos nossos colegas a se posicionarem firmemente contra tal prática, protegendo a si e protegendo seus pacientes”, assina a diretoria da entidade.