07/07/2016

SBA faz alerta sobre anestesia simultânea

Sociedade Brasileira de Anestesiologia aponta os riscos da prática que coloca em risco a vida dos pacientes

A Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA) enviou documento ao Conselho Regional de Medicina apontando grande preocupação com a prática da anestesia simultânea, que vem sendo praticadas por alguns profissionais e que coloca em risco a vida dos pacientes.

A anestesia simultânea ocorre nas situações em que um mesmo profissional, de forma simultânea, cuida assistencialmente de pacientes distintos. Esta prática, além de reprovável, viola os princípios éticos elementares da nossa profissão e nos deixa a todos, independente de sua prática, vulneráveis.

O anestesiologista tem a obrigação de monitorar os sinais vitais do paciente durante a integralidade do ato cirúrgico, cumprindo com o seu dever de vigilância no decurso de todo o tempo da cirurgia. O profissional que assume dois procedimentos anestésicos simultâneos fatalmente deixará um dos pacientes desassistido em algum momento do ato anestésico, colocando em risco a segurança de ambos os pacientes.

A SBA informa no documento que todos os relatos que chegarem ao conhecimento da SBA serão encaminhados aos Conselhos Regionais de Medicina, bem como ao Ministério Público local.

"Cumpre a todos aqueles envolvidos no cuidado ao paciente a responsabilidade por criar condições de atendimento que propiciem o melhor tratamento possível. A melhoria e a recuperação da imagem do médico dependem diretamente do compromisso com a segurança e a qualidade do atendimento do paciente, tendo em vista que a missão do médico é aliviar o sofrimento humano, sem agravar os riscos inerentes ao tratamento".

A SBA relembra que "a vocação por si só não é suficiente para o adequado exercício da profissão de médico, e precisa estar sempre acompanhada do compromisso com a preservação dos direitos do paciente, com a qualidade dos serviços prestados e com a segurança do ambiente cirúrgico".

Leia aqui a íntegra do documento enviado pela SBA de alerta aos médicos anestesiologistas.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios