16/07/2009

Rol de procedimentos da Unimed Curitiba com vigência em agosto

A Unimed Curitiba implantará a partir de 3 de agosto próximo, o RPMUC (Rol de Procedimentos Médicos Unimed Curitiba), que contempla os procedimentos previstos na TUSS em consonância com códigos da CBHPM e do Rol de Procedimentos da ANS, divulgado por meio da RN 167/2008. Por ora, conforme comunicado passado aos cooperados e à rede conveniada de serviços, a Unimed manterá inalterados os acordos vigentes e a cobertura contratual pré-estabelecida. Ressalte-se que a consulta médica foi fixada em R$ 42,00.

Em relação à remuneração, como regra geral, serão respeitados os valores vigentes, pois o referido rol utilizará somente os códigos e as nomenclaturas definidas na TUSS. Todos os procedimentos médicos terão seus valores disponíveis para consulta por meio do RPMUC, que será enviado para os cooperados e também divulgado no Portal Unimed Curitiba. Qualquer modificação futura, ainda, será disponibilizada por meio eletrônico, utilizando-se do Portal, no acesso exclusivo a cooperados.

"Ressaltamos que o valor a ser pago corresponderá ao respectivo correlato AMB, ou seja, como regra não haverá diferença na remuneração. Poderá, eventualmente, ocorrer alteração de valor, nos casos dos serviços que tenham mais de um correlato, e o respectivo procedimento padrão tenha valor ou estrutura diferenciado (maior ou menor)", informou a assessoria de imprensa da cooperativa.

A mudança faz parte de um projeto iniciado há dois anos e que deve ser concluído em novembro, com a adoção de sistema singular pelas demais Unimeds. Para os cooperados da Unimed Curitiba, há como facilitador o Hilum on-line, sistema que está substituindo o "Unimed 3.0", em adequação à RN 153 da ANS, que trata da obrigatoriedade da troca eletrônica de dados entre prestadores, consultórios e operadoras de saúde.


Comissão Nacional de Honorários

Coordenadores estaduais das Comissões de Honorários Médicos (CEHM) se reuniram com os representantes da Comissão Nacional de Consolidação e Defesa da CBHPM (CNCD), na sede da Associação Médica Brasileira, em São Paulo, em 10 de julho. Um dos temas em debate no encontro foi ação movida pela Federação Nacional dos Médicos junto ao Ministério Público do Trabalho, solicitando mediação para que a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) determine reajustes anuais aos médicos toda vez que os planos de saúde reajustarem o valor das mensalidades para os usuários.

O trabalho de revisão do rol de procedimentos da ANS, elaborado por um grupo técnico, também foi destacado na reunião, já que em agosto deve ser aberta a consulta pública em que todos os médicos poderão participar.
Algumas estratégias para o movimento médico pela consolidação da CBHPM também foram discutidas, ao mesmo tempo em que os representantes dos estados apresentaram aspectos sobre os diferentes estágios das negociações que vêm sendo conduzidas em âmbito local, com o propósito especialmente de rever valores. O coordenador da CNCD, Florisval Meinão, que teve entre os participantes o conselheiro federal e do Paraná Luiz Sallim Emed, representando a Comissão Nacional. Além de CFM, AMB e Fenam, estiveram representados mais 12 estados.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios