30/03/2010

Reunião definirá detalhes da paralisação de residentes

Os médicos residentes estão mobilizados por melhores condições de trabalho. Nesta terça-feira, dia 30 de março, ocorre a reunião anual da diretoria da Associação Nacional de Médicos Residentes (ANMR), na cidade de Porto Alegre (RS), quando serão definidos detalhes da paralisação nacional que ocorrerá dia 13 de abril.

Os residentes reivindicam pagamento da segunda parcela de reajuste da bolsa (23,7%), prometida para 2007; recuperação de perdas dos últimos anos; garantia de pagamento do auxílio moradia e auxílio alimentação conforme garantido pela Constituição Federal; adicional de insalubridade; 13ª bolsa-auxílio; aumento da licença maternidade de quatro para seis meses; e cumprimento da jornada de 60 horas semanais, prevista em lei.

A mobilização das bases iniciou com uma conversa com um grupo de R1s que, há somente dois meses na função, ainda desconhece os direitos garantidos por lei aos pós-graduandos e a defasagem no valor da bolsa do Ministério da Educação (MEC).

"Muitos colegas não sabem que estão há três anos sem aumento e que sua carga horária é de 60 horas, entre outras questões, pois nada disso é explicado a eles nas suas rotinas de trabalho", relata Nivio Lemos Moreira Júnior, presidente da ANMR.


Fonte: AMB, com informações da ANMR

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios