Entre as muitas ações desenvolvidas, têm destaque a ampliação da representatividade, o diálogo com as sociedades de especialidade,
as soluções tecnológicas e atualização de conhecimento, entre outras
O ano de 2020 chega ao fim e sua retrospectiva inevitavelmente recai sobre os mais de nove meses de pandemia
pelo novo coronavírus, que continua no país e no mundo. Para o Conselho Regional de Medicina do Paraná
(CRM-PR), o ano foi de inovação acelerada, com o desenvolvimento de novas formas de atuar diante das necessárias
medidas de distanciamento social, adaptando processos e buscando meios de contribuir com a classe médica e, principalmente,
com a sociedade no combate à pandemia. Neste contexto, o próprio atendimento aos médicos e pessoas jurídicas
ganhou facilidade e agilidade, com grande parte dos serviços realizada de forma remota, evitando deslocamentos e ônus
financeiro e de tempo. Ainda, foi inaugurado sistema de julgamento virtual, realçando assim o processo de modernização
em curso.
Entre as muitas ações desenvolvidas pelo CRM-PR ao longo do ano, merecem destaque a ampliação
da representatividade regional, com a criação das Representações Regionais Virtuais; o diálogo
constante com as sociedades de especialidade para uma melhor compreensão dos impactos da pandemia nos diferentes segmentos
da Medicina; as soluções tecnológicas para os médicos, como o lançamento da ferramenta
para emissão online de receitas, atestados e solicitações de exames; a vigilância às condições
de trabalho e segurança dos profissionais; e a consolidação da credibilidade institucional do CRM-PR,
que atuou em momentos críticos da pandemia, alertando médicos e sociedade e fiscalizando os serviços
de saúde. Ainda com respaldo do CFM, teve atuação intensa para o cumprimento da Lei do Ato Médico.
Ampliação da representatividade
clique para ampliarConselho do Paraná já possui 105 Representações
e 438 representantes em todo o estado (Foto: CRM-PR)
A representatividade médica no Paraná alcançou
em 2020 patamares inéditos em sua história. Por meio da Resolução CRM-PR nº 218/2020, publicada no início
de julho, houve uma profunda modernização das unidades regionais da autarquia, abrindo a possibilidade
de abertura de unidades virtuais e nomeação de representantes em localidades com mais de 15 médicos.
Desde então, o CRM-PR já instituiu 105 Representações, das quais 97 em formato virtual.
Somam-se a essa estrutura 438 Representantes, médicas e médicos de cada localidade ou microrregião que
tornam o Conselho mais presente nas municipalidades, ouvindo os profissionais e as demandas relevantes à saúde
da população. Confira aqui a lista de todas as Representações Regionais do CRM-PR.
Hoje, o Paraná já conta com aproximadamente 30,5 mil médicos e 12 mil empresas de serviços de
saúde.
Diálogo com
as especialidades
Já em relação à pandemia, o CRM-PR desenvolveu inúmeras
ações desde o início do ano, como o relacionamento próximo com as autoridades governamentais e de saúde
para debater o planejamento e enfrentamento da pandemia nos municípios e estado. Também foram realizadas inúmeras
reuniões com as sociedades de especialidade, de forma a compreender os impactos da pandemia para cada segmento médico. Nesse sentido, foram
realizadas plenárias temáticas com 19 especialidades com representação no Paraná, além
de diversas reuniões de atualização do corpo conselhal com a Secretaria Estadual da Saúde (SESA).
clique para ampliarCampanha do CRM-PR com sociedades de especialidade alertou
sobre importância do tratamento de doenças crônicas e da busca por atendimento em emergências (Foto:
CRM-PR)
clique para ampliarFerramenta de emissão de receitas, atestados e solicitações
de exames também está disponível na versão mobile (Foto: CRM-PR)
Por meio do Portal de Serviços, que agrega diversos serviços disponíveis
via web aos profissionais médicos e empresas com registro no CRM-PR, os médicos puderam emitir prescrições
de forma online, com segurança e agilidade. A partir de maio, foi acrescentada a opção de solicitação de exames pelo sistema. A iniciativa
estará disponível enquanto durar a situação de emergência pela Covid-19 e foi regulamentada
pela Resolução 482/2020 da SESA, estando amparada ainda pela Resolução CRM-PR 217/2020.
E, em dezembro, o CRM-PR
deu mais um passo à modernização, com o lançamento da versão mobile do sistema, o “Receita Digital CRM-PR”. Disponível
para download nos sistemas Android e iOS,
o aplicativo traz as mesmas funcionalidades da emissão desses documentos via Portal de Serviços.
Preocupação
com as condições de trabalho
clique para ampliarPlataforma online facilita a denúncia de falta de
EPIs e de condições de atendimento na linha de frente de combate à pandemia (Foto: CFM)
Outro tema de grande interesse do Conselho do Paraná
ao longo do ano foram as condições de trabalho dos profissionais de saúde, em especial dos médicos,
diante do avanço da pandemia em todo o estado. Assim, foram intensificadas as fiscalizações em Unidades de Pronto Atendimento
e unidades de saúde de Curitiba, região metropolitana e também do interior. Além disso, foi disponibilizada
a todos os profissionais da linha de frente uma plataforma online de denúncias para informar a falta de EPIs e falhas na estrutura de atendimento em
unidades de saúde de todo o país.
O CRM-PR também teve uma atuação intensa
no combate à violência e assédio contra profissionais. Retomando
pauta prioritária já do exercício de 2019, a autarquia manteve aproximação com os organismos
de segurança, justiça, Ministério Público, legisladores, gestores públicos, sociedades
de especialidade e representantes de outras categorias visando somar esforços para prevenir os casos de violência
e também para responsabilizar os autores. Ao mesmo tempo, vem incrementando as suas ações educativas
com cursos com dicas sobre segurança.
clique para ampliarDiretores do Complexo Médico Penal receberam os representantes
do Departamento de Fiscalização do CRM-PR (Foto: CRM-PR)
Foram realizadas 2.036 fiscalizações em
2020, tendo entre seus objetivos assegurar que médicos e demais profissionais de saúde tivessem condições
técnicas e equipamentos de proteção individual adequados, especialmente nos casos de atendimento a pacientes
com Covid-19. Em outra frente de atuação da atividade fiscalizatória, o CRM-PR efetuou em setembro a
notificação do indicativo de interdição ética do Complexo Médico Penal
do Paraná, em Pinhais. A Administração Penitenciária do Estado recebeu assim o prazo de 180
dias para suprir irregularidades que impactam nas condições de trabalho e qualidade assistencial à população
carcerária e pessoas sob medidas de segurança.
Atendimento remoto e canais de comunicação
Mesmo diante dos desafios trazidos pela situação da pandemia, CRM-PR manteve suas atividades
em pleno funcionamento durante todo o ano. Para tanto, estabeleceu com rapidez o trabalho remoto para todas as atividades
em que o teletrabalho era possível; promoveu a disponibilização da maior parte dos serviços aos
médicos e empresas via Portal
de Serviços; lançou novos canais de contato com o público, como o atendimento via WhatsApp, disponível para alguns setores e departamentos
da autarquia.
Os resultados de tais medidas podem ser conferidos em
números. No mês de setembro, o CRM-PR atingiu a marca histórica de 1 milhão de documentos emitidos via web, indicando a consolidação
do Portal de Serviços como forma de atendimento ágil, interativo, seguro e econômico. Atualmente, 93%
dos médicos ativos e 97% das empresas de serviços médicos cadastradas utilizam o sistema digital de serviços.
Também os canais de comunicação registraram grande aumento de sua audiência e alcance.
O portal do CRM-PR termina o ano com mais
de 4,5 milhões de visualizações de páginas, um crescimento de 50% em relação ao
ano anterior. Nas redes sociais, também foi registrado aumento do alcance dos canais do CRM-PR. São 17,8 mil
seguidores no Facebook, 11,6 mil no
Instagram, e 3,9 mil inscritos no
canal do YouTube.
Consolidação
da credibilidade institucional
O resultado de todo o trabalho desenvolvido pode ser percebido na consolidação
da credibilidade institucional do CRM-PR. Tanto por meio de seus canais oficiais como por meio de entrevistas à imprensa local e regional, o Conselho do Paraná
atuou de forma ininterrupta para promover as medidas de combate à pandemia, informar médicos e sociedade sobre
temas de relevância à saúde pública, orientar os profissionais em relação aos mais
diferentes assuntos.
clique para ampliarAlerta máximo do CRM-PR teve ampla repercussão
nas redes sociais e mídia (Foto: CRM-PR)
Assim, no dia 1º de dezembro, o alerta máximo
emitido pelo CRM-PR sobre a capacidade operacional do sistema de saúde recebeu ampla repercussão dos meios de comunicação e redes sociais.
Com o recrudescimento da pandemia no estado, o alerta chamava a atenção para o esgotamento da estrutura assistencial
e capacidade física e emocional dos profissionais de saúde.
Além de diversas reportagens de
TV, rádio e portais de notícias, o alerta alcançou mais de 140 mil pessoas no Facebook, com 1,7 mil compartilhamentos,
e registrou mais de 4 mil curtidas no Instagram, com 55 comentários dos internautas. Confira aqui todos os alertas emitidos pelo CRM-PR em 2020.
Atividade
judicante
clique para ampliarConselho do Paraná realizou o primeiro julgamento
online de sua história em 16 de setembro (Foto: CRM-PR)
Também uma das atribuições legais
do CRM-PR, a atividade judicante foi impactada inicialmente devido à suspensão dos prazos processuais em todo
o sistema conselhal. Com a retomada dos prazos, definida pela portaria nº 120/2020 do Conselho Federal de Medicina, houve o retorno destes
nos processos ético-profissionais (PEP) e sindicâncias, bem como em audiências, atos instrutórios
e sessões de julgamentos presenciais a partir de 21 de agosto.
Logo depois, em 16 de setembro, o CRM-PR realizou o primeiro julgamento virtual de processo ético-profissional de sua história.
O modelo inovador, amparado pela Resolução CFM nº 2.278/2020, tende a oferecer uma resposta mais rápida
à sociedade, ao mesmo tempo em que possibilita participação de denunciantes e denunciados, inibe custos
e ajusta-se às recomendações sanitárias para o distanciamento social em tempos de pandemia.
Educação Médica
clique para ampliarPrimeira palestra sobre Covid-19 do CRM-PR foi transmitida
ao vivo pelo YouTube e contou com mais de mil participantes (Foto: CRM-PR)
clique para ampliarI Fórum de Ensino Médico debateu a formação
médica em tempos de pandemia (Foto: CRM-PR)
No mês de julho, o CRM-PR realizou o I Fórum de Ensino Médico, evento online que debateu a formação
médica em tempos de pandemia. Foram mais de 800 inscritos, entre estudantes de Medicina, residentes e professores.
A segunda edição do fórum ocorreu em setembro e abordou as
mudanças para as residências médicas. Assim, o Conselho do Paraná atingiu a marca de mais de 89 mil participações em seu programa
de Educação Médica, com 152 eventos, 10.793 participantes e 233 horas/eventos ao longo de 2020.
Dia do Médico
clique para ampliarDia do Médico foi realizado em formato totalmente
online pela primeira vez em 35 anos (Foto: CRM-PR)
A celebração do Dia do Médico também passou por mudanças
devido à pandemia. Realizado pela primeira vez em formato online, o evento homenageou 125 médicos com o Diploma de Mérito Ético-Profissional
pela passagem dos 50 anos de atividade profissional ininterrupta com histórico ético exemplar. A transmissão
da cerimônia foi aberta a familiares e ao público em geral, tendo registrado mais de duas mil visualizações.
O evento também registrou a entrega
da Medalha de Lucas à pediatra Mariângela Batista Galvão Simão,
por sua destacada atuação em causas sociais e humanitárias. Nascida em Curitiba e com 40 anos de dedicação
à saúde pública, ela tornou-se a 17ª personalidade distinguida pelo CRM-PR com a medalha.
Homenagem aos profissionais
O CRM-PR encerra sua retrospectiva com uma
homenagem aos profissionais que faleceram em decorrência da Covid-19, muitos dos quais tendo contraído a doença
ao atuar na linha de frente de combate ao novo coronavírus. Desde o início da pandemia, 25 médicos e
médicas de todo o estado perderam suas vidas, não sem antes deixar um legado de amor à Medicina e dedicação
aos pacientes. Com isso, o CRM-PR agradece a todos os profissionais médicos, que perseveraram ao longo deste ano ímpar
para a Medicina, assim como seus familiares, demais colegas da área da Saúde e de apoio às atividades
médicas. O Conselho produziu vídeo de 1 minuto de duração exibindo foto e dados de cada um dos
médicos falecidos até o final de novembro, que pode ser acessado no canal do YouTube.
Confira abaixo os médicos falecidos por causa
da Covid-19 no Paraná: