09/05/2008

Residência médica e o acesso restrito a especialistas pela população é tema de Congresso

O I Congresso dos Médicos Residentes do Paraná será realizado na quinta e sexta-feira da próxima semana (15 e 16), em iniciativa do Conselho de Medicina que tem por objetivo colocar em debate os principais temas que envolvem o acesso à residência, a qualidade da formação e os problemas que envolvem a fixação dos especialistas nas regiões mais carentes, gerando excesso de demanda e dificuldades de acesso aos serviços pela população. O encontro, que terá apresentação de trabalhos científicos, ocorre na sede do CRM, em Curitiba, e vai envolver residentes, preceptores de residência e docentes de todas as regiões do Estado.


Será conferencista na abertura dos trabalhos o presidente da Sociedade Brasileira de Clínica Médica, Prof. Dr. Antônio Carlos Lopes, que ao se afastar da função de Secretário Executivo da Comissão Nacional de Residência Médica manifestou-se contrariado com a postura do governo federal de tentar transformar a residência médica em política de saúde, interferindo no ensino e explorando o residente como mão-de-obra barata. Suprir a demanda em regiões carentes de especialistas com médicos em processo de graduação se apresenta como uma questão bastante polêmica, sobretudo pelo comprometimento da qualidade da assistência oferecida à população.


O encontro terá ainda as participações de José Hiran da Silva Gallo e José Luiz Bonamigo Filho, das Comissões de Integração do Médico Jovem e Mista de Especialidades do Conselho Federal de Medicina; do presidente da Associação Nacional dos Médicos Residentes, Paulo Amaral; Renato Passini, representante da Associação Médica Brasileira na Comissão Nacional de Residência Médica; e Maria do Patrocínio Tenório Nunes, da Associação Brasileira do Ensino Médico. O Paraná tem hoje mais de 16 mil médicos ativos, sendo que 60% deles tem pelo menos uma especialidade, índice que, embora considerado positivo em termos de Brasil, está muito distante dos indicadores internacionais. Não ter pelo menos um título é motivo impeditivo de exercer a profissão médica em países da América do Norte e Europa.



I CONGRESSO DOS MEDICOS RESIDENTES DO PARANÁ


1.º Prêmio CERMEPAR de Temas Livres

15 e 16 de maio de 2008

Auditório do Conselho Regional de Medicina do Paraná
(Rua Victório Viezzer, 84, Vista Alegre, Curitiba - PR)


INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES
www.crmpr.org.br - Fone: (41) 3240-4049 - e-mail: cermepar@crmpr.org.br



PROGRAMAÇÃO OFICIAL

- Dia 15 de Maio

19h30 - Abertura Oficial

19h40 - Conferência: A RESIDÊNCIA MÉDICA NO BRASIL - Prof. Dr. Antônio Carlos Lopes, Professor titular de disciplina de Clínica Médica do Departamento de Medicina da UNIFESP, Presidente da Sociedade Brasileira de Clínica Médica e ex-Secretário Executivo da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).

20h30 - Mesa-redonda: ATUALIZAÇÕES NA RESIDÊNCIA MÉDICA
COORDENADOR: Prof. Dr. João Carlos Simões, presidente da CERMEPAR

SECRETÁRIO: Dr. Hugo Manuel Paz Morales, presidente da AMEREPAR

PARTICIPANTES:

- José Hiran da Silva Gallo, conselheiro-tesoureiro do Conselho Federal de Medicina e membro da Comissão de Integração do Médico Jovem do CFM.

- José Luiz Bonamigo Filho, membro da Comissão Mista de Especialidades e da Comissão de Integração do Médico Jovem do CFM;

- Renato Passini, Professor Doutor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e representante da Associação Médica Brasileira na Comissão Nacional de Residência Médica;

- Paulo Amaral, presidente da Associação Nacional dos Médicos Residentes (ANMR);

- Maria do Patrocínio Tenório Nunes, professora do Departamento de Clínica Médica da Universidade de São Paulo, conselheira do Cremesp, coordenadora de Residência Médica da FMUSP e representante da Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) na Comissão Nacional de Residência Médica.

21h30 - Coquetel e Lançamento do livro "Câncer: Estadiamento e tratamento", pelo Prof. Dr. João Carlos Simões



- Dia 16 de Maio

1.º Prêmio CERMEPAR de Temas Livres - Apresentação

10h às 12h - Apresentação: TEMAS LIVRES CLÍNICOS

14 às 16h - Apresentação: TEMAS LIVRES EXPERIMENTAIS

20h - Jantar de confraternização e resultado da premiação dos Temas Livres apresentados no Restaurante Madalosso, em Santa Felicidade (por adesão).



COMISSÃO JULGADORA DOS TRABALHOS CLÍNICOS

Presidente: Miguel Ibraim Abboud Hanna Sobrinho (CRMPR)

Paola Andréa Galbiatti Pedruzzi (Hospital Erasto Gaertner)

Hélio Afonso Ghizone Teive (HC/UFPR)

Carlos Henrique Ferreira Camargo (Hospital Bom Jesus/Ponta Grossa)

Éden Dal Molin (UEL)

Mauro Porcu (UEM)



COMISSÃO JULGADORA DOS TRABALHOS EXPERIMENTAIS

Presidente: Sérgio Luiz Rocha (PUCPR)

Allan Cezar Faria Araujo (Unioeste)

Luís Carlos Von Bahten (PUCPR e AMP)

Ricardo Ribeiro Gama (HUEC)

Alvo Orlando Vizzotto Junior (Hospital Santa Rita - Maringá)

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios