12/04/2017
Diretores apresentaram projeto e receberam sugestões do Conselho para melhorias
O CRM-PR representado pelo Secretário Geral, Dr. Luiz Ernesto Pujol, e pelo Conselheiro Gestor do Departamento de Fiscalização do Exercício Profissional, Dr. Carlos Roberto Goytacaz Rocha, reunidos com o Dr. Carlos Lorga e José Carlos de Abreu, respectivamente Diretor Presidente e Diretor Administrativo da FUNEAS (Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Paraná/SESA), analisaram a atual situação do Hospital Regional do Litoral, em Paranaguá, tendo por base o contido no Relatório de fiscalização de DEFEP/CRM-PR efetivada em 07/02/2017. A reunião ocorreu no último dia 6 de abril, na sala de reuniões da Diretoria do CRM-PR.
Os Diretores da FUNEAS explicitaram pormenorizadamente o Projeto Administrativo que se encontra em execução com profunda reestruturação, visando a resolução das várias dificuldades a serem enfrentadas, com ênfase aos problemas de pessoal e física e que venham a permitir pleno e eficaz funcionamento do Hospital.
Com o intuito de colaboração, os conselheiros do CRM-PR sugeriram que sejam acionados meios de comunicação à sociedade orientando-a na procura de atendimento à saúde que não se caracterizam como urgência-emergência, primeiramente em Unidade Básica de Saúde, não sobrecarregando desnecessariamente o atendimento hospitalar. Ressaltaram, também, a importância de conscientização de ente municipal quanto à sua efetiva participação nesse aspecto; a contratação de empresas que fornecem médicos terceirizados, legalmente inscritas no CRM-PR, e que disponibilizam a relação de seus médicos para comprovação de legitimidade junto ao Departamento de Inscrição e Qualificação Profissional (DEIQP/CRM-PR); a reativação da Comissão de Ética do Hospital Regional do Litoral com envio da ata de sua instalação ao CRM-PR; a oficialização, junto ao CRM-PR, dos nomes do Diretor Geral, Diretor Técnico e Diretor Clínico do Hospital Regional do Litoral e o envio das escalas de plantonistas do hospital.
O CRM-PR, confiante nos propósitos e na capacidade administrativa da atual Direção da FENAES, colocou-se à disposição da fundação em tudo aquilo que se propuserem concretizar em benefício da saúde da população que venha a necessitar do Hospital Regional do Litoral/Paranguá.