28/10/2013
Profissionais paranaenses foram homenageados pela passagem do Dia do Médico
"É a primeira vez que ficamos sabendo que uma assembleia legislativa tenha prestado um reconhecimento público de forma tão significativa aos profissionais médicos como a que esta sendo feito aqui no Paraná”. As palavras são de Jairo Sponholz Araujo, presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, um dos homenageados, ao comentar a sessão da Assembléia Legislativa do Paraná que reconheceu com diplomas de louvor a mais de 80 médicos, cujos nomes foram indicados pelas sociedades de medicina das mais variadas especialidades. Um dos homenageados foi o presidente da Fehospar, Renato Merolli.
A sessão solene foi proposta pelos deputados deputado Ney Leprevost, Líder da Frente Estadual da Saúde e Cidadania e Doutor Batista, presidente da Comissão de Saúde. Na mesma ocasião a Associação Médica do Paraná – AMP também foi homenageada pela comemoração de seus 80 anos de fundação.
PRESENÇAS
Além do deputado Ney Leprevost, a mesa foi composta pelo deputado Doutor Batista; João Carlos Gonçalves Baracho, presidente da AMP; José Fernando Macedo, vice-presidente da Associação Médica Brasileira Centro Sul; Geci Labres de Souza Junior, diretor do Hospital do Trabalhador; Jurandir Marcondes Ribas Filho, vice-líder da Frente Estadual da Saúde e Cidadania; Mario Antonio Ferrari, presidente do Sindicato dos Médicos e Rogério Mulinari, vice-reitor da Universidade Federal do Paraná
Durante sua fala, Leprevost disse que “ causou muita indignação ver representantes da classe política e do governo federal, tentando atribuir à classe médica brasileira os problemas que existem hoje na saúde do Brasil. E mais indignado ainda quando foi dito que a solução para os problemas era trazer médicos de fora. Mesmos nas manifestações populares quando aconteceram, o protesto era contra o atual sistema de saúde brasileira, contra a corrupção e contra ao desperdício de recursos no setor público.”
Mais adiante, Leprevost disse que era “um absurdo ver o governo federal deixando de investir , por exemplo, recursos no Hospital de Clinicas, em Curitiba, ocasionando o fechamento de leitos hospitalares que são fundamentais para a população mais carente de nosso estado.”
CRUZADA NACIONAL
Leprevost disse que “estamos dispostos aqui na Assembléia Legislativa a fazer uma cruzada nacional em favor do Hospital de Clínicas, da Universidade Federal do Paraná, que é o maior centro de excelência do Brasil na formação de profissionais na área médica. Não podemos concordar com esse descaso do Governo Federal para com a saúde pública que inclusive não disponibiliza o investimento de 10 por cento previsto na emenda constitucional número 29. A solução para a saúde no Brasil não se resolve com a vinda de profissionais do exterior. Mas sim em mais estrutura, medicamentos e equipamentos para que nossos médicos possam trabalhar para atender melhor as pessoas mais humildes.”
Leprevost enfatizou que “Governar sem priorizar o ser humano não é governar de forma solidária e nem cristã. Investir na saúde e na educação, isso sim é priorizar o ser humano. Conclamamos a todos a estarmos juntos para a prática de uma administração pública mais humana. Sei o quanto é difícil ser um profissional de saúde neste país. Daí nosso humilde, mas sincero reconhecimento nesta sessão solene”.
Fonte: Alep