11/05/2010

Recadastramento: prazo foi prorrogado

Médicos que ainda não se recadastraram pela internet devem fazê-lo o quanto antes para evitar sobrecarga no sistema do Conselho Federal de Medicina. Veja como dar início ao procedimento...



O prazo para o término do recadastramento obrigatório dos médicos brasileiros, que venceria no dia 11 de maio de 2010, foi prorrogado por mais seis meses. Médicos que ainda não se recadastraram pela internet devem fazê-lo o quanto antes para evitar sobrecarga no sistema do Conselho Federal de Medicina.

De acordo com o ranking nacional divulgado pelo CFM, mais de 46% dos médicos paranaenses concluíram todo o processo de recadastramento, inclusive recebendo a carteira profissional. Esta porcentagem corresponde a 7.143 profissionais com dados cadastrais atualizados junto ao CRMPR. Apesar de o Paraná ter um índice elevado de médicos recadastrados se comparado com outros Estados brasileiros, o número de médicos paranaenses que ainda não iniciaram o processo ainda é elevado (2.906).

O processo de recadastramento começa exclusivamente pelo meio eletrônico (internet). Dos 15.257 médicos aptos a fazer o recadastramento (inscrições primárias), 12.351 médicos paranaenses já se recadastraram pelo site (80,95%) e 9.674 médicos, após terem feito o recadastramento na internet, já entregaram os documentos (63,41%).

De acordo com o Conselho Federal de Medicina, a falta de atualização cadastral pode gerar desde a proliferação de falsos médicos até problemas de comunicação entre os Conselhos e médicos.



Leia atentamente as instruções abaixo:


Primeiramente acesse o link do requerimento: href="http://recadastramento.cfm.org.br/crmcad/" target="_blank">http://recadastramento.cfm.org.br/crmcad/. Após o devido preenchimento e envio eletrônico do mesmo, compareça pessoalmente a uma das sedes do CRMPR (em Curitiba ou nas href="https://www.crmpr.org.br/crm2/delegacias/" target="_blank">Delegacias Regionais espalhadas pelo Estado), munido de uma foto 3x4 recente com fundo branco, sem óculos, boné, chapéu etc, e cópia de seus documentos pessoais para conferência: RG, CPF, Título de Eleitor e diploma médico.



Caso o nome ou documento tenha tido algum tipo de alteração por motivo de casamento, separação, naturalização e outros, o requerimento do recadastramento deverá ser preenchido com os novos dados. No ato do comparecimento para efetivação do processo deverá ser apresentada uma cópia simples do documento oficial que ocasionou a alteração, juntamente com a Carteira Profissional Médica (capa verde).



Após o comparecimento para apresentação dos documentos, coleta da impressão digital e assinaturas, o requerimento passará por um processo de conferência, atualização dos dados e digitalização, ficando assim liberada a impressão da nova Cédula de Identidade Médica, impressão esta que será realizada pela Casa da Moeda do Brasil.



Após o encerramento do Recadastramento Geral dos Médicos, o CFM irá emitir certificados digitais para todos os médicos, sendo necessário, para tal, possuir os dados médicos atualizados em seus Conselhos Regionais.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios