12/06/2013

RMR próxima de conquistar indexação

Publicação lançada há 15 anos está na iminência de ser indexada na base de dados Lilacs, equiparando-se aos mais importantes periódicos científicos internacionais

clique para ampliar>clique para ampliarRevista científica foi criada há 15 anos.

A Revista do Médico Residente, publicação do Conselho Regional de Medicina que está em seu 15º ano de circulação, acaba de dar importante passo para indexação na base de dados LILACS, biblioteca virtual em saúde que se constitui no mais importante e abrangente índice de literatura científica da América do Sul e Caribe. Este objetivo vem sendo buscado desde os primeiros fascículos da revista, hoje integrada aos meios de comunicação oficiais do CRM-PR. A LILACS abrange hoje 860 periódicos em 27 países.

Dos periódicos analisados na XIII Reunião do Comitê de Avaliação e Seleção de Periódicos LILACS Brasil, realizada na BIREME/OPAS/OMS, em São Paulo, somente três foram aprovados sob implementação das recomendações de normalização, estando a RMR entre elas. De acordo com o editor João Carlos Simões, esta foi a última etapa do processo de seleção de periódicos para a base de dados LILACS, que se consolida somente mediante as adequações técnicas e editoriais exigidas.

Um dos desafios agora é ampliar o volume de contribuições de artigos – principalmente originais e de revisão - incluindo de autores de outras regiões do país, como Norte, Nordeste e Oeste.

Estender a abrangência dos autores e do número de artigos publicados por ano está entre as recomendações do Comitê.

A nova visibilidade a ser dada à revista e aos autores, com a indexação, tende a ser fator de estímulo para ampliar a colaboração com envio de artigos, como avalia o editor, que destaca a necessidade de se alcançar percentual de 50% de artigos originais para enriquecer o conteúdo de cada edição.

A Revista do Residente (ISSN 2237-7131) circula atualmente somente na versão digital, que está disponível no Portal do CRM em formato flip, no qual é possível folhear cada edição na tela do computador, imprimir e salvar os arquivos, e com uso da base do software SEER (Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas), que dá o caráter científico às publicações eletrônicas. Estão hospedadas edições desde 2010, estando em processo de digitalização as publicações anteriores, desde o seu primeiro volume, em janeiro de 1999.

Colabore com os artigos

As instruções aos autores estão descritas nas páginas inaugurais de cada uma das edições, bem como a formação do Conselho Editorial e o Conselho de Revisores. Professores, médicos e acadêmicos de Medicina podem enviar seus artigos por e-mail ao Conselho de Medicina (drjcs@uol.com.br ou revistadoresidente@crmpr.org.br). Confira abaixo os tipos de artigos que são acolhidos na publicação:

Editorial: é o artigo inicial da revista. Geralmente escrito pelo editor principal ou solicitado por ele para algum editor ou nome de relevância na área da saúde.

Artigo original: é o resultado completo de um trabalho clínico ou experimental, prospectivo ou retrospectivo, randomizado e, às vezes, duplo cego, constituído de resumo com até 300 palavras, descritores com no máximo cinco palavras-chave que estejam contidas nos Descritores de Ciências da Saúde – DeCS ou no MESH.

Não devem ser usadas palavras-chave que não constem no DecS/MESH, pois poderão ser recusadas. Incluem: introdução, métodos, resultados, discussão, conclusão, abstract, keywords e referências. As referências devem ser limitadas a cerca de trinta (30), citando todos os autores até seis. Com mais de seis autores, cita-se depois dos seis nomes a expressão et al.

Artigos de revisão: o estilo é livre, devendo ser conciso, completo e atual, acompanhado de uma análise crítica do autor. É necessário resumo e abstract. As referências são limitadas a 50.

Relato de caso: descrição de casos clínicos peculiares, geralmente raros e de interesse. Necessita resumo e abstract não estruturado. Número de autores, até seis.
Artigos de história: constituem relatos históricos sobre instituições, pessoas ilustres, técnicas e fatos da Medicina e da área da Saúde. Necessita resumo e abstract. Só é permitido um autor.

Artigo especial: são ensaios, conferências, análises críticas. Discursos escritos ou discussão de temas especiais dirigidos principalmente para a residência médica. Necessita resumo e abstract.

Nota prévia: representa uma contribuição original clínica ou técnica apresentada de maneira resumida, não excedendo 500 palavras e no máximo cinco referências.
Carta ao editor: são comentários sobre temas ou artigos publicados na Revista do Médico Residente, podendo ou não conter referências.

A MISSÃO DA REVISTA

A Revista do Médico Residente (ISSN 2237-7131), editada desde 1999, é órgão oficial do Conselho Regional de Medicina do Estado do Paraná e, com o apoio da Comissão Estadual de Residência Médica do Paraná, é editada trimestralmente com um único volume anual e tem por missão a publicação de artigos científicos da área biomédica e de artigos especiais que contribuam para o ensino e desenvolvimento da Residência Médica do Brasil. A Revista do Médico Residente aceita artigos escritos em português, espanhol e inglês nas seguintes categorias: artigos originais, artigos de revisão ou atualização, relatos de casos, ensaios, artigos de opinião, conferências, artigos de história e cartas ao editor. Outras seções poderão ser incluídas conforme o interesse do CRM-PR na divulgação de temas relevantes que não se incluam nas categorias citadas.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios