10/07/2008

RJ lança operação ¿Pressão Total' contra embriaguez no trânsito

Ação conjunta, determinada pelo governador Sérgio Cabral, é motivada pela lei seca. Objetivo é reduzir o número de acidentes envolvendo pessoas embriagadas.


Em reunião na sede da Secretaria de Segurança Pública, no Centro do Rio, o governo estadual discutiu, nesta quarta-feira (9), os ajustes finais para lançamento da operação "Pressão Total", que visa reprimir o consumo de álcool pelos motoristas. A ação deve começar na próxima sexta-feira (11).

O encontro contou com a presença de representantes das polícias Civil, Militar e Federal, do Corpo de Bombeiros e de agentes do Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

A operação conjunta, determinada pelo governador Sérgio Cabral, é motivada pela lei seca, que proíbe o consumo de álcool antes de dirigir. Segundo a Secretaria estadual de Transportes, inicialmente, os agentes utilizarão o bafômetro em 15 pontos de fiscalização permanentes durante o dia e em diversos outros durante toda a noite.

O governo do estado pretende, ainda, adquirir mais 35 bafômetros e estender a operação para outros municípios da Região Metropolitana e, posteriormente, para o interior do estado.


Ônibus do Detro vão ajudar na fiscalização

Segundo Rogério Onofre, presidente do Detro, cada equipe utilizará um bafômetro. Os 22 ônibus do Detro usados nas blitzes de combate ao transporte ilegal servirão de escritório de apoio à operação.

"Os ônibus têm computadores ligados à internet, são delegacias itinerantes. O governador enfatizou que a operação precisa ser permanente", explicou Rogério Onofre.

De acordo com o presidente do Detran, Sebastião Faria, quem se recusar a usar o bafômetro será encaminhado à delegacia mais próxima. Os motoristas alcoolizados terão seus carros e suas carteiras de habilitação apreendidos, além de receberem o auto de infração.

"Recolhe-se a carteira de habilitação e aplica-se um auto de infração no valor de R$ 957,70. Os documentos recolhidos serão encaminhados ao Detran, para que se inicie o processo administrativo", avisou o presidente do Detran.


Objetivo é reduzir número de acidentes

De acordo com a Secretaria estadual de Transportes, em média, sete pessoas morrem por dia em acidentes de carro no Rio de Janeiro. O objetivo é reduzir, ainda no primeiro mês da operação, em até 50% o número de acidentes decorrentes de veículos dirigidos por pessoas embriagadas.

O secretário de Transportes, Julio Lopes, acredita que o aumento da fiscalização pode incentivar as casas noturnas a oferecer transporte para seus clientes, de forma que eles possam se divertir, sem se preocupar com a volta para casa.

"Já existem restaurantes oferecendo transportes para seus clientes. Esperamos que isso se torne uma saudável rotina na vida noturna da cidade", sugeriu Julio Lopes.


Fonte: G1

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios