11/11/2024

Quatro em cada dez médicos do Paraná atuam como generalistas

Do total de 38,5 mil médicos inscritos e ativos no CRM-PR, 42% são médicos generalistas. Profissionais desempenham destacado papel na rede pública de saúde dos municípios

clique para ampliarclique para ampliarCRM-PR inicia campanha de valorização do médico generalista (Foto: CRM-PR)
O Paraná conta atualmente com mais de 16 mil médicos generalistas atuando em todo o estado. Tais profissionais, que representam 42% do total de 38,5 mil médicos inscritos e ativos no Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR), estão localizados em praticamente todos os municípios paranaenses, com importante atuação na rede pública de saúde. Somente em Curitiba, são 1.281 médicos generalistas contratados pela Secretaria Municipal de Saúde. 

“O Conselho de Medicina do Paraná considera de grande importância a valorização desses profissionais, que estão à frente do atendimento à população paranaense, seja em instituições de saúde pública ou na rede privada”, ressalta o presidente do CRM-PR, Romualdo José Ribeiro Gama.

Muitos dos médicos que atuam como generalistas são também profissionais em início de carreira. Todos os anos, o Conselho registra aproximadamente três mil primeiras inscrições, sendo a maior parte médicos recém-formados. “É importante destacar o papel tanto do profissional que decide se especializar em alguma área como também daquele que opta por atender o paciente em sua integralidade, pois, do ponto de vista de saúde pública, ambos são essenciais ao acesso da população a uma saúde de qualidade”, ressalta o 1º secretário, Fernando Fabiano Castellano Junior.

Para destacar a importância desses profissionais para a sociedade, o CRM-PR dá início a uma campanha de valorização do médico generalista, em agradecimento ao trabalho desempenhado. "Essa campanha tem como objetivo dar visibilidade ao médico generalista, que desempenha um papel fundamental na vida e saúde de tantos pacientes", destaca o vice-presidente da autarquia, Eduardo Baptistella.

Perfil do médico generalista no Paraná

De acordo com dados da Demografia Médica 2024, elaborada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), do total de 16.233 médicos generalistas inscritos no Estado do Paraná, 37% (5.934) estão situados na capital, sendo que os demais 63% (10.299) encontram-se nos demais municípios do interior do Paraná. Segundo dados do CRM-PR, as cidades de Maringá e Londrina são as que detêm o maior número de generalistas depois da capital, com 1.227 e 1.089 profissionais, respectivamente. Cascavel vem na sequência, com 830 médicos generalistas. 

A idade média desses profissionais é de 36 anos, com pouco mais de 9 anos de formados. A divisão entre gêneros é bastante equilibrada: 51% do total são médicas e 49%, médicos. Outro dado relevante mostrado pelo levantamento é que a maior parte desses profissionais está na faixa etária de até 29 anos. Acesse os dados completos aqui

Escolas médicas e residência médica

O Paraná conta atualmente com 22 escolas médicas instaladas, divididas em três federais, seis estaduais e 13 privadas. Em todo o Estado, a oferta de vagas soma 2.333. A capital conta com o maior número de escolas e vagas ofertadas: são cinco escolas médicas com um total de 759 vagas. Maringá é a segunda cidade do estado com maior número de escolas e vagas ofertadas, com três instituições e 438 vagas.

Londrina, Cascavel e Guarapuava dispõem de duas escolas médicas cada uma e os municípios de Campo Mourão, Toledo, Pato Branco, Ponta Grossa, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu, Umuarama e Pinhais são sede de uma escola médica cada.

Após a graduação, os médicos que optam pela especialização podem buscar a formação por meio de programas de residência médica. De acordo com o estudo “Demografia Médica no Brasil 2023”, elaborado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e Associação Médica Brasileira (AMB), em 2021, o Estado do Paraná dispunha de 62 instituições que ofertavam programas de residência médica.

No total, os 439 programas de residência somavam 2.482 vagas nas diferentes especialidades médicas, das quais 1.022 eram referentes a programas de R1. 

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios