20/03/2023
Médico e escritor dedicou mais de três décadas de sua carreira ao cuidado da saúde mental dos iguaçuenses. Ele foi presidente da Associação Médica do Paraná no período de 1987 a 1989
O psiquiatra José Elias Aiex Neto (CRM-PR 5.312) recebeu o título de cidadão honorário na Câmara Municipal de Foz do Iguaçu, na noite de sexta-feira (17). A solenidade teve início às 18h30 e foi prestigiada por lideranças locais, colegas de profissão, integrantes da sociedade civil e familiares. A proposição da homenagem partiu do vereador Adnan El Sayed.]
Natural de Sertanópolis, o Dr. José Elias Aiex Neto é filho de Abdala Elias Aiex e Mercedes Galante Aiex, e tem um irmão médico, o também psiquiatra Nelson Elias Aiex (CRM-PR 7.072), com residência em Francisco Beltrão. O Dr. José Elias casou com Jane Eliza Demarco Aiex e tem dois filhos: Antônio Emílio e Isabele.
Formou-se em Medicina pela Universidade Federal do Paraná em 1975, tendo concluído a residência em Psiquiatria em 1978. No período de 1987 e 1990 ele ocupou o cargo de presidente da Associação Médica do Paraná, onde já tinha ocupado outras funções diretoras. Entre maio e dezembro de 1992 atuou como secretário municipal de Saúde de Foz do Iguaçu, cidade onde se radicou em 1991. Depois, de janeiro de 2005 a setembro de 2007, trabalhou como secretário municipal Antidrogas de Foz.
Ainda, foi um dos fundadores do Centro de Direitos Humanos de Foz, onde ocupou a presidência e exerceu a função de conselheiro fiscal. Foi presidente e vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde. Foi, também, presidente da Associação Médica de Cascavel e da Academia de Cultura de Foz do Iguaçu, da qual foi membro fundador. Venceu concursos literários e participou de inúmeros eventos científicos, entre congressos, fóruns e conferências, com vários trabalhos apresentados. Aiex publicou alguns livros, dentre eles “Vida em busca de discernimento”. Ainda escreveu diversos artigos e correspondeu com diversos veículos de comunicação do País.
O Dr. Aiex lutou na linha de frente pela implementação e defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e cooperou com a área de saúde mental, com ênfase na proteção, promoção, prevenção e assistência à saúde. Trinta anos da vida do médico foram dedicados no cuidado à saúde mental dos iguaçuenses.
Conselheiro no CRM-PR e com atuação em Foz do Iguaçu, o médico Victor Emmanuel Evangelista da Silva dirigiu cumprimentos ao homenageado, assim como o diretor Valter da Cruz Teixeira e demais membros da Representação Regional do Conselho de Medicina naquela cidade das Três Fronteiras.
Presenças
Dentre os vereadores estavam também: Jairo Cardoso (União)- 1° secretário da Casa, que realizou a leitura do pergaminho; Marcio Rosa (PSD), vereadoras: Protetora Carol Dedonatti (PP) e Yasmin Hachem (MDB). O vice-prefeito, Delegado Francisco Sampaio, também estava presente.
Mário Sérgio Cerci, professor do curso de Medicina da UFPR, falou na tribuna, prestando homenagem ao amigo de turma de faculdade, Dr Aiex: “Sou felizardo de conviver com Aiex há praticamente 50 anos e posso testemunhar que ele sempre uma pessoa que nunca mediu esforços para ajudar os menos favorecidos. Sei dos valores que ele segue e sempre seguirá”.
O presidente da Casa, vereador João Morales (União), ressaltou: “Eu, desde menino, ouço falar do Dr. Aiex. Foz se alegra em ter o senhor como cidadão honorário. É uma justa homenagem e o mínimo que podemos fazer”.
A entrega do pergaminho foi feita pelo proponente, vereador Adnan El Sayed (PSD) e também pelo presidente do Legislativo, vereador João Morales (União).
O vereador Marcio Rosa (PSD) afirmou: “lembro do senhor, em especial, que é alguém que lutou para ser mais humano e que todos fossem iguais. Dessa vida só se leva a vida que se leva. Parabéns ao Dr. Aiex, um grande pai, grande amigo e grande homem”.
Pronunciamento do mais novo cidadão honorário de Foz
“Agradeço e saúdo a todos aqui presentes, não esperava. Agradeço a minha família, amigos, médicos, agradeço a todos que vieram e tenho certeza que vieram aqui com a intenção de confraternizar conosco. Cabe a mim aceitar essa homenagem com muita alegria. Sou miscigenação, que é a marca do nosso povo. Eu escolhi como causa de vida os portadores de sofrimento psíquico”. Ele encerrou seu discurso, memorando as lutas da vida, com trechos da canção de Milton Nascimento: “Eu Caçador de mim" e “Seguindo em frente”, de Almir Sater.
Pronunciamento do proponente da honraria
O proponente da honraria, vereador Adnan El Sayed (PSD), relatou um pouco da história de como surgiu a ideia de homenagear Dr. Aiex. “Ele merece esse prêmio, meu pai também sempre dizia: leia algum livro dele, vai te agradar bastante. Fiquei com esse nome no imaginário até que depois de adulto nos encontramos em várias lutas. A quantidade e qualidade dos presentes aqui é a prova que nossa decisão foi correta. Temos de valorizar quem contribuiu com Foz, o que temos de mais rico: as pessoas que lutam em nossa cidade, que dedicaram suas vidas por uma causa. Por isso, a homenagem ao Dr. Aiex é a toda uma geração que o acompanha e está aqui presente. Esse gesto profundo, simbólico é concreto, de prestígio e de admiração que todos nós temos pelo senhor. A maior glória de um povo são pessoas que contribuem para desenvolvimento econômico e social da nação. Obrigado por tudo o que o senhor fez, por Foz e pela humanidade”.
Fontes: Catve, Câmara Municipal de Foz e CRM-PR