21/09/2012

Propostas de médicos candidatos a vereador em Curitiba

Corrida ao legislativo municipal tem 650 postulantes às 38 cadeiras, oito deles são médicos.


A corrida à Câmara Municipal de Curitiba nestas eleições de 2012 começou com 650 candidatos buscando preencher as 38 vagas. São, aproximadamente, 1,1 milhão de eleitores em condições de votar no próximo dia 7 de outubro, sendo que há candidaturas que ainda estão em análise pelo Tribunal Regional Eleitoral. No pleito de 2008, o total de postulantes ao legislativo da capital tinha chegado a 858. No âmbito do Estado todo, são 130 os médicos concorrentes, sendo 71 a vereador, 26 a vice-prefeito 33 a prefeito.

Todos os nomes de candidatos, números e coligações estão disponíveis no portal do TRE/TSE. O Conselho de Medicina do Paraná, com o objetivo de contribuir para este processo democrático de indicação de nossos representantes políticos, vem promovendo encontros com os candidatos ao executivo municipal em sua sede. Rafael Greca foi o primeiro, em sabatina realizada no dia 10 de setembro, Ratinho Júnior alegou problema de agenda em sua ausência no dia 17. Luciano Ducci apresentou suas propostas no dia 24, enquanto Gustavo Fruet deve comparecer ao CRM no dia 27, das 20h às 21h, em evento presencial dirigido aos médicos e pela internet a todos os interessados.

Agora, em reforço à iniciativa, o CRM-PR apresenta os oito candidatos médicos e suas propostas à vereança de Curitiba, já que outros dois não consolidaram suas candidaturas. Foi destinado igual espaço para os postulantes, com o Conselho ressaltando a sua isenção no processo, respeitando a autonomia dos eleitores - o que inclui os eleitores médicos - na escolha de seus candidatos, independente da formação ou atividade desempenhada. A apresentação dos médicos e suas propostas atende à reivindicação da própria classe médica, atenta à possibilidade de voltar a contar com representantes da profissão no legislativo municipal.


CONHEÇA OS CANDIDATOS MÉDICOS A VEREADOR E SUAS PROPOSTAS:



Dra. Catarina Tavares da Silva - 15815



Currículo:

Funcionária do serviço público há mais de 30 anos, teve a oportunidade de chefiar o Centro Regional de Especialidades Kennedy por cinco anos. "Lá podíamos ainda atender a população com dignidade através da procura direta."



Propostas:


- Contratação de profissionais nas diversas especialidades com salários dignos e atrativos.


- Convênios com serviços de especialidades, para tornar a parceria viável entre hospitais e prefeitura, poder-se-ia fazer um remanejamento da carga tributaria para os estabelecimentos que se propõem a atender a demanda gerada pela prefeitura.


- Nas unidades 24 horas viabilizar o número de profissionais suficientes para que a equipe não seja sobrecarregada com um numero abusivos de pacientes com pausa de 15 minutos a cada hora, como rege a CLT.


- Reconhecimento da insalubridade para todos os profissionais da saúde com todos os direitos que isso acarreta.


- Creches para os profissionais da saúde, como é cobrado dentro das leis para outras categorias de profissionais.


- E, sobretudo, respeito e dignidade para os profissionais da saúde e os pacientes.




Dr. Laércio Lopes de Araújo - 70707


Currículo:


Formado pela UFPR em 1985, foi diretor de saúde e secretário de saúde de vários municípios do Estado do Paraná e do Estado de São Paulo. Tem atuado decididamente na defesa das prerrogativas dos profissionais médicos e, como bacharel em Direito, também pela UFPR, tem atuado na defesa de colegas junto ao Conselho. Propôs a criação da Coordenadoria do Serviço Médico e Odontológico municipal, órgão especial da Secretaria Municipal de Saúde, como programa para o futuro governo da Cidade.



Propostas:


- Lutar não apenas por mais remuneração, mas para além disso, criar um espaço de dignidade para o médico, o odontólogo e o paciente.

- Criação da Coordenação do Serviço Médico e Odontológico do Município de Curitiba como órgão especial vinculado à Secretaria Municipal de Saúde.

- Exigir o respeito absoluto às prerrogativas e ao desempenho das atividades médicas, impedindo que lhe sejam roubadas autonomia, independência e compromisso com sua profissão.

- Universalização efetiva da prestação dos serviços de saúde, com a supressão de quaisquer exigências para o atendimento nos postos de saúde que não sejam o agendamento das consultas eletivas.

- Disponibilização de uma infra-estrutura digna, higienizada, com segurança para o médico, o odontólogo e a população nos serviços de saúde, com mais limpeza e mais segurança no trabalho.

- Aproximação da Coordenação do Serviço Médico e Odontológico com o CRM e CRO fazendo com que os conselhos tenham efetiva participação na gestão da saúde e na comprovação do respeito à dignidade do profissional.

- Passar a respeitar as exigências de números de profissionais em ralação à população residente da OMS.



Sites:

href="http://www.drlaercio70707.com.br" target="_blank">www.drlaercio70707.com.br


href="http://drlaercio70707.blogspot.com.br" target="_blank">http://drlaercio70707.blogspot.com.br


href="http://drlaercioaraujo.blogspot.com.br" target="_blank">drlaercioaraujo.blogspot.com.br





Dra. Liliane Mara Passos Barboza Johnscher - 19999



Currículo:


Formada pela UFPR em 1989, Liliane atende em seu consultório particular. "Sou daquelas médicas que ainda olham para cada paciente como se fosse sua mãe, irmã ou filha", comenta. Também foi funcionária da extinta Clinihauer por 14 anos, onde criou o serviço de Ginecologia e Obstetrícia. "Aprendi com meus professores que muito mais que títulos, um médico precisa avaliar minuciosamente cada um de seus pacientes e dedicar-se à cura ou melhora de suas queixas", completa a candidata.



Propostas:


- Centros de especialidades, sendo que os pacientes serão triados no posto de saúde e encaminhados à unidade correspondente. Neste centro o paciente terá atendimento multidisciplinar contando com médicos, enfermeiros, laboratório, nutricionistas e fisioterapeutas quando necessário.


- Como a dificuldade de contratar especialistas pela Prefeitura é real, acredito que uma parceria entre Prefeitura e Universidades seja possível. Assim, o centro terá um médico responsável pelo protocolo de atendimento e supervisão médica, além de residentes das referidas especialidades atendendo a população (aos moldes do H.C.), complementando sua formação e renda, com oportunidade futura de permanecer no serviço. Com os centros de especialidades, além de melhorar a qualidade do tratamento dos usuários do serviço, haverá uma redução do volume de pacientes em postos de saúde.


- Para que um serviço de saúde funcione adequadamente, o profissional médico há que ser bem remunerado, pois não é com baixos salários que mobilizaremos profissionais capacitados para o atendimento ao público.



Dra. Maria Letícia Fagundes - 43180



Currículo:


Formada pela Faculdade Evangélica do Paraná e pós-graduada pela USP. Há 26 anos atua como ginecologista. Também é médica legista no Instituto Médico Legal e presidente da Associação Paranaense dos Médicos Legistas. Neste posto faz frente aos direitos dos trabalhadores do IML e defende a humanização do trabalho para melhorar o atendimento à população. Na área social, realiza trabalhos voluntários de divulgação da Lei Maria da Penha e conscientização da violência contra a mulher.



Propostas:


- Lutar pela melhoria da remuneração e dos planos de carreira dos profissionais da Rede Municipal de Saúde, melhorando a qualidade do atendimento à população.


- Incentivar a criação de Programas de Prevenção de Doenças e de Atenção à Saúde, prevenindo e controlando doenças crônicas.


- Propor melhorias e valorização da equipe que atende no Samu e Siate, equipando melhor e promovendo a capacitação.


- Propor a participação dos médicos no envio das ambulâncias aos locais de atendimento.


- Fazer com que o atendimento e avaliação no serviço de emergência seja feito por um médico.


- Criar programas de assistência continuada para doenças crônicas, tais como hipertensão e diabetes, por clínico, endócrino e cardiologista com assistência sistematizada nas unidades de bairro e fornecimento de medicação.


- Revisão do acordo entre município e a remuneração dos médicos e o orçamento que é dedicado aos grandes hospitais de trauma. Como isto é papel do município e negociado pela Secretaria de Saúde, deve passar pela Câmara Municipal.


- Propor a criação de uma ouvidoria que estabeleça comunicação permanente entre médico e a SMS.



Site:


href="http://www.marialeticiafagundes.com" target="_blank">http://www.marialeticiafagundes.com





Dr. Paulo Francisco Coelho Soares - 20012



Aguardando informações.


Dr. Rodrigo Leite de Morais - 20200



Currículo:


Graduado pela UFPR em 2001, com residência em Neurocirurgia e tendo realizado cursos e estágios nos Estados Unidos e Alemanha, atualmente cursa pós-graduação em Gestão Empresarial da Saúde pela PUC-PR e trabalha nos Hospitais Erasto Gaertner, Cruz Vermelha, Ônix e São Vicente. É membro eleito do Conselho de Administração da Liga Paranaense de Combate ao Câncer do Hospital Erasto Gaertner há 3 anos.



Propostas:


- Programa Homem Curitibano - prevenção das principais doenças que afetam o homem, como Câncer, Hipertensão, Diabetes, "AVC", Infarto do miocárdio, entre outras.


- Ônibus das especialidades - serão consultórios móveis, utilizados para algumas especialidades a fim de disponibilizar maior oferta de consultas com especialistas em curto prazo e facilitar o acesso das pessoas que possuem dificuldades para ir até um centro de especialidades.


- Criação de 4 novos centros de especialidades com o objetivo de, a longo prazo, zerar a fila de espera para consultas com especialistas. Ampliação da rede de atendimento de serviços de média e alta complexidade.


- Valorização dos profissionais da saúde com redução da sobrecarga de trabalho, educação continuada e plano de aumento salarial.


- Informatização da Saúde: disponibilizar para todas as unidades de atendimento o acesso ao histórico do paciente, aos exames de imagem e laudos através de prontuário eletrônico.


- Programas de orientação às crianças e adolescentes sobre temas relacionados à saúde, uso de drogas e álcool. Inclusão e defesa dos interesses da pessoa com deficiência.


- Adequação dos programas já existentes na área da saúde em Curitiba.



Dra. Rosa Maria Chiamulera - 12333



Currículo:


Formada em Pedagogia pela UFPR, em Medicina pela PUCPR e Direito pela UTP, com pós-graduação em Saúde Pública pela USP. Estudou e fez estágios em clínicas e hospitais de Londres e trabalhou nas Nações Unidas, em Nova Iorque. Foi médica sanitarista do Depto. De Meio Ambiente da Itaipu Binacional. Trabalhou na Secretaria de Saúde do Paraná como chefe da Unidade de Saúde Ouvidor Pardinho. Foi vereadora de Curitiba de 1983 a 1996, quando apresentou diversos projetos nas áreas de Saúde, Educação e promoção da mulher. Atualmente trabalha na U.S. Mãe Curitibana no tratamento contra o tabagismo.



Propostas:


- Pleitear junto ao Prefeito a contratação de mais médicos para atender a população, não só no atendimento básico de saúde, mas também na área de especialidades, tais como ortopedia, neurologia, endocrinologia, psiquiatria e dermatologia. Orientação geral junto ao corpo clínico: enfatizar sempre a prevenção das doenças e a promoção da saúde.


- Solicitar junto ao senhor Prefeito, a construção de piscinas térmicas (pelo menos uma em cada distrito sanitário), para que as crianças, os jovens, os adultos, e os idosos possam usufruir da natação, da hidroterapia, e da hidroginástica, como método terapêutico e preventivo. Para tal, solicitar o auxílio dos cursos de Fisioterapia e Educação Física das diversas universidades existentes na capital.


- Lutar por um melhor salário ao Servidor Público da Saúde, criar creches nas Regionais de Saúde, para atender os filhos destes funcionários e disponibilizar a eles o uso do Armazém da Família.


- Promoção de cursos de reciclagem de conhecimento e atitudes no ambiente de trabalho, para os Servidores Públicos Municipais.


- Construção imediata de clínicas, ou execução de convênios, para tratamento de dependentes químicos.



Site:


href="http://rosamariachiamulera.com.br" target="_blank">http://rosamariachiamulera.com.br




Dra. Sônia Braga - 15999



Currículo:


Médica psiquiatra, funcionária pública estadual, exerceu suas funções no Centro Psiquiátrico Metropolitano e pertence ao Centro de Letras do Paraná. Iniciou-se na política quando compreendeu que a eficiência da Saúde Pública depende diretamente da competência do Estado; sempre foi muito sensível ao sofrimento dos doentes e de suas famílias face às carências de recursos para os tratamentos adequados.




Propostas:


- Defensora do meio-ambiente e dos direitos dos animais.


- Trabalhar para um melhor aproveitamento das verbas públicas, que resulte em melhor atendimento aos pacientes e melhor remuneração aos médicos.


- Representa os anseios dos cidadãos por uma política, na Câmara de Vereadores, digna e verdadeiramente comprometida com os reais interesses da população.


- Brasileira, de coração apertado, quer atender ao chamado interno do dever que conclama todos os cidadãos à participação política ativa e corajosa, e ao voto consciente, para o que defende a instituição do ensino da política desde o primeiro grau até a universidade.



Site:


href="http://soniabraga15999.com.br" target="_blank"> soniabraga15999.com.br

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios