17/02/2020
Médicos obtiveram títulos nas áreas de Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Psiquiatria, Medicina de Família e Comunidade, Ortopedia e Traumatologia, Cirurgia Geral e Anestesiologia; esta foi a 10ª edição do programa
A Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Escola de Saúde Pública da Secretaria Municipal de Saúde (Sems), realizou na noite da última sexta-feira (14), a formatura da 4ª Turma do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde e também a formatura da 10ª turma do Programa de Residência Médica do município.
A solenidade foi realizada no plenário da Câmara Municipal, com a entrega dos certificados de conclusão aos 38 médicos formados nas áreas de pós-graduação em cursos de extensão, aperfeiçoamento, além de especialização, com duração de até três anos, oferecidos pela Escola de Saúde Pública da Sems, que utiliza os equipamentos do serviço público da cidade como campo de ensino.
A solenidade foi conduzida pelo presidente da Comissão de Residência Médica, Dr. Carlos Maurício Correa dos Santos (CRM-PR 19.254), e pela secretária municipal de saúde do município, Débora Chemin. Foi prestigiada por familiares dos formandos, convidados e profissionais da área de saúde. O presidente Roberto Issamu Yosida representou o Conselho Regional de Medicina do Paraná, dirigindo mensagem de congratulações aos titulados.
“Onze áreas da Saúde são contempladas pelo programa de residência médica e multiprofissional realizado pela Prefeitura de São José dos Pinhais através da secretaria de Saúde e Escola de Saúde Pública”, explica a secretária Débora Chemin.
O programa, segundo Débora, “forma médicos especialistas em Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Psiquiatria, Medicina de Família e Comunidade, Ortopedia e Traumatologia, Cirurgia Geral e Anestesiologia, além dos profissionais da residência multiprofissional especializada em Saúde da Família, Urgência e Emergência”, frisa a secretária.
Os novos médicos especialistas atuaram, durante os cursos, no Hospital e Maternidade Municipal de São José dos Pinhais (HMMSJP), em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e também no Centro de Especialidades Médicas (CEM) da cidade, sempre supervisionados e orientados por profissionais do SUS, preceptores do município.
Referência
Além da formação e qualificação profissional para o Sistema Único de Saúde (SUS), o programa com vínculo no Ministério da Saúde e Educação, faz de São José dos Pinhais referência pelo desenvolvimento de estratégias de ação para execução de Políticas de Educação Permanente de Saúde na cidade, promove a fixação de profissionais no município e transforma, ao mesmo tempo, cada unidade de atendimento público em uma unidade de ensino.
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais.