18/03/2020
Iniciativa da Fundação Araucária e Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior tem recurso total de R$ 8 milhões em quotas institucionais de bolsas de extensão
Considerando as Declarações de Emergência em Saúde Pública de Importância Internacional e Nacional pela Organização Mundial da Saúde, e portarias, leis e decretos afins que integram o Plano de Contingência Nacional para Infecção Humana pelo novo Coronavírus (2019-nCoV), a Fundação Araucária, em parceria com a Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) e a Secretaria de Estado da Saúde (SESA), lança o Programa de Apoio Institucional para Ações Extensionistas de Prevenção, Cuidados e Combate à Pandemia do Coronavírus. O recurso total destinado a este edital é de R$ 8 milhões. A submissão eletrônica das propostas poderá ser feita até o dia 23/03 e a divulgação dos resultados será realizada no dia 24/03.
“O Paraná é um dos estados mais bem preparado para enfrentar essa pandemia do Coronavírus. Com isso, nos sentimos na obrigação de disponibilizar todos os recursos possíveis para auxílio no combate e prevenção dessa doença. Para que essa ação se efetive contamos com o apoio da comunidade científica”, destacou o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig.
Este edital pretende conceder quotas institucionais de bolsas de extensão às Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES) do Estado do Paraná para o desenvolvimento de projetos voltados a ações de Prevenção, Cuidados e Combate à Pandemia do novo Coronavírus. As atividades desenvolvidas terão a supervisão da Secretaria de Estado da Saúde (SESA) e serão executadas nos locais por esta designados.
“Vivemos em um momento de que precisamos muito da ajuda do grande número de pesquisadores renomados e capacitados que o Paraná possui. Temos certeza de que juntos conseguiremos combater esta pandemia”, afirmou o diretor científico, tecnológico e de inovação da Fundação Araucária, Luiz Márcio Spinosa.
A chamada pública é destinada prioritariamente a egressos e alunos de cursos da área de Saúde, os quais, neste último caso, estejam cursando os dois últimos anos de formação de seus respectivos cursos, e de forma complementar, a profissionais de outras áreas que desejem atuar junto a tais projetos de extensão, os quais receberão bolsas para desenvolverem ações preventivas, de esclarecimento público, de levantamento de dados e de combate à pandemia do novo Coronavírus.
“Essa é uma oportunidade que atende a necessidade do povo do Paraná. Seguindo a determinação do governador Carlos Massa Ratinho Júnior, vamos abrir, em parceria com a Fundação Araucária e as universidades estaduais, um edital para estudantes e recém-formados da área da saúde atuarem como bolsistas em projetos de extensão. Com isso, contribuímos no enfrentamento da propagação do coronavírus e com o tratamento das pessoas infectadas”, disse o superintendente de ciência, tecnologia e ensino superior, Aldo Bona.