20/05/2020
Profissionais do SUS da linha de frente de combate à pandemia terão suporte psicológico
Projeto desenvolvido pelo Ministério da Saúde e HC de Porto Alegre, com apoio de profissionais de diversas universidades,
contará com central de atendimento que prestará serviço de teleconsulta
Já está disponível o serviço
de suporte psicológico para os profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate à
Covid-19 em todo o país. O projeto TelePSI, desenvolvido pelo Ministério da Saúde e Hospital de Clínicas
de Porto Alegre (HCPA), prestará serviços de teleconsulta psicológica por meio de uma central de atendimento
que funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, pelo 0800 644 6543.
A iniciativa é um reconhecimento da necessidade de apoio a esses profissionais
que, pelo trabalho intenso, com riscos de contaminação elevados e condições adversas, podem desenvolver
quadros de ansiedade, depressão, irritabilidade, transtornos de estresse agudo, entre outros problemas. O projeto deve
funcionar até setembro e conta com um investimento federal de R$ 2,3 milhões.
Clique para ver a apresentação completa do TelePSI
O projeto contou com a colaboração de diversas universidades
brasileiras. Os professores do Curso de Medicina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Drs. Raffael Massuda e Marco
Antonio do Socorro Ribeiro Bessa, que é conselheiro do CRM-PR, estão entre os profissionais que participaram
da elaboração do material de apoio para o atendimento psiquiátrico aos profissionais de saúde
durante a pandemia da Covid-19.
“Com
esta iniciativa, vamos prestar assistência a todos os profissionais de saúde que estão precisando de apoio
neste momento tão difícil, que é estar à frente do combate de uma pandemia. É fato que
houve aumento significativo de profissionais com sintomas de estresse, ansiedade e depressão. Com o TelePSI, conseguiremos
evitar que esse sofrimento psíquico se agrave e se transforme em algo mais grave”, explica a diretora substituta
do Departamento de Ações Programáticas Estratégicas do Ministério da Saúde, Maria
Dilma Teodoro.
A central de
atendimento para apoio psicológico é formada por 36 profissionais de Psicologia e Psiquiatria, que foram selecionados
por edital e capacitados para o projeto. O canal é destinado a todos os profissionais das 14 categorias da saúde
que atuam nos atendimentos relacionados à Covid-19 e que sintam a necessidade de suporte neste momento, como médicos,
enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, biomédicos e farmacêuticos.
O projeto-piloto de âmbito nacional
prevê atendimento a pelo menos 10 mil profissionais de saúde, podendo ser expandido de acordo com a procura.
É a primeira vez que a psicoterapia será utilizada no teleatendimento em um contexto de pandemia, por isso,
a ação subsidiará pesquisas sobre a eficácia de diferentes modalidades de psicoterapia. O projeto
também irá disponibilizar materiais como manuais, vídeos e sessões simuladas para que a experiência
possa ser replicada em outros locais. a proposta é também oferecer material como manuais e vídeos
produzidos para que a experiência possa ser replicada em outros locais.
A iniciativa também conta com o apoio da Organização Pan-Americana
de Saúde (OPAS), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP), Universidade
Federal de Ciência da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande
do Sul (PUC-RS); Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Associação de Psiquiatria do Rio Grande
do Sul (APRS), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do Paraná (UFPR), e Hospital das
Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP).
COMO SERÁ FEITO O ATENDIMENTO
No primeiro contato, após uma avaliação, o profissional do projeto selecionará
a melhor abordagem e tratamento para o paciente naquele momento. A teleconsulta será feita por videochamada, utilizando
estratégias de intervenção em situação de crise, por meio de psicoeducação,
psicoterapia cognitivo-comportamental e psicoterapia interpessoal. Os pacientes que forem identificados com potencial de risco ou sintomatologia muito intensa serão encaminhados
para avaliação psiquiátrica. Se houver necessidade de medicação, o profissional será
encaminhado para a rede de saúde local.
Aqueles
que tiverem indicação para intervenção psicoeducativa contarão com materiais e vídeos
produzidos pela equipe técnica responsável pelo projeto, coordenada pelo médico e doutor em psiquiatria
Giovanni Abrahão Salum, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
"Esperamos que os profissionais obtenham alívio
para o seu sofrimento utilizando o que já se sabe de intervenções que funcionam e que têm base
científica. O projeto testará também que tipo de técnica pode ser mais adequada para essas situações
de crise", reforçou o coordenador.
SUPORTE
TÉCNICO
Para os especialistas
que atuam no projeto serão disponibilizados manuais com o modelo de atendimento terapêutico desenhado no projeto.
Até o momento, dois manuais sobre Telepsicoeducação foram lançados, além dos manuais de
Telepsicoterapia Cognitivo-Comportamental Breve e Telepsicoterapia Interpessoal Breve. O projeto disponibiliza ainda vídeo-aulas
sobre como aplicar os manuais na prática e exemplos de sessões simuladas, com personagens fictícios,
para facilitar a disseminação das técnicas utilizadas no projeto.
Além deles, a versão preliminar de 28 vídeos sobre psicoeducação
foram elaborados e já estão disponíveis para ajudar nas psicoterapias. Todos os materiais podem ser encontrados
na plataforma do TelePSI.
Para acessar a plataforma do TelePSI, clique aqui!
O Ministério da Saúde já havia disponibilizado atendimento psiquiátrico
para profissionais de saúde da estratégia “O Brasil Conta Comigo”. Por meio do programa, o Ministério
da Saúde contratou 388 profissionais de saúde para reforçar à assistência prestada à
saúde da população do estado do Amazonas.
TeleSUS
O
TelePSI faz parte da estratégia TeleSUS, que oferta teleatendimento clínico para que a população
não precise sair de casa para receber diagnósticos e orientações sobre sinais e sintomas de infecção
por coronavírus. Com os serviços do TeleSUS - Disque Saúde 136, Chatbot disponível na página
do Ministério da Saúde (www.saude.gov.br)
ou pelo aplicativo Coronavírus SUS - qualquer pessoa pode tirar dúvidas e até se consultar com um profissional
de saúde. Além disso, o Ministério da Saúde, por meio de busca ativa, entra em contato, por telefone,
para monitorar a saúde da população.
Até o momento, 28,1 milhões de pessoas já buscaram os serviços do TeleSUS. Deste
total, 3,4 milhões de pessoas permanecem em acompanhamento.
Fonte: Agência Saúde