04/07/2016
Manoel Augusto Cavalcanti, que seguiu os passos do pai na Medicina, está se aposentando na docência
O Prof. Manoel Augusto Ribas Cavalcanti (CRM-PR 3.640), que vinha respondendo pela chefia do Departamento de Cirurgia do Hospital de Clínicas, foi homenageado pelo Setor de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Paraná. Formado há 43 anos, ele está se aposentando na docência. Ele tinha seguido os passos do pai, Manoel Stenghel Cavalcanti, Professor Emérito da Federal, falecido em 2008.
A solenidade foi realizada no final de junho, no auditório da Ortopedia, e prestigiada por diversas autoridades, incluindo o reitor da UFPR Zaki Akel Sobrinho; o vice-reitor Rogério Mulinari; o coordenador do curso de Medicina Edison Tissot, a diretora do setor de Ciências da Saúde da UFPR, Claudete Regiane; o superintendente do CHC, Flavio Daniel Tomasich; o diretor de Atenção à Saúde do HC e conselheiro do CRM-PR, Adonis Nasr; o médico e ex-conselheiro Antonio Kuster; e o presidente da Fecomércio-PR, Darci Piana.
Depois de 50 anos na Medicina (dentre faculdade e vida profissional), o cirurgião plástico se despediu profissionalmente do Complexo Hospital de Clínicas (HC e Maternidade Victor Ferreira do Amaral).o reitor Zaki Akel Sobrinho, em sua fala, não deixou de assinalar a grave crise pela qual o complexo hospitalar está passando, mas que “estamos lutando para manter o HC funcionando com dignidade e isto só é possível por causa do esforço de pessoas como o Dr. Manoel”.