25/05/2022

Professor da UEL eleito presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica

O Dr. Antônio Carlos Valezi será apresentado oficialmente durante XXII Congresso Brasileiro, em Salvador, e a posse ocorre no primeiro dia útil de 2023 para cumprir mandato de dois anos

clique para ampliarclique para ampliarTiago Szego (esq.), Alexandre Elias, Antônio Carlos Valezi e Mauricio Correa Addor. (Foto: SBCBM)

O médico Antônio Carlos Valezi, cirurgião do aparelho digestivo e professor associado do Departamento de Cirurgia da Universidade de Londrina, acaba de ser eleito presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM). Respondendo na atual gestão pela vice-presidência, ele será apresentado oficialmente durante o XXII Congresso Brasileiro de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, que vai ocorrer de 27 a 29 de outubro no Centro de Convenções de Salvador, na Bahia. A posse para o biênio 2023 e 2024, porém, só vai ocorrer no primeiro útil do próximo ano, quando sucederá ao Dr. Fábio Viegas, do Rio de Janeiro.

Autor do primeiro procedimento cirúrgico para tratamento de obesidade no Hospital Universitário, no ano de 1999, e que colocou Londrina como a oitava cidade brasileira a oferecer esse tipo de intervenção, o Prof. Dr. Antonio Carlos Valezi (CRM-PR 11.742) encabeçou a chapa “Juntos pela SBCBM”, que foi eleita pela maioria dos votos na eleição realizada no dia 13 de maio, pelo meio eletrônico e presencial. O Prof. Juliano Blanco Canavarros, do Mato Grosso, foi eleito vice-presidente. A futura diretoria será integrada ainda por Alexandre Amado Elias, secretário; Ana Carolina Caldeira C. Fernandes, vice-secretária; Felipe Rossi, tesoureiro; e Fábio Almeida, como tesoureiro.

“O objetivo desta administração para o biênio 2023 e 2024 será manter os projetos atuais da sociedade e fortalecer aqueles que impactam o dia a dia do trabalho do cirurgião. Precisamos mostrar cada vez mais a importância da cirurgia bariátrica no tratamento de pacientes que lutam contra a obesidade e as doenças associadas a ela em todo o país”, afirmou o presidente eleito Antônio Carlos Valezi. A Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica é a segunda maior do mundo em seu campo de atuação. É entidade científico-educacional com o objetivo de capacitar médicos para tratar cirurgicamente a obesidade e as doenças associadas a ela.

O novo presidente

Filho de agricultores e nascido na cidade paulista de Macatuba, ele chegou a Londrina quando tinha 10 anos, com os pais querendo oferecer melhores oportunidades de estudo para ele e os dois irmãos. Ele se formou em 1985 pela Universidade Estadual de Londrina e, desde a formação, já estava decidido a tornar-se cirurgião. Diplomado, seguiu para São Paulo, onde especializou-se em Cirurgia Digestiva na Santa Casa (1986-1991), tendo ainda feito mestrado e doutorado. Ao retornar para Londrina, em 1992, passou a atender em seu consultório particular e tornou-se professor da UEL.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Antônio Valezi, de Londrina, eleito presidente da Sociedade Brasileira. (Foto: Arquivo)

Ele destaca que a preocupação com os pacientes obesos, quase sempre vítimas de doenças como diabetes, hipertensão arterial, varizes, problemas ortopédicos, refluxo, apneia e, o mais cruel de todos, a discriminação social, o fez interessar-se por uma técnica que começava a ser desenvolvida no País, a cirurgia bariátrica, também chamada de cirurgia de redução de estômago.

Hoje, com a experiência de quem já operou mais de milhares de pacientes, o médico e professor afirma que este tipo de intervenção pode trazer mais qualidade de vida e melhoria ou cura das doenças associadas ao problema, aumentando a expectativa de vida para a maioria das pessoas que recorrem à técnica. Em reconhecimento ao seu trabalho, ele já recebeu o título de Cidadão Honorário de Londrina. Tem títulos de especialista em Gastroenterologia e Cirurgia do Aparelho Digestivo, também de área de atuação em Cirurgia Bariátrica. É casado com uma médica.

Regional do Paraná

A Sociedade do Paraná ficou com a seguinte composição:

presidente – José Alfredo Sadowski (CRM-PR 26.118)

vice-presidente – Lucas Eduardo Savóia de Oliveira (CRM-PR 23.658)

secretário – Paulo Afonso Nunes Nassif (CRM-PR 12.666)

vice-secretário – João Henrique Felicio de Lima (CRM-PR 17.773)

tesoureiro – Tomaz Massayuki Tanaka (CRM-PR 8.735)

vice-tesoureiro – Gustavo Rodrigues Alves Castro (CRM-PR 22.726)

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios