08/02/2022
Idealizador da Faculdade de Medicina em Londrina e primeiro reitor da UEL, ele tem a comemorar ainda a primeira turma de médicos que chega ao cinquentenário em 2022 e também será homenageada pelo CRM-PR
Um dos idealizadores da Faculdade de Medicina e da Universidade Estadual de Londrina (UEL), da qual foi seu primeiro reitor, o médico e professor Ascêncio Garcia Lopes foi homenageado pelo Conselho Medicina de Medicina do Paraná, que lhe conferiu Diploma de Honra ao Mérito Ético em reconhecimento à sua trajetória de valorização dos preceitos hipocráticos da atividade e de propagação do conhecimento. Prestes a completar 94 anos de idade e 70 de formação em Medicina pela Universidade de São Paulo (USP), o pioneiro ocupa papel de destaque na história de desenvolvimento de Londrina, que em 10 de dezembro último completou 87 anos.
A concessão da honraria ao médico, que faz parte dos primeiros inscritos no CRM-PR (ainda em setembro de 1958 e que recebeu o número 477), foi aprovada em reunião de diretoria de 17 de janeiro último. A homenagem ocorreu no início da tarde desta segunda-feira (7), no auditório da Representação Regional do Conselho em Londrina. A conselheira Beatriz Emi Tamura, também presidente da Associação Médica de Londrina, fez a entrega da comenda. O homenageado estava acompanhado de um dos filhos, o também médico e professor Ascêncio Garcia Lopes Júnior (CRM-PR 16.394), cirurgião geral e do aparelho digestivo e que integra o Departamento de Cirurgia da UEL.
A reverência ao eminente professor-fundador da Faculdade de Medicina de Londrina vem em complemento à comemoração do cinquentenário de formação do primeiro grupo de médicos daquela escola. Assim, na passagem do Dia do Médico deste ano, os médicos diplomados em 1972 e com trajetória ilibada recebem do Conselho o Diploma de Mérito Ético-Profissional. O curso de Medicina londrinense foi o terceiro a ser implantado no Paraná, depois de UFPR e PUCPR de Curitiba, tendo já formado aproximadamente 3,5 mil médicos nestes 50 anos. Enquanto seus primeiros "discípulos" comemoram o Jubileu de Ouro, o Dr. Ascêncio festeja o de Platina.
Nascido em 17 de abril de 1928 na cidade de Pedregulho, interior paulista, o Dr. Ascêncio descende de família de imigrantes espanhóis e diz que desde a infância, parte vivida em Jacarezinho (PR), a sua mãe já o incentivava a seguir a carreira médica. Foi estudar muito jovem na capital paulista e conquistou com mérito a diplomação na USP, em 22 de março de 1952. Depois de se especializar, seguiu para a Capital do Café para exercer a atividade como cirurgião gástrico. Na cidade, tornou-se referência profissional e de defesa dos valores médicos, com o que chegaria à presidência da Associação Médica de Londrina. Foi naquele ambiente que se propagou a ideia da constituição da Faculdade de Medicina, que ganharia corpo logo em seguida.
O curso surgiu em 1967, possibilitando o surgimento da UEL, e o Dr. Ascêncio se tornaria o primeiro reitor (gestão de 1970 a 1974). Além de professor, ainda ocuparia o cargo de Secretário da Ciência e Tecnologia do Ensino Superior do Paraná, em 1984, no governo Alvaro Dias. Em outubro do ano passado, em meio aos festejos comemorativos da UEL, o médico foi uma das três personalidades homenageadas pelo governo estadual – os outros foram Humberto de Morais Novaes, o primeiro diretor superintendente do HU, e Nelson Rodrigues dos Santos, primeiro diretor do Centro de Ciências da Saúde (CCS).
Embora aposentado na docência, o Dr. Ascêncio continua atento às atividades de formação. E mais ainda dos hábitos saudáveis que são indicadores da sua rotina de vida bastante produtiva, que concilia prática de musculação e hidroginástica com a administração de propriedades rurais, já que é criador de gado da raça Angus. Até duas vezes por semana ele visita uma dessas propriedades, que fica próxima de Londrina. Casado há mais de uma década com a empresária Sueli Garcia Lopes, tem as viagens como um dos hobbies preferidos. Além do Dr. Ascêncio Junior, ele é pai ainda de Antônio Carlos e Luís Henrique. A única filha, Isabella, faleceu em 2011.
O presidente do CRM-PR Roberto Yosida, que assina o Diploma, exalta o histórico do médico e professor na história da Medicina paranaense e brasileira e o que representa seu exemplo ético nas gerações que se seguem. “O Prof. Ascêncio nos oferece os ensinamentos de uma vida profissional com retidão, humildade, visão empreendedora e perseverança. Soube com mestria sinalizar o bom caminho para centenas de nossos colegas. Parabéns a ele e seus familiares na passagem destas datas históricas."
Para saber mais sobre a solenidade do Jubileu de Ouro, confira AQUI.
Confira depoimento do Dr. Ascêncio no Portal do Servidor Aposentado: O homem que começou a UEL.
Confira reportagem com o título “Dr. Ascencio Garcia Lopes: Um patrimônio de Londrina!”, de autoria da jornalista Claudia Costa e publicada no portal Ideia Delas.