16/08/2023
De acordo com dados do CFM, 512.443 profissionais estavam habilitados para votar. Abstenção foi de pouco mais de 22%. "Um momento histórico para o sistema de Conselhos de Medicina", assinalou o presidente da autarquia
“Um momento histórico para o sistema de Conselhos de Medicina”. Com a declaração do presidente do CFM, José Hiran Gallo, teve início às 7h15 de segunda-feira (14), a solenidade de abertura das eleições para os Conselhos Regionais de Medicina (CRMs), em 2023. Essa é a primeira votação realizada de forma totalmente pela internet. Por meio do voto, cerca de 500 mil médicos vão eleger os conselheiros regionais de medicina (efetivos e suplentes), que coordenarão os trabalhos nas autarquias regionais entre outubro desse ano e setembro de 2028.
O processo de votação eletrônica pelos médicos para escolha dos conselheiros teve início no dia 14 de agosto, às 8h, e tem previsão para terminar às 20h do dia 15. Para assistir à íntegra da solenidade de abertura das eleições, acesse AQUI o canal do CFM no YouTube.
ASSISTA A SOLENIDADE DE ABERTURA DOS TRABALHOS
A posse dos novos conselheiros está prevista para acontecer, nos respectivos estados, em 1º de outubro de 2023, conforme determinação da Resolução 2.315/22. Aos candidatos, o presidente do Conselho fez o alerta: “Lembro a vocês, que estão pleiteando participar de uma casa de ética e, como tal, deverão ter essa postura”, recomendou Hiran Gallo.
Segurança – Após o discurso, o presidente da Comissão Nacional Eleitoral (CNE), La Hore Corrêa Rodrigues, destacou a confiabilidade no sistema de votação desenvolvido. “Informo aos médicos do Brasil quanto à minha confiança e certeza da segurança deste processo, fácil de ser executado e em que todos poderão, a qualquer momento nesses dois dias, fazer livremente suas escolhas para os membros dos Conselhos Regionais de Medicina dos seus estados”, garantiu.
A confiança no sistema utilizado também foi destacada pelo diretor da empresa Perfect Link, Fernando de Fernando de Pinho Barreira, que foi contratada por meio de licitação pública para responder pela auditoria externa do processo eleitoral. Segundo ele, “esse é provavelmente o meio mais seguro para compito de votos atualmente existente”.
OAB
A solenidade de contou também com a participação do conselheiro da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil no Distrito Federal (OAB-DF), Fernando Abdala, na condição de observador. O advogado ressaltou a importância do processo, também já executado pela instituição dois anos atrás, e parabenizou o Conselho pela organização do evento. “Pensamos que esse é o futuro. É a consagração do voto por meio da tecnologia, o que dá muito mais conforto e segurança a todos os participantes”, ressaltou o advogado.
Antes do início da votação, na cerimônia de abertura das eleições o responsável pela Coordenação Jurídica do CFM, Alejandro Bullón, apresentou os presidentes das Comissões Regionais Eleitorais, destacando que todas as equipes estavam reunidas nos estados para início do processo eleitoral.
Pouco antes, o coordenador de Informática do CFM, Gleidson Porto, realizou os primeiros procedimentos necessários para iniciar a votação informatizada, como a demonstração da zerésima das urnas eletrônicas em cada CRM. Assim, comprovou publicamente, em transmissão pela internet, cujas telas foram exibidas para a audiência, que não havia votos armazenados dentro do sistema utilizado.
Fonte:
CFM