19/08/2021
Soluções tecnológicas como o Portal de Serviços, EMC e agilidade em fiscalizações e no fluxo processual chamaram a atenção do Prof. Farid Buitrago Sánchez, que também exibiu experiências da Capital Federal
O Conselho Regional de Medicina do Paraná recebeu nesta quarta e quinta-feira (18 e 19), em sua Sede em Curitiba, o presidente do Conselho do Distrito Federal, Dr. Farid Buitrago Sánchez. Acompanhado do assessor de diretoria, Celi Guimarães, e do chefe do departamento de TI, Gedaías Brandão, o dirigente do singular do DF veio conhecer algumas das inovações implementadas no Paraná e também compartilhar experiências já aplicadas em prol dos médicos da Capital Federal.
Durante dois dias, eles conheceram a estrutura do Conselho do Paraná e ainda participaram de reunião pela web com diretores e gestores integrantes da Comissão Institucional. O Dr. Farid fez questão de realçar os avanços obtidos no Paraná, em especial com em iniciativas que envolvem a educação continuada, ampliação de representatividade com interiorização, agilidade no fluxo processual e audiências virtuais, a fiscalização dos serviços médicos e da publicidade e, ainda, as soluções tecnológicas ao alcance dos profissionais e das pessoas jurídicas, em especial com o Portal de Serviços.
Na tarde de quarta-feira (18), em reunião pela web em que os visitantes participaram da sala da plenária do CRM-PR, puderam ouvir um pouco da funcionalidade de cada setor ou departamento, a começar da própria TI, da qual tiveram contato direto para conhecer as várias ferramentas disponibilizadas. Como destacado na saudação aos visitantes pelo presidente do CRM-PR, Roberto Yosida, a quase totalidade das pessoas físicas e jurídicas “explora” o Portal de Serviços. Somente o canal de emissão de receitas e atestados, criado há pouco mais de um ano para facilitar a vida de médicos e pacientes, já está perto de atingir a marca de 1 milhão de documentos disponibilizados.
O presidente também citou que o Conselho do Paraná tinha 18 unidades representativas, sendo que com a facilidade dos serviços online, foi possível enxugar a estrutura física e ampliar significativamente as representações. Hoje, o CRM conta com mais de 440 médicos representantes, em nada menos do que 106 dos municípios paranaenses. Como explicou Roberto Yosida, o Conselho ganhou em economicidade e se fazendo ainda mais presente para ouvir as demandas dos médicos. Exaltou ainda o programa de educação continuada, com mais de 105 mil participantes nesta década de atividade, sendo que os quase 450 vídeos disponíveis na internet já tiveram mais de 221 mil visualizações.
O corregedor-geral Maurício Marcondes Ribas apresentou avanços obtidos na área processual, inclusive com as audiências virtuais, ampliando a participação das partes envolvidas. O Paraná é hoje um dos estados mais ágeis no trâmite de sindicâncias e processos, do mesmo modo que é um dos que mais realiza fiscalizações via Defep, como indicou o gestor do departamento, Carlos Naufel Junior. Ele acentuou a rotina intensa do departamento, mesmo na pandemia, quando não se descuidou das vistorias presenciais para assegurar as condições necessárias de segurança para os médicos.
O conselheiro-gestor do Departamento de Inscrição e Qualificação Profissional, Hélcio Bertolozzi Soares, falou sobre o crescimento acentuado de novos médicos, já que somente no Paraná são 21 centros formadores, mas assinalou que os serviços online hoje disponíveis facilitaram e muito o processo de registro ou emissão de outros documentos, o que vale também para as empresas. “Hoje fazemos quase tudo pelo meio digital e sob segurança”, resumiu o Dr. Hélcio. O tesoureiro Fabio Luiz Ouriques apresentou um panorama do seu setor.
Na manhã desta quinta-feira (19), após visita presencial em alguns setores para conhecer suas funcionalidades, o presidente do Conselho do Distrito Federal e seus assessores foram agraciados com as edições da trilogia morrer-viver-nascer da Iátrico, revista cultural do CRM-PR. O secretário-geral Luiz Ernesto Pujol fez a entrega dos exemplares e destacou a repercussão positiva da publicação entre os médicos e também os estudantes de Medicina.
Durante os dois dias de visita, os representantes do DF fizeram descrição de atividades desenvolvidas ou em curso que beneficiam os médicos, as quais serão agora analisadas para possível implementação no Paraná. O presidente do CRM-DF disse esperar a retribuição da visita de representantes do Paraná e, agradecendo a receptividade, avaliou que soluções ou iniciativas que tiveram contato aqui poderão ser implementadas juntos aos médicos da Capital Federal, que somam 17 mil, incluindo 2.675 com inscrições secundárias.
Vários Conselhos têm interagido com o do Paraná, para troca de experiências, como os de Santa Catarina, Tocantins, Mato Grosso e Bahia.