20/08/2020
Estudo mostra reflexos na atividade laboral da quase totalidade dos profissionais; casos de trauma continuam a lotar os serviços de urgência e emergência
O Conselho Regional de Medicina do Paraná realizou na tarde de quarta-feira (19/08) a sua 65.ª Sessão Plenária Temática, tendo como tema em destaque “Impactos da Pandemia na Ortopedia e Traumatologia”. O palestrante convidado foi o Dr. Wagner Miyadi, presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, Regional do Paraná. Esta foi a 17.ª temática com representantes de sociedades de especialidade do Paraná para debater especificidades de cada uma delas decorrentes da Covid-19 e, também, para instruir campanha de alerta aos profissionais e à população.
A próxima plenária já está
agendada para 2 de setembro e vai debater “Impactos da Pandemia na Cirurgia”, tendo como convidada a Dra. Maria
de Lourdes Pessole Biondo Simões, presidente do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, Capítulo do
Paraná. As reuniões são realizadas pelo sistema web e envolve todos os conselheiros do CRM-PR. O programa
foi inaugurado na segunda quinzena de maio, depois de encontro promovido pelo Conselho em que todas as Sociedades de Especialidade
foram convidadas.
O presidente da Regional do Paraná da SBOT, Dr. Wagner Miyadi, discorreu sobre os efeitos que a pandemia impuseram nas áreas social, econômica, política, cultural e saúde, nesta sobretudo, decretando cenário de dificuldades tanto para os profissionais e demais prestadores de serviços como a população usuária. De acordo com ele, o distanciamento social, em especial nos finais de semana, refletiu em indicadores estatísticos, como na diminuição acentuada dos atendimentos não emergenciais. Porém, diz, o trauma continuou existindo e com impacto acima do que era observado em acidentes com motocicletas e bicicletas, por exemplo, ao contrário de outras ocorrências de trânsito e de vítimas de arma de fogo.
Como avaliou o médico, os acidentes com idosos continuam em alta mesmo estando mais restritos no ambiente doméstico, eis que no caso de quedas com fraturas, 70% ocorrem no trajeto do quarto para o banheiro. Destacou que a SBOT desenvolveu a campanha “quarentena segura”, voltada a prevenir o trauma em casa, que acomete mais os idosos e também as crianças. A iniciativa orienta tanto sobre o uso correto dos eletrônicos no home office quanto na chamada “casa segura”, exaltando cuidados com piso molhado, tapete e objetos soltos e corrimão em escadas. A SBOT mantém em seu Portal na internet orientações sobre a Covid-19, de como localizar um ortopedista e as recomendações aos profissionais.
O presidente da Sociedade apresentou dados sobre os atendimentos
na especialidade durante a pandemia e destacou que o paciente ortopédico, via de regra, parou de procurar atendimento
ou agendar consultas e, com isso, abandonando tratamentos e oferecendo uma perspectiva de piora do quadro daqui para frente.
Além disso, com o novo formato assistencial de apelo à pandemia, o entendimento dos especialistas é de
que na área de ortopedia, assim como nas demais, as doenças não tratadas exigirão grandes esforços
para amenizar seus efeitos, assim como para tentar contornar o impacto das consultas represadas.
Para discorrer sobre os reflexos econômicos e financeiros entre os ortopedistas, devido medidas públicas e sanitárias no enfrentamento da pandemia, o Dr. Wagner apresentou estudo coordenado pelo Prof. Paulo Belangero, da Escola Paulista de Medicina. A partir de questionário online e que envolveu quase 1 mil médicos da especialidade, nada menos do que 98% deles se declararam afetados, em grande parte pela redução de consultas e procedimentos eletivos e pela expectativa sombria de retorno à normalidade nas atividades.
Questionado sobre pacientes infectados em procedimentos cirúrgicos e de emergência, como nos acidentes de trânsito, o presidente da Sociedade destacou que, apesar de todos os cuidados inerentes, os riscos existem e há casos de profissionais que se contaminaram, incluindo de outras especialidades, como anestesiologistas. Lembrou o caso de um residente de ortopedia da linha de frente que faleceu devido à doença. Ao abordar o assunto, destacou ainda o grande prejuízo no aprendizado nos programas de residência. O calendário da prova de título está mantido e a CNRM já definiu que não vai prorrogar o tempo de residência.
Ao abordar a questão de retardamento de diagnósticos e de procedimentos, bem como tratamentos interrompidos, o presidente do CRM-PR, Roberto Yosida, destacou o pleito já levado aos gestores públicos para avaliar o retorno de procedimentos eletivos que não comprometam o abastecimento de insumos necessários ao combate à pandemia. Também falou sobre o sistema de validação de documentos criado pelo CRM-PR em benefício do paciente do médico, com mais de 170 mil validações neste período, e ainda da mobilização no âmbito político para evitar que a reforma tributária coloque sobre o médico e os serviços de saúde ônus capaz de até inviabilizar as atividades.
Dentro da campanha "Dr. SBOT", que visa oferecer ao público em geral vídeos didáticos sobre cuidados com a saúde, apresenta dicas e cuidados para atividades físicas durante a pandemia. Sabia mais aqui.
Plenárias temáticas realizadas
» 49.ª Sessão Plenária Temática: Dr. Irinei Melek, presidente da APP – Associação Paranaense de Pneumologia e Tisiologia. Data: 25/03/2020, às 19h30.
» 50.ª Sessão Plenária Temática: Dr. Clovis Arns da Cunha, presidente da SBI – Sociedade Brasileira de Infectologia; e Dr.ª Carla Sakuma de Oliveira Bredt, Presidente da SPI – Sociedade Paranaense de Infectologia. Data: 16/04/2020, às 18h30.
» 51.ª Sessão Plenária Temática: Dr. Rafael Alexandre de Oliveira Deucher, presidente da SPMI – Sociedade Paranaense de Medicina Intensiva. Data: 29/04/2020, às 14h
» 52.ª Sessão Plenária Temática: Dr. Raul D’Aurea Mora Júnior, presidente da SPC – Sociedade Paranaense de Cardiologia. Data: 07/05/2020, às 13h30.
» 53.ª Sessão Plenária Temática: Dr. Júlio Cesar Nogueira Dutra, presidente da APPSIQ – Associação Paranaense de Psiquiatria. Data: 13/05/2020, às 13h30.
» 54.ª Sessão Plenária Temática: Dr. Paulo José Lorenzoni, presidente da APCN – Associação Paranaense de Ciências Neurológicas/Capítulo Regional do Estado do Paraná, e membro da Academia Brasileira de Neurologia; e a Dr.ª Viviane de Hiroki Flumignan Zétola, diretora científica da APCN. Data: 19/05/2020, às 13h30.
» 55.ª Sessão Plenária Temática: Dr.ª Anarosa Barbosa Sprenger, presidente da SBD-PR – Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional do Paraná. Data: 22/05/2020, às 18h00.
» 56.ª Sessão Plenária Temática: Dr. Bruno Roberto Braga Azevedo, presidente da Sociedade Paranaense de Cirurgia Oncológica. Data: 04/06/2020, às 13h30.
» 57.ª Sessão Plenária Temática: “Atestado de Óbito – Responsabilidade”. Autoridades participantes: representantes Secretaria Estadual e Municipal de Saúde, Secretaria de Segurança Pública, Polícia Científica e IML. Data: 12/06/2020, às 13h30.
» 58.ª Sessão Plenária Temática: Impactos da pandemia nos hospitais. Participação dos presidentes da Fehospar, Rangel Silva; do Sindipar e Femipa, Flaviano Feu Ventorim; e da Associação dos Hospitais do Paraná, José Octávio da Silva Leme Neto. Data: 18/06/2020, às 13h30.
» 59.ª Sessão Plenária Temática: Impactos da Pandemia na Anestesiologia. Participantes: Dra. Maristela Bueno Lopes, Presidente da SPA – Sociedade Paranaense de Anestesiologia; e Dr. Ricardo Lopes da Silva, diretor-financeiro da COPAN – Cooperativa Paranaense dos Anestesiologistas. Data: 02/07/2020.
» 60.ª Sessão Plenária Temática: Impactos da Pandemia na Reumatologia. Participação: Prof. Valderílio Feijó de Azevedo, Membro da Comissão Científica da SPR – Sociedade Paranaense de Reumatologia e da Comissão de Espondiloartrites da Sociedade Brasileira de Reumatologia. Data: 09/07/2020, às 13h30.
» 61.ª Sessão Plenária Temática: Impactos da Pandemia na Geriatria e na Gerontologia. Participação: Dra. Amanda Valim Kampa Cassab, presidente da SBGG-PR – Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia – Regional do Paraná. Data: 16/07/2020, às 13h30.
» 62.ª Sessão Plenária Temática: Impactos da Pandemia na Nefrologia. Participação: Dra. Ana Maria Enrich, presidente da SPN – Sociedade Paranaense de Nefrologia. Data: 23/07/2020, às 19h.
» 63.ª Sessão Plenária Temática: Impactos da Pandemia na Radiologia. Participação: Dr. Dante Luiz Escuissato, membro da Sociedade de Radiologia do Paraná e Vice-Presidente Sul do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem – CBR. Data: 06/08/2020, às 13h30.
» 64.ª Sessão Plenária Temática: Impactos da Pandemia na Cirurgia Plástica. Participação: Dr. Alfredo Benjamim Duarte da Silva, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – Regional do Paraná; e Dra. Anne Karoline Groth, secretária da SBCP. Data: 12/08/2020, às 13h30.
» 65.ª Sessão Plenária Temática: Impactos da Pandemia na Ortopedia e Traumatologia. Participação: Dr. Wagner Miyadi, presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, Regional do Paraná. Data: 19/08/2020, às 13h30.