20/08/2020

Presidente da Sociedade de Ortopedia e Traumatologia avalia impactos da pandemia na especialidade

Estudo mostra reflexos na atividade laboral da quase totalidade dos profissionais; casos de trauma continuam a lotar os serviços de urgência e emergência

O Conselho Regional de Medicina do Paraná realizou na tarde de quarta-feira (19/08) a sua 65.ª Sessão Plenária Temática, tendo como tema em destaque “Impactos da Pandemia na Ortopedia e Traumatologia”. O palestrante convidado foi o Dr. Wagner Miyadi, presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, Regional do Paraná. Esta foi a 17.ª temática com representantes de sociedades de especialidade do Paraná para debater especificidades de cada uma delas decorrentes da Covid-19 e, também, para instruir campanha de alerta aos profissionais e à população.

A próxima plenária já está agendada para 2 de setembro e vai debater “Impactos da Pandemia na Cirurgia”, tendo como convidada a Dra. Maria de Lourdes Pessole Biondo Simões, presidente do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, Capítulo do Paraná. As reuniões são realizadas pelo sistema web e envolve todos os conselheiros do CRM-PR. O programa foi inaugurado na segunda quinzena de maio, depois de encontro promovido pelo Conselho em que todas as Sociedades de Especialidade foram convidadas.

clique para ampliarclique para ampliarPresidente da Regional da SBOT, na sede do Conselho. (Foto: CRM-PR)

O presidente da Regional do Paraná da SBOT, Dr. Wagner Miyadi, discorreu sobre os efeitos que a pandemia impuseram nas áreas social, econômica, política, cultural e saúde, nesta sobretudo, decretando cenário de dificuldades tanto para os profissionais e demais prestadores de serviços como a população usuária. De acordo com ele, o distanciamento social, em especial nos finais de semana, refletiu em indicadores estatísticos, como na diminuição acentuada dos atendimentos não emergenciais. Porém, diz, o trauma continuou existindo e com impacto acima do que era observado em acidentes com motocicletas e bicicletas, por exemplo, ao contrário de outras ocorrências de trânsito e de vítimas de arma de fogo. 

Como avaliou o médico, os acidentes com idosos continuam em alta mesmo estando mais restritos no ambiente doméstico, eis que no caso de quedas com fraturas, 70% ocorrem no trajeto do quarto para o banheiro. Destacou que a SBOT desenvolveu a campanha “quarentena segura”, voltada a prevenir o trauma em casa, que acomete mais os idosos e também as crianças. A iniciativa orienta tanto sobre o uso correto dos eletrônicos no home office quanto na chamada “casa segura”, exaltando cuidados com piso molhado, tapete e objetos soltos e corrimão em escadas. A SBOT mantém em seu Portal na internet orientações sobre a Covid-19, de como localizar um ortopedista e as recomendações aos profissionais.

O presidente da Sociedade apresentou dados sobre os atendimentos na especialidade durante a pandemia e destacou que o paciente ortopédico, via de regra, parou de procurar atendimento ou agendar consultas e, com isso, abandonando tratamentos e oferecendo uma perspectiva de piora do quadro daqui para frente. Além disso, com o novo formato assistencial de apelo à pandemia, o entendimento dos especialistas é de que na área de ortopedia, assim como nas demais, as doenças não tratadas exigirão grandes esforços para amenizar seus efeitos, assim como para tentar contornar o impacto das consultas represadas.

clique para ampliarclique para ampliarWebconferência para avaliar impactos da pandemia na ortopedia. (Foto: CRM-PR)

Para discorrer sobre os reflexos econômicos e financeiros entre os ortopedistas, devido medidas públicas e sanitárias no enfrentamento da pandemia, o Dr. Wagner apresentou estudo coordenado pelo Prof. Paulo Belangero, da Escola Paulista de Medicina. A partir de questionário online e que envolveu quase 1 mil médicos da especialidade, nada menos do que 98% deles se declararam afetados, em grande parte pela redução de consultas e procedimentos eletivos e pela expectativa sombria de retorno à normalidade nas atividades.

Questionado sobre pacientes infectados em procedimentos cirúrgicos e de emergência, como nos acidentes de trânsito, o presidente da Sociedade destacou que, apesar de todos os cuidados inerentes, os riscos existem e há casos de profissionais que se contaminaram, incluindo de outras especialidades, como anestesiologistas. Lembrou o caso de um residente de ortopedia da linha de frente que faleceu devido à doença. Ao abordar o assunto, destacou ainda o grande prejuízo no aprendizado nos programas de residência. O calendário da prova de título está mantido e a CNRM já definiu que não vai prorrogar o tempo de residência.

Ao abordar a questão de retardamento de diagnósticos e de procedimentos, bem como tratamentos interrompidos, o presidente do CRM-PR, Roberto Yosida, destacou o pleito já levado aos gestores públicos para avaliar o retorno de procedimentos eletivos que não comprometam o abastecimento de insumos necessários ao combate à pandemia. Também falou sobre o sistema de validação de documentos criado pelo CRM-PR em benefício do paciente do médico, com mais de 170 mil validações neste período, e ainda da mobilização no âmbito político para evitar que a reforma tributária coloque sobre o médico e os serviços de saúde ônus capaz de até inviabilizar as atividades.

Dentro da campanha "Dr. SBOT", que visa oferecer ao público em geral vídeos didáticos sobre cuidados com a saúde, apresenta dicas e cuidados para atividades físicas durante a pandemia. Sabia mais aqui.

clique para ampliarclique para ampliarPlenária temática de 19 de agosto. (Foto: CRM-PR)

Plenárias temáticas realizadas

» 49.ª Sessão Plenária Temática: Dr. Irinei Melek, presidente da APP – Associação Paranaense de Pneumologia e Tisiologia. Data: 25/03/2020, às 19h30.

» 50.ª Sessão Plenária Temática: Dr. Clovis Arns da Cunha, presidente da SBI – Sociedade Brasileira de Infectologia; e Dr.ª Carla Sakuma de Oliveira Bredt, Presidente da SPI – Sociedade Paranaense de Infectologia. Data: 16/04/2020, às 18h30.

» 51.ª Sessão Plenária Temática: Dr. Rafael Alexandre de Oliveira Deucher, presidente da SPMI – Sociedade Paranaense de Medicina Intensiva. Data: 29/04/2020, às 14h

» 52.ª Sessão Plenária Temática: Dr. Raul D’Aurea Mora Júnior, presidente da SPC – Sociedade Paranaense de Cardiologia. Data: 07/05/2020, às 13h30.

» 53.ª Sessão Plenária Temática: Dr. Júlio Cesar Nogueira Dutra, presidente da APPSIQ – Associação Paranaense de Psiquiatria. Data: 13/05/2020, às 13h30.

» 54.ª Sessão Plenária Temática: Dr. Paulo José Lorenzoni, presidente da APCN – Associação Paranaense de Ciências Neurológicas/Capítulo Regional do Estado do Paraná, e membro da Academia Brasileira de Neurologia; e a Dr.ª Viviane de Hiroki Flumignan Zétola, diretora científica da APCN. Data: 19/05/2020, às 13h30.

» 55.ª Sessão Plenária Temática: Dr.ª Anarosa Barbosa Sprenger, presidente da SBD-PR – Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional do Paraná. Data: 22/05/2020, às 18h00.

» 56.ª Sessão Plenária Temática: Dr. Bruno Roberto Braga Azevedo, presidente da Sociedade Paranaense de Cirurgia Oncológica. Data: 04/06/2020, às 13h30.

» 57.ª Sessão Plenária Temática: “Atestado de Óbito – Responsabilidade”. Autoridades participantes: representantes Secretaria Estadual e Municipal de Saúde, Secretaria de Segurança Pública, Polícia Científica e IML. Data: 12/06/2020, às 13h30.

» 58.ª Sessão Plenária Temática: Impactos da pandemia nos hospitais. Participação dos presidentes da Fehospar, Rangel Silva; do Sindipar e Femipa, Flaviano Feu Ventorim; e da Associação dos Hospitais do Paraná, José Octávio da Silva Leme Neto. Data: 18/06/2020, às 13h30.

» 59.ª Sessão Plenária Temática: Impactos da Pandemia na Anestesiologia. Participantes: Dra. Maristela Bueno Lopes, Presidente da SPA – Sociedade Paranaense de Anestesiologia; e Dr. Ricardo Lopes da Silva, diretor-financeiro da COPAN – Cooperativa Paranaense dos Anestesiologistas. Data: 02/07/2020.

» 60.ª Sessão Plenária Temática: Impactos da Pandemia na Reumatologia. Participação: Prof. Valderílio Feijó de Azevedo, Membro da Comissão Científica da SPR – Sociedade Paranaense de Reumatologia e da Comissão de Espondiloartrites da Sociedade Brasileira de Reumatologia. Data: 09/07/2020, às 13h30.

» 61.ª Sessão Plenária Temática: Impactos da Pandemia na Geriatria e na Gerontologia. Participação: Dra. Amanda Valim Kampa Cassab, presidente da SBGG-PR – Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia – Regional do Paraná. Data: 16/07/2020, às 13h30.

» 62.ª Sessão Plenária Temática: Impactos da Pandemia na Nefrologia. Participação: Dra. Ana Maria Enrich, presidente da SPN – Sociedade Paranaense de Nefrologia. Data: 23/07/2020, às 19h.

» 63.ª Sessão Plenária Temática: Impactos da Pandemia na Radiologia. Participação: Dr. Dante Luiz Escuissato, membro da Sociedade de Radiologia do Paraná e Vice-Presidente Sul do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem – CBR. Data: 06/08/2020, às 13h30.

» 64.ª Sessão Plenária Temática: Impactos da Pandemia na Cirurgia Plástica. Participação: Dr. Alfredo Benjamim Duarte da Silva, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – Regional do Paraná; e Dra. Anne Karoline Groth, secretária da SBCP. Data: 12/08/2020, às 13h30.

» 65.ª Sessão Plenária Temática: Impactos da Pandemia na Ortopedia e Traumatologia. Participação: Dr. Wagner Miyadi, presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, Regional do Paraná. Data: 19/08/2020, às 13h30.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios