24/07/2020

Presidente da Sociedade Paranaense de Nefrologia avalia impactos da pandemia na especialidade

Dr.ª Ana Maria Emrich, formada e com atuação em Londrina, foi a palestrante da 62.ª Sessão Plenária Temática do CRM-PR e relatou as muitas dificuldades presentes para profissionais e para os pacientes

O Conselho Regional de Medicina do Paraná realizou na noite de quinta-feira (23) a sua 62.ª Sessão Plenária Temática, tendo como tema em destaque “Impactos da Pandemia na Nefrologia”. A palestrante convidada foi a presidente da Sociedade Paranaense de Nefrologia, Dr.ª Ana Maria Emrich dos Santos, que atua em Londrina. A reunião, que possibilitou uma análise geral dos reflexos a profissionais e pacientes dessa área, foi realizada pela web e contou com a participação da quase totalidade dos conselheiros, incluindo os do interior.

A iniciativa faz parte de programa definido em 21 de maio, quando o CRM-PR realizou reunião com representantes das sociedades de especialidade no Estado para conhecer a realidade e necessidades de cada uma durante a pandemia. Desde então vem sendo desenvolvida campanha com cada especialidade para levar aos médicos orientações e o alerta à população de que tratamentos em curso não devem ser interrompidos e tampouco negligenciados sintomas de problemas sérios de saúde.

A campanha “Só saia de casa pela sua saúde” foi lançada em 12 de junho e já envolveu ou tem a adesão das sociedades paranaenses de Pediatria, Obstetrícia e Ginecologia, Medicina de Tráfego, Endocrinologia e Metabologia, Urologia, Dermatologia, Cardiologia, Geriatria e Gerontologia e Genética Médica, Reumatologia e Hansenologia, Infectologia, Anestesiologia, Terapia Intensiva, Psiquiatria e Pneumologia e Tisiologia, dentre outras. A campanha do Conselho com a Sociedade de Nefrologia pretende alertar para que os doentes renais para continuem os tratamentos e diálises indispensáveis à manutenção de sua saúde, apesar da pandemia.

Em sua palestra, a presidente da Sociedade abordou situações específicas que envolvem os doentes renais (agudos, crônicos e transplantados) durante a pandemia do novo coronavírus, e as dificuldades que os nefrologistas enfrentam nas medidas de proteção do paciente e das equipes envolvidas nos atendimentos.

A Dra. Ana Maria Emrich também chamou a atenção para os problemas advindos com os nefropatas que necessitam de sessões de diálise, que se dirigem às unidades de atendimento sob dependência dos serviços em transporte público ou ambulâncias dos municípios onde residem, Assim, com horário estrito para o retorno, o atendimento pode ficar prejudicado por eventuais intercorrências ou mesmo face a tempo mais prolongado para o procedimento.

Como indicado pela especialista, há evidências de que os doentes nefropatas crônicos, quando infectados pelo SARS CoV-2, evoluem de forma mais grave à doença, havendo lesão direta do vírus no parênquima renal. Esclareceu ainda que no período de pandemia os transplantes renais foram suspensos na maioria dos serviços, desde que se comprovou que os transplantados desenvolvem Covid-19 com prognóstico reservado.

clique para ampliarclique para ampliarDra. Ana Maria, presidente da SPN, em foto de arquivo. (Foto: Reprodução)

A presidente da Sociedade de Nefrologia chamou a atenção de que, ao contrário de outros serviços, como UTIs, nesta área não teve aumento de equipamentos e profissionais, fazendo acentuar problemas que já eram evidentes no sistema público antes da pandemia. Apontou dificuldades financeiras, de escalas de mão de obra e estruturais nas unidades, pois exigem adaptações pela falta de suporte para equipamentos da terapia renal em meio aos muitos leitos de UTI criados.

O custo maior para tratamento foi destacado pela palestrante, o que mereceu concordância do presidente do CRM-PR, Roberto Yosida, que destacou que o impacto da pandemia produziu reflexos em todas as especialidades. Ao cumprimentar e agradecer a presidente da Sociedade de Nefrologia, Roberto Yosida destacou o protagonismo dos médicos do interior na representatividade das especialidades no Paraná, lembrando que várias estão sendo dirigidas por profissionais de fora da Capital.

A palestrante

A Dra. Ana Maria Emrich dos Santos (CRM-PR 28.057) é formada há 10 anos pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e tem títulos de especialista em Clínica Médica e Nefrologia.

Recomendações oficiais da SBN sobre o coronavírus

Recomendações de Boas Práticas da Sociedade Brasileira de Nefrologia às Unidades de Diálise em relação a Epidemia do novo Coronavírus (Covid-19).

CONFIRA AQUI.

As campanhas

Não fique em casa se tiver dor no peito - Sociedade Paranaense de Cardiologia

Diabetes sem controle - Sociedade de Endocrinologia e Metabologia

Hanseníase e tratamento - Associação Paranaense de Hansenologia

A saúde de seu filho não pode esperar - Sociedade Paranaense de Pediatria

A saúde da mulher a qualquer tempo - Sogipa / Associação Paranaense de Ginecologia e Obstetrícia

O AVC não espera - Sociedade Paranaense de Ciências Neurológicas

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios