09/08/2018
Encontro será no dia 28 de agosto e terá o Prof. Dr. Valdir de Paula Furtado como palestrante convidado
A Academia Paranaense de Medicina vai realizar a 133ª edição do Picadinho Cultural no dia 28 de agosto. A tradicional reunião-almoço terá como tema “Prêmio Nobel e Evolução da Medicina”, contando com a participação do acadêmico titular Prof. Dr. Valdir de Paula Furtado (CRM-PR 1.296). O evento será no restaurante da Associação Médica Paranaense (Rua Cândido Xavier, 575 - Curitiba - PR), às 12h. É necessário confirmar sua participação pelo telefone (41) 3242 9394.
Sobre o palestrante
Nascido em 1937, no município paranaense de São João do Triunfo, Valdir de Paula Furtado saiu de sua cidade natal para cursar o ginásio no Colégio Estadual do Paraná, em Curitiba. Foi na capital que teve seu primeiro estímulo para cursar Medicina, quando, aos 15 anos de idade, começou a trabalhar como office boy do laboratório da Santa Casa - dirigido na época pelo patologista Atys Quadros, figura de grande influência para o jovem Valdir.
Conciliando trabalho e estudo, foi aprovado no vestibular de Medicina da Universidade Federal do Paraná, em 1956, e antes mesmo de se formar já havia conseguido uma bolsa de estudos da Fundação Kellogg, nos Estados Unidos. Morou no país durante dois anos, onde foi bolsista do American College of Physicians e Fellow no Serviço de Hematologia do Departamento de Medicina da Emory University School of Medicine.
Desde então atuou em diversos hospitais curitibanos como o Santa Cruz, Nossa Senhora das Graças e Instituto de Hematologia e Oncologia, além de ter sido preceptor da residência em Clínica Médica da Santa Casa de Curitiba. Também foi professor de Clínica Médica e Chefe da disciplina de Hematologia e Oncologia da UFPR de 1979 a 1992, assim como diretor do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) e do Laboratório do Hospital de Clínicas da UFPR. O Prof. Valdir de Paula Furtado ainda fez parte do corpo de conselheiros do CRM-PR de 1973 a 1978 e por duas vezes ganhou o Concurso Literário Médicos do Paraná.