17/12/2020

Prêmio Léo Pessini 2020 de Bioética é conferido ao Prof. José Eduardo de Siqueira

Comenda instituída pela Regional do Paraná da Sociedade Brasileira de Bioética visa reverenciar a memória do renomado bioeticista, falecido em 2019

O Departamento Científico da Regional do Paraná da Sociedade Brasileira de Bioética instituiu o “Prêmio Léo Pessini”, com o objetivo de laurear docentes, discentes e profissionais que obtiveram destaque científico na área de Bioética. O prêmio de 2020 foi conferido ao Prof. Dr. José Eduardo de Siqueira, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Bioética, ex-conselheiro do CRM-PR e atual membro do conselho editorial da revista Iátrico e do Comitê Científico da Revista da Redbioética/UNESCO.

clique para ampliarclique para ampliarProf. Siqueira, exibindo o troféu e o certificado. (Foto: Reprodução)

O resultado da comissão julgadora foi anunciado pela diretora do Departamento Científico da SBB/Paraná, Prof.ª Dr.ª Anna Silvia Penteado Setti da Rocha, durante o III Congresso Internacional Íbero-Americano de Bioética, realizado de forma virtual na PUCPR, em Curitiba, de 9 a 11 de dezembro último.

A premiação também foi virtual, com troféu em bronze com o busto do padre e bioeticista Leocir Pessini encaminhado pelo meio postal, assim como o certificado assinado pela presidente da SBB/PR, Marcia Regina Chemin, conferindo o prêmio do Prof. José Eduardo de Siqueira “por sua relevante e expressiva contribuição à bioética.

Oficializado pela Resolução SBB-Regional Paraná 001/2019, o prêmio representa homenagem ao professor Leocir (Léo) Pessini, falecido em julho de 2019, depois de 35 anos dedicados ao campo da bioética. De acordo com a justificativa da comenda, o professor “simboliza a excelência técnica, científica e humana, e nos deixou a marca da integridade e da generosidade em todos os campos em que atuou”. O vencedor da primeira edição do prêmio, Prof. Siqueira, atuou por muitos anos alinhado ao colega Pessini, tendo ambos publicado vários artigos científicos na área da bioética. José Eduardo de Siqueira também é professor do Curso de Mestrado em Bioética da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e professor titular da Escola de Medicina da PUCPR.

Saiba mais sobre a trajetória do Prof. Léo Pessini e a notícia de sua morte (aqui).

Quem foi

Padre Léo nasceu em 14 de maio de 1956, na cidade de Ibicaré (SC). Ainda na infância, seus pais mudaram-se para a cidade de Arroio Trinta (SC) e depois para Iomerê (SC). Ingressou no Seminário São Camilo, em Iomerê, e lá iniciou o noviciado, em 25 de janeiro de 1974. A primeira profissão religiosa na Ordem dos Ministros dos Enfermos foi em 26 de janeiro de 1975. A Ordenação Presbiteral ocorreu em 23 de outubro de 1980, por Dom Paulo Evaristo Arns. Foi doutor em Bioética e tornou-se um grande referencial dessa área no Brasil e no mundo. Escreveu inúmeros livros sobre o assunto e ministrou diversos cursos no Brasil e em outros países.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios